Clínica integrada da UNIVILLE: “a visão do todo”

Autores

  • Luiz Carlos Machado Miguel Professor Coordenador de Clínica Integrada de Baixa Complexidade do Curso de Odontologia da Universidade da Região de Joinville, Campus Universitário. Doutorando em Odontologia em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Kesly M. Andrade Ribeiro Professora Coordenadora da Triagem do Curso de Odontologia da Universidade da Região de Joinville, Campus Universitário.
  • Giuseppe Valduga Cruz Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade da Região de Joinville, Campus Universitário.
  • Arno Locks Professor Doutor do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Estomatologia, Campus Universitário.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1424

Palavras-chave:

Educação em Odontologia/tendências. Estágio clínico. Competência clínica. Saúde holística.

Resumo

A prática pedagógica das clínicas integradas do curso de odontologia da Universidade da Região de Joinville/SC tem demonstrado uma visão ampliada no conceito de promoção de saúde. Unindo teoria e prática das disciplinas em uma única atividade clínica, promove um aprendizado mais humanista, com possibilidades de crescimento para alunos e professores. A triagem realizada pelos próprios alunos, embasados em uma lista crescente de complexidades, exercita o diagnóstico e o planejamento das demandas para o atendimento. O processo de avaliação procura priorizar a visão qualitativa enquanto abandona o conceito de “produção mínima” na produção de tarefas como meta final e referencia o ser humano e sua integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cristino PS. Clínicas integradas antecipadas: limites e possibilidades. Revista da ABENO 2005;5(1):12-8.

Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO 2002;2(1):31-4.

Morin E. A cabeça bem feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2004.

Moysés SJ. Políticas de Saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):30-7.

Moysés ST, Moysés SJ, Kryger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Revista da ABENO 2003;3(1):58-64.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Machado Miguel, L. C., Andrade Ribeiro, K. M., Cruz, G. V., & Locks, A. (2006). Clínica integrada da UNIVILLE: “a visão do todo”. Revista Da ABENO, 6(2), 115–118. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1424

Edição

Seção

Artigos