Clínica integrada da UNIVILLE: “a visão do todo”
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1424Palavras-chave:
Educação em Odontologia/tendências. Estágio clínico. Competência clínica. Saúde holística.Resumo
A prática pedagógica das clínicas integradas do curso de odontologia da Universidade da Região de Joinville/SC tem demonstrado uma visão ampliada no conceito de promoção de saúde. Unindo teoria e prática das disciplinas em uma única atividade clínica, promove um aprendizado mais humanista, com possibilidades de crescimento para alunos e professores. A triagem realizada pelos próprios alunos, embasados em uma lista crescente de complexidades, exercita o diagnóstico e o planejamento das demandas para o atendimento. O processo de avaliação procura priorizar a visão qualitativa enquanto abandona o conceito de “produção mínima” na produção de tarefas como meta final e referencia o ser humano e sua integralidade.Downloads
Referências
Cristino PS. Clínicas integradas antecipadas: limites e possibilidades. Revista da ABENO 2005;5(1):12-8.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO 2002;2(1):31-4.
Morin E. A cabeça bem feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2004.
Moysés SJ. Políticas de Saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):30-7.
Moysés ST, Moysés SJ, Kryger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Revista da ABENO 2003;3(1):58-64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).