Integrated clinics at UNIVILLE: “a holistic view”
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1424Palabras clave:
Education, dental/trends. Clinical clerkship. Clinical competence. Holistic health.Resumen
The teaching practice developed in the integrated clinics at the University of Joinville (UNIVILLE), SC, Brazil, has demonstrated a broader vision towards the concept of health promotion. By joining practice to the theory of the different disciplines in a single clinical activity, it promotes a more humanist learning approach, allowing the personal development of students and teachers. The selection of patients, carried out by the students themselves, based on a list of increasing complexities, exercises diagnosis and the planning of care needs. The evaluation process emphasizes a qualitative approach, while abbandoning the concept of “minimal production” in the production of tasks as an ultimate goal, establishing the human being and its completeness as a reference.Descargas
Citas
Cristino PS. Clínicas integradas antecipadas: limites e possibilidades. Revista da ABENO 2005;5(1):12-8.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO 2002;2(1):31-4.
Morin E. A cabeça bem feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2004.
Moysés SJ. Políticas de Saúde e formação de recursos humanos em Odontologia. Revista da ABENO 2004;4(1):30-7.
Moysés ST, Moysés SJ, Kryger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Revista da ABENO 2003;3(1):58-64.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).