Avaliação do desempenho do docente com a participação do corpo discente no ensino superior

Autores

  • Regina Maria Tolesano Loureiro Professora Doutora Titular da Área de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Nemre Adas Saliba Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista.
  • Rosana Ono Professora Adjunta da Área de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1425

Palavras-chave:

Educação superior. Docentes de odontologia/ normas. Avaliação institucional.

Resumo

Em todos os setores da educação há necessidade de avaliações. Os acadêmicos são constantemente avaliados e aferidos pelo corpo docente; porém, os professores nem sempre são submetidos ao mesmo processo. O objetivo deste trabalho é analisar fatores importantes do processo de avaliação no ensino superior. Os saberes pedagógicos, em si, não modificam a ação de educar, não geram novas práticas. As avaliações devem basear-se nas competências, habilidades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos, tendo como referência as diretrizes curriculares, e sempre considerar: Para quê? O quê? Como? Quem? Cabe destacar a importância sistemática de um instrumento de avaliação, assim como a relevância da coleta de opinião dos acadêmicos, uma vez que estes são os sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

Tolesano Loureiro, R. M., Saliba, N. A., Saliba Moimaz, S. A., & Ono, R. (2006). Avaliação do desempenho do docente com a participação do corpo discente no ensino superior. Revista Da ABENO, 6(2), 119–122. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1425

Edição

Seção

Artigos