Evaluation of the higher education professor’s performance with the participation of students
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1425Palabras clave:
Education, higher. Faculty, dental/standards. Institutional evaluation.Resumen
In all education areas there is the need for evaluation. Students are constantly evaluated and checked by faculty whereas professors are not always submitted to the same process. The aim of this work was to analyse important factors in the evaluation process in higher education. The pedagogical knowledge itself does not modify the act of educating, and does not bring about new practices. The evaluation process must be based on competence, skills, and on the developed curricular contents having as reference the curricular guidelines. While evaluating, we must always consider the questions: What? What for? How? Who? The systematic importance of an evaluation instrument should be pointed out, as well as the relevance of collecting the students’ opinion, since they are active subjects in the teaching-learning process.Descargas
Citas
Arcieri RM. Perfil profissional do professor cirurgião-dentista da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da UNESP – 1998 [Tese de Doutorado]. Araçatuba: Faculdade de Odontologia de Araçatuba da UNESP; 2000.
Brasil. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Carvalho Z, Cormack E. Auto-avaliação institucional discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. In: XXXVII Reunião Anual da ABENO:2002; Teresópolis. Anais. Revista da ABENO 2002;2(1):16.
Ceccon MF. A Odontologia em Prova. Rev Assoc Paul Cir Dent 2000;34(5):353-63.
Consolaro A. O “Ser” Professor: arte e ciência no ensinar e aprender. 3ª ed. Maringá: Dental Press; 2002.
Juliatto CI. Avaliação das Instituições Universitárias. Dois Pontos 1987. Ed. Especial, n. 38.
Nicodemo D, Balducci I, Naressi SCM, Molina VLI. Avaliação do Ensino Odontológico: um estudo exploratório sobre as opiniões do alunado. Odontologia e Sociedade 2001;3(1/2):21-6.
Perri de Carvalho AC. Ensino da Odontologia em tempos da L.D.B. Canoas: ULBRA; 200l.
Strehl L, Santos CA. Indicadores de qualidade da atividade científica. Ciência Hoje 2002;31:34-9.
Unopar. Avaliação Institucional [acesso 24 fev 2003]. Disponível em: http://www2.unopar.br.
Xavier C. Pós-Graduação: pensamento e ação integrados para a consolidação do SUS. Radis 2003;7:10-5.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).