Odontologia e Letras: avaliação de um estágio supervisionado interdisciplinar internacional da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1428Palavras-chave:
Ensino. Educação em Odontologia/métodos. Pesquisa. Currículo/tendências.Resumo
A proposta de reestruturação curricular dos cursos de graduação em Odontologia é um item relevante das Diretrizes Curriculares Nacionais, pois oferece base para a formação profissional contextualizada com a realidade social. Destaca-se, como estratégia, a instituição de práticas pedagógicas que relacionem o ensino, a pesquisa e a extensão. O presente estudo teve por objetivo avaliar a experiência de um estágio supervisionado interdisciplinar dos cursos de Odontologia e Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que buscou contextualizar o aprendizado dos acadêmicos à problemática social da região. Utilizou-se como campo de estágio um projeto de pesquisa sobre restaurações atraumáticas (ART) junto a escolares da cidade de João Pessoa, PB, o qual foi desenvolvido em 12 meses, quando os alunos de Odontologia estrangeiros e brasileiros atuaram como cirurgiões-dentistas e auxiliares odontológicos, respectivamente, e os alunos de Letras atuaram como intérpretes. Participaram desse estágio 24 estudantes, entre graduandos e pós-graduandos das duas áreas, sendo 17 brasileiros e 7 estrangeiros. Como forma de avaliação do estágio, aplicou-se um questionário a todos os participantes. Observou-se que o desenvolvimento do Projeto favoreceu a integração entre ensino, pesquisa e extensão, sob uma ótica interdisciplinar (Odontologia e Letras), além de oferecer recursos para uma formação profissional capaz de despertar um perfil humanitário e social nos futuros graduados.Downloads
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