Odontologia e Letras: avaliação de um estágio supervisionado interdisciplinar internacional da UFPB

Autores

  • Andreza Cristina de Lima Targino Massoni Mestre em Odontologia Preventiva e Infantil pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Fábio Correia Sampaio Doutor em Cariologia pela Universidade de Oslo, Noruega. Coordenador do Mestrado em Odontologia Preventiva e Infantil da Universidade Federal da Paraíba
  • Félix Augusto Rodrigues Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Assessoria Internacional da Universidade Federal da Paraíba.
  • Evert Van Amerongen Doutor em Odontologia pela Academisch Centrum Tandheelkunde Amsterdam.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1428

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Odontologia/métodos. Pesquisa. Currículo/tendências.

Resumo

A proposta de reestruturação curricular dos cursos de graduação em Odontologia é um item relevante das Diretrizes Curriculares Nacionais, pois oferece base para a formação profissional contextualizada com a realidade social. Destaca-se, como estratégia, a instituição de práticas pedagógicas que relacionem o ensino, a pesquisa e a extensão. O presente estudo teve por objetivo avaliar a experiência de um estágio supervisionado interdisciplinar dos cursos de Odontologia e Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que buscou contextualizar o aprendizado dos acadêmicos à problemática social da região. Utilizou-se como campo de estágio um projeto de pesquisa sobre restaurações atraumáticas (ART) junto a escolares da cidade de João Pessoa, PB, o qual foi desenvolvido em 12 meses, quando os alunos de Odontologia estrangeiros e brasileiros atuaram como cirurgiões-dentistas e auxiliares odontológicos, respectivamente, e os alunos de Letras atuaram como intérpretes. Participaram desse estágio 24 estudantes, entre graduandos e pós-graduandos das duas áreas, sendo 17 brasileiros e 7 estrangeiros. Como forma de avaliação do estágio, aplicou-se um questionário a todos os participantes. Observou-se que o desenvolvimento do Projeto favoreceu a integração entre ensino, pesquisa e extensão, sob uma ótica interdisciplinar (Odontologia e Letras), além de oferecer recursos para uma formação profissional capaz de despertar um perfil humanitário e social nos futuros graduados.

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Referências

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

de Lima Targino Massoni, A. C., Sampaio, F. C., Rodrigues, F. A., & Amerongen, E. V. (2006). Odontologia e Letras: avaliação de um estágio supervisionado interdisciplinar internacional da UFPB. Revista Da ABENO, 6(2), 134–139. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1428

Edição

Seção

Artigos