Planejamento estratégico de Cursos de ACD/THD – a experiência da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1444Palavras-chave:
Conselhos de planejamento em saúde. Higiene bucal/recursos humanos. Educação.Resumo
Este artigo relata a experiência de construção do planejamento estratégico nos Cursos de Auxiliar de Consultório Dental (ACD) e de Técnico em Higiene Dental (THD) da Escola Técnica (ET) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O planejamento demonstrou ser muito útil na elaboração e implementação de estratégias e na melhoria dos Cursos de ACD e THD. Pode também auxiliar outros cursos auxiliares, técnicos e de graduação em Odontologia, além de orientar o Cirurgião-Dentista, que tem formação escassa ou inexistente na área, para o gerenciamento de serviços de saúde bucal públicos e/ou privados.Downloads
Referências
Berger PL, Luckmann T. A construção social da realidade.
Petrópolis: Vozes; 1996.
Escola Técnica, Universidade Federal do Paraná. Currículo do Curso Técnico em Higiene Dental; 2002a.
Escola Técnica, Universidade Federal do Paraná. Planejamento Estratégico do Curso de THD; 2002b.
Meyer JW, Rowan B. Institutionalized organizations: formal structure as myth and cerimony. Am J Sociol 1977;83(2):340-
Mintzberg H, Ahlstrand B, Lampel J. Safari da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman; 1998.
Queiroz SMPL. Estudo sobre o mercado de trabalho e necessidade de cursos nas profissões auxiliares em Odontologia. Curitiba; 1997 (mimeo).
Wright P, Kroll M, Parnell J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas; 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).