Planejamento estratégico de Cursos de ACD/THD – a experiência da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná

Autores

  • Christian Mendez Alcantara Coordenador Estadual de Saúde Bucal do Paraná.
  • Adriana Roseli Wünsch Takahashi Economista, Professora do Curso de Técnico em Administração da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1444

Palavras-chave:

Conselhos de planejamento em saúde. Higiene bucal/recursos humanos. Educação.

Resumo

Este artigo relata a experiência de construção do planejamento estratégico nos Cursos de Auxiliar de Consultório Dental (ACD) e de Técnico em Higiene Dental (THD) da Escola Técnica (ET) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O planejamento demonstrou ser muito útil na elaboração e implementação de estratégias e na melhoria dos Cursos de ACD e THD. Pode também auxiliar outros cursos auxiliares, técnicos e de graduação em Odontologia, além de orientar o Cirurgião-Dentista, que tem formação escassa ou inexistente na área, para o gerenciamento de serviços de saúde bucal públicos e/ou privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Berger PL, Luckmann T. A construção social da realidade.

Petrópolis: Vozes; 1996.

Escola Técnica, Universidade Federal do Paraná. Currículo do Curso Técnico em Higiene Dental; 2002a.

Escola Técnica, Universidade Federal do Paraná. Planejamento Estratégico do Curso de THD; 2002b.

Meyer JW, Rowan B. Institutionalized organizations: formal structure as myth and cerimony. Am J Sociol 1977;83(2):340-

Mintzberg H, Ahlstrand B, Lampel J. Safari da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman; 1998.

Queiroz SMPL. Estudo sobre o mercado de trabalho e necessidade de cursos nas profissões auxiliares em Odontologia. Curitiba; 1997 (mimeo).

Wright P, Kroll M, Parnell J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas; 2000.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Alcantara, C. M., & Takahashi, A. R. W. (2006). Planejamento estratégico de Cursos de ACD/THD – a experiência da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Revista Da ABENO, 6(1), 28–34. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1444

Edição

Seção

Artigos