Projeto “Odontologia Hospitalar”

Autores

  • Guilhermo Manfio Doro Acadêmicos de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, Campus Cachoeira do Sul.
  • Lucas Meneghello Fialho Acadêmicos de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, Campus Cachoeira do Sul.
  • Maximiliano Losekann Acadêmico de Odontologia da Universidade de Santa Cruz.
  • Dênis Nestor Pfeiff Professor Adjunto do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil, Campus Cachoeira do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1447

Palavras-chave:

Prestação de cuidados odontológicos. Primeiros socorros. Tratamento de emergência. Unidade hospitalar de Odontologia. Higiene bucal.

Resumo

Durante a formação acadêmica, o estudante de odontologia aprende diversos procedimentos invasivos com potencial para provocar reações adversas em seus pacientes; entretanto, encontra-se despreparado para solucionar qualquer eventualidade. Este artigo relata um projeto executado no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, que teve por objetivo proporcionar um aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos e práticos sobre os procedimentos de primeiros socorros em situações de emergência, além de passar noções a respeito da administração de medicamentos por vias invasivas e da verificação dos sinais vitais. Concomitantemente, realizou-se uma avaliação sobre as condições da saúde bucal dos pacientes hospitalizados e sobre as condições que a instituição possui para promover corretamente a higiene oral de seus pacientes. Pretende-se através deste trabalho conscientizar os profissionais da Odontologia sobre a importância do conhecimento técnico diante uma situação de risco à vida de seu paciente, a qual se encontra presente diariamente em ambiente hospitalar. Com relação às condições hospitalares, foi constatada carência na realização da higiene oral dos internos, tanto a equipe de enfermagem como os próprios acompanhantes não se importavam com a saúde bucal dos mesmos. Alguns pacientes foram submetidos a exames clínicos, nos quais se observou uma grande prevalência de usuários de próteses, a maioria delas com deformidades, bem como de pacientes com candidíase ou outros tipos de patologias relacionadas à falta de higiene. As conclusões mostram a necessidade de haver um trabalho a longo prazo, envolvendo orientações diárias aos pacientes hospitalizados, ou até mesmo a inclusão de um dentista na equipe clínica da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brunetti RF, Montenegro FLB, Manetta CE. Interações entre a Medicina e a Odontologia. In: Brunetti RF, Montenegro FLB. Odontogeriatria - noções de interesse clínico. São Paulo: Artes Médicas; 2002. p. 101-14.

Egbert B, Toledo C, Junior CR. Influências das condições sistêmicas sobre as doenças periodontais e das doenças periodontais sobre as condições sistêmicas. In: Tunes UR, Rapp GE. Atualização em periodontia e implantodontia. São Paulo: Artes Médicas; 1999. p. 31-55.

Genovese WJ, Junior JG. Sinais vitais. In: Genovese WJ.Metodologia do exame clínico em odontologia. 2ª ed. São Paulo: Pancast; 1992. p. 117-32.

Mussi NM. Técnicas fundamentais de enfermagem. São Paulo: Atheneu; 1995. p. 29-35 e 123-37.

Peterson JL. Princípios da abordagem e prevenção das infecções odontogênicas. In: Peterson JL. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000. p. 389-411.

Sonis ST, Fazio RC, Fang L. Hipertensão. In: Sonis ST, Fazio RC, Fang L. Princípios e prática de medicina oral. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996. p. 37-45.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Doro, G. M., Fialho, L. M., Losekann, M., & Pfeiff, D. N. (2006). Projeto “Odontologia Hospitalar”. Revista Da ABENO, 6(1), 49–53. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1447

Edição

Seção

Artigos