Trabalho de Conclusão de Curso: construção ao longo do curso ou tarefa para finalizá-lo?
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1452Palavras-chave:
Recursos humanos em odontologia. Educação em odontologia. Pesquisa em odontologia. Educação superiorResumo
Desenvolvendo-se a face educativa da pesquisa, favorece-se o questionamento sobre a realidade e, também, não se restringe a pesquisa às etapas de coleta e acumulação de dados. Assim, pode-se conceituar pesquisa como uma atividade de inquirição da realidade, como uma atividade que permite (re)elaborar um conhecimento que auxilie na compreensão dessa realidade e oriente as ações dos profissionais. Este artigo enfoca a experiência do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí em adotar a pesquisa como uma atividade integrada ao processo de ensino-aprendizagem, vinculando-a ao Trabalho de Conclusão de Curso.Downloads
Referências
Carvalho ACP. Ensino de Odontologia em tempos de LDB. Canoas: ULBRA; 2001.
Celani MAA. A educação continuada do professor. Ciência e Cultura 1988;40(2):158-63.
Demo P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados; 1996.
Demo P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2a ed. São Paulo: Cortez; 1991.
Lüdke M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: André M, editor. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus; 2001. p. 27-54.
Lüdke M, André M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986.
O movimento de mudança na formação de profissionais da saúde no Brasil. Divulgação em Saúde para Debate 2000;22:4-7.
Pereira JED. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica; 2000.
Péret ACA, Lima MLR. A pesquisa nos critérios de avaliação da CAPES e a formação do professor de Odontologia numa dimensão crítica. Rev ABENO 2005;5(1):46-51.
Ponte JP. Pesquisar para compreender e transformar a nossa prática. Educar 2004;24:37-66.
Valle R. Mudanças tecnológicas na indústria e seus efeitos sobre o trabalho. In: Seminário Formação técnica em biotecnologia. Rio de Janeiro; 1997. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).