Trabalho de Conclusão de Curso: construção ao longo do curso ou tarefa para finalizá-lo?

Autores

  • Elisabete Rabaldo Bottan Mestre em Ensino de Ciências Naturais.
  • Mario Uriarte Neto Doutores em Engenharia de Produção.
  • Nivaldo Murilo Diegoli Mestre em Materiais Dentários.
  • Shirlei Imianowski Mestre em Saúde Pública.
  • Henri Stuker Doutores em Engenharia de Produção.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1452

Palavras-chave:

Recursos humanos em odontologia. Educação em odontologia. Pesquisa em odontologia. Educação superior

Resumo

Desenvolvendo-se a face educativa da pesquisa, favorece-se o questionamento sobre a realidade e, também, não se restringe a pesquisa às etapas de coleta e acumulação de dados. Assim, pode-se conceituar pesquisa como uma atividade de inquirição da realidade, como uma atividade que permite (re)elaborar um conhecimento que auxilie na compreensão dessa realidade e oriente as ações dos profissionais. Este artigo enfoca a experiência do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí em adotar a pesquisa como uma atividade integrada ao processo de ensino-aprendizagem, vinculando-a ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carvalho ACP. Ensino de Odontologia em tempos de LDB. Canoas: ULBRA; 2001.

Celani MAA. A educação continuada do professor. Ciência e Cultura 1988;40(2):158-63.

Demo P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados; 1996.

Demo P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2a ed. São Paulo: Cortez; 1991.

Lüdke M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: André M, editor. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus; 2001. p. 27-54.

Lüdke M, André M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986.

O movimento de mudança na formação de profissionais da saúde no Brasil. Divulgação em Saúde para Debate 2000;22:4-7.

Pereira JED. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica; 2000.

Péret ACA, Lima MLR. A pesquisa nos critérios de avaliação da CAPES e a formação do professor de Odontologia numa dimensão crítica. Rev ABENO 2005;5(1):46-51.

Ponte JP. Pesquisar para compreender e transformar a nossa prática. Educar 2004;24:37-66.

Valle R. Mudanças tecnológicas na indústria e seus efeitos sobre o trabalho. In: Seminário Formação técnica em biotecnologia. Rio de Janeiro; 1997. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 1997.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Bottan, E. R., Neto, M. U., Diegoli, N. M., Imianowski, S., & Stuker, H. (2006). Trabalho de Conclusão de Curso: construção ao longo do curso ou tarefa para finalizá-lo?. Revista Da ABENO, 6(1), 77–80. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1452

Edição

Seção

Artigos