Saúde Coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de Odontologia do Brasil

Autores

  • Renata Prata Cunha Bernardes Rodrigues Mestre em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista.
  • Nemre Adas Saliba Professora Titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista.
  • Suzely Adas Saliba Moimaz Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1453

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Currículo. Odontologia. Educação. Odontologia em saúde pública.

Resumo

A área da Saúde Coletiva tem papel fundamental na formação do profissional com o perfil exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia, implementadas em 2002. O objetivo da pesquisa foi analisar as características das disciplinas da área da saúde coletiva nos currículos dos cursos de Odontologia do País, no que se refere a carga horária, duração em semestres, nomenclatura, formato, metodologia de ensino e formas de avaliação. Foram enviadas correspondências para 123 cursos que tinham formado pelo menos uma turma até o ano de 2003, solicitando a estrutura curricular do curso e os planos de ensino das disciplinas. Cinqüenta cursos enviaram o material (40,65%). A carga horária destinada à saúde coletiva variou de 75 a 699 horas, sendo que 44,18% está na faixa de 200 a 324 horas. Os cursos pesquisados destinam de 1 a 8 semestres para a área, destacando-se a concentração em 2 e 3 semestres (20,93% cada) e em 4 semestres (27,91%). Odontologia Social e Preventiva foi a nomenclatura mais citada (30%) para designar a área da Saúde Coletiva. Todas as disciplinas são de caráter teórico-prático. As metodologias de ensino mais citadas foram aulas expositivas (100%) e seminários (71,88%). As formas de avaliação mais utilizadas foram prova escrita (100%) e prova prática (80%). Conclui-se para a maioria dos cursos que a carga horária da área é de 75 a 324 horas, ministradas de 2 a 4 semestres; a nomenclatura mais utilizada foi Odontologia Social e Preventiva; todas são de caráter teórico-prático; as metodologias de ensino mais citadas foram aulas expositivas e seminários; e, como forma de avaliação, a prova escrita e a prova prática foram as mais citadas nos planos de ensino.

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

Cunha Bernardes Rodrigues, R. P., Saliba, N. A., & Saliba Moimaz, S. A. (2006). Saúde Coletiva nas estruturas curriculares dos cursos de Odontologia do Brasil. Revista Da ABENO, 6(1), 81–87. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1453

Edição

Seção

Artigos