Proposta de uma nova abordagem pedagógica para a Disciplina de Informática aplicada à Odontologia

Autores

  • Fernanda Silveira da Cunha Mestrandas em Clínicas Odontológicas com Ênfase em Radiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Ana Elisa da Silva Mestrandas em Clínicas Odontológicas com Ênfase em Radiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Naiara Leites Larentis Mestrandas em Clínicas Odontológicas com Ênfase em Radiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Vania Regina Camargo Fontanella Doutora em Estomatologia, Professora Orientadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Rosane Aragón Nevado Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1465

Palavras-chave:

Ensino. Informática em saúde. Educação em Odontologia.

Resumo

As evidentes transformações decorrentes das necessidades impostas pela sociedade ampliam a dimensão profissional do cirurgião-dentista e sugerem a reformulação curricular nas faculdades de Odontologia. A aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/CES nº 1.300/01, de 06/11/2001) das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia permitiu a incorporação de disciplinas optativas ou de atividades de atualização, visando a capacitação integral do profissional. Assim, apresentaremos a proposta desenvolvida no projeto final da disciplina intitulada “Formação de professores em contextos digitais”, a qual se insere na perspectiva inovadora da incorporação da atividade complementar denominada “Informática aplicada à Odontologia” no novo programa de graduação do curso. Esta será disponibilizada aos alunos de graduação, sendo desenvolvida de maneira presencial e à distância, incorporando as tecnologias da informação e da comunicação ao ensino. Buscamos uma nova abordagem que permita instrumentalizar para a aprendizagem em uma perspectiva de ação, interação e operação. Na realidade, trata-se de uma provocação a alunos e professores, de maneira que a capacidade de iniciativa, a capacidade de busca, o estímulo à ação e as trocas de produção tornem-se uma oportunidade de enriquecimento e construção. Assim, a criação de um ambiente de aprendizagem que seja um convite à ação e à reflexão constitui a meta a ser alcançada e a construção de saberes partilhados, o objetivo buscado. Esse é o nosso convite à reflexão, ao crescimento e a uma nova forma de fazer educação em Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abbey LM. Some comments on the state of dental informatics. J Dent Educ 1991;55(10):647-8.

Alves LP. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na Universidade - Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille; 2003. p. 101-19.

Análise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO 2002;1(2):35-8.

Anastasiou LGC. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na Universidade - pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille; 2003. p. 11-37.

Bueno MR. Recursos de informática aplicados ao ensino e à pesquisa. In: Estrela C. Metodologia científica - ensino e pesquisa em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas; 2001. p. 348-403.

Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO 2002;1(2):31-4.

Estrela C. Processo educativo. In: Estrela C. Metodologia científica - ensino e pesquisa em Odontologia. São Paulo: Artes Médicas; 2001. p. 2-17.

Foresti MCPP. Ação docente e desenvolvimento curricular: aproximações ao tema. Revista da ABENO 2002;2(1):13-6.

Freitas VS, Pinto LP, Souza LB, Bittencourt RA. Ambiente de aprendizagem virtual colaborativo entre curso de pós-graduação e graduação em Odontologia. Revista da ABENO 2001;1(1):73-6.

Kieling SRF. Construtivismo e a Educação. 8ª ed. Porto Alegre: Mediação; 2000.

Mattheos N, Schittek MJ, Nattestad A, Shanley D, Attstrom R. A comparative evaluation of computer literacy amongst dental educators and students. Eur J Dent Educ 2005;9(1):32-6.

Nevado RA. Processos interativos e a construção de conhecimento por estudantes de licenciatura em contexto telemático. In: Morais VRP (org.). Melhoria do ensino e capacitação docente - Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS; 1996. p. 149-65.

Nevado RA, Basso MVA. Projeto estadual de informática na educação: Especialização em Informática Educativa para professores multiplicadores nos Núcleos de Tecnologia Educacional. Curso: Formação de Professores em Contextos Digitais. Disponível em: URL: http://www.proinfo.mec.gov.br. [Acesso 2004 mai. 04].

Projetos de Curso - Costa Rica. Curso: Formação de Professores em Contextos Digitais. Disponível em: URL: http://www.proinfo. mec.gov.br. [Acesso em 2004 mai. 04].

Romanowski JP, Wachowicz LA. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e os alunos? In: Anastasiou LGC, Alves LP. Processos de ensinagem na Universidade - pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille; 2003. p. 121-39.

Schleyer TKL. How should dental Informatics evolve? J Dent Educ 1996;60(3):291-5.

Valentini CB. Epistemologia genética de Jean Piaget. Curso: Formação de Professores em Contextos Digitais. Disponível em: URL: http://www.eproinfo.proinfo.mec.gov.br. [Acesso em 2004 mai. 04].

Downloads

Publicado

29-01-2005

Como Citar

da Cunha, F. S., da Silva, A. E., Larentis, N. L., Camargo Fontanella, V. R., & Nevado, R. A. (2005). Proposta de uma nova abordagem pedagógica para a Disciplina de Informática aplicada à Odontologia. Revista Da ABENO, 5(2), 102–108. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1465

Edição

Seção

Artigos