O cirurgião-dentista como educador em saúde bucal: explorações em torno de uma prática

Autores

  • Natan Guterman Mestre em Odontologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1467

Palavras-chave:

Educação em saúde bucal. Representações sociais. Odontologia social.

Resumo

Neste estudo, procurou-se identificar as representações sociais de “Educação em Saúde” construídas pelos alunos da graduação em Odontologia de duas faculdades de Brasília (uma pública e outra privada) e por Cirurgiões-Dentistas (CDs) formados nos anos 80 e 90 em diante, escolhidos aleatoriamente em Brasília-DF. Este trabalho também visou servir de base para investigações mais pormenorizadas e aprofundadas acerca do exercício da atividade educativa em saúde para atender às necessidades da população, no sentido de contribuir com a melhor adequação do perfil profissional. Foram pesquisados ao todo 60 sujeitos, sendo 20 graduandos de cada instituição de ensino e 10 Cirurgiões-Dentistas de cada faixa supracitada. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo perguntas fechadas sobre informações sociodemográficas dos sujeitos, incluindo campo específico para registro do Teste de Associação Livre de Palavras. Nesse teste, solicitou-se aos sujeitos que dissessem as cinco primeiras palavras associadas ao tema “Educação em Saúde” e, posteriormente, as duas palavras mais importantes dentre essas. A análise das citações foi executada por meio da Teoria do Núcleo Central. As respostas obtidas às perguntas fechadas foram transportadas para tabelas, gráficos representativos e diagramas. Os resultados mostraram que as representações sociais dos sujeitos dos quatro grupos estudados tenderam para prevenção/educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abric JC. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira ASP, Oliveira DC (org.). Estudos interdisciplinares de representação social. 2ª ed. Goiânia: AB; 2000. 328 p.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.226 p.

Belaciano MI. O SUS deve aceitar este desafio: elaborar proposições para a formação e capacitação de recursos humanos em saúde. Divulgação em Saúde para Debate 1996;12:29-33.

Bervique JA, Medeiros EPG. Ciências da conduta na área da saúde: um programa modularizado de introdução e aplicação à Odontologia, Medicina e Enfermagem. São Paulo: Panamericana; 1980. 359 p.

Costa ICC, Albuquerque AJ. Curso de Mestrado em Odontologia Social. Odontologia Preventiva e Social: textos selecionados. Natal: EDUFRN; 1997. 252 p.

Freire MCM, Souza CS, Pereira HR. O perfil do acadêmico de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Divulgação em Saúde para Debate 1995;10:15-20.

Freitas SFT, Nakayama MY. Um perfil do estudante de Odontologia no estado de São Paulo. Divulgação em Saúde para Debate 1995;10:29-37.

Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3ª ed. São Paulo: Atlas; 1991. 207 p.

Minayo MCS (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16ª ed. Petrópolis: Vozes; 2000. 80 p.

Moysés ST, Watt R. Promoção de saúde bucal – definições. In: Buischi YP. Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. São Paulo: Artes Médicas; 2000. v. 22. 336 p.

Vergès apud Pessoa LGP. As representações sociais do ser professor [Dissertação de Mestrado]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 1999.

Downloads

Publicado

29-01-2005

Como Citar

Guterman, N. (2005). O cirurgião-dentista como educador em saúde bucal: explorações em torno de uma prática. Revista Da ABENO, 5(2), 115–124. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1467

Edição

Seção

Artigos