O cirurgião-dentista como educador em saúde bucal: explorações em torno de uma prática
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1467Palavras-chave:
Educação em saúde bucal. Representações sociais. Odontologia social.Resumo
Neste estudo, procurou-se identificar as representações sociais de “Educação em Saúde” construídas pelos alunos da graduação em Odontologia de duas faculdades de Brasília (uma pública e outra privada) e por Cirurgiões-Dentistas (CDs) formados nos anos 80 e 90 em diante, escolhidos aleatoriamente em Brasília-DF. Este trabalho também visou servir de base para investigações mais pormenorizadas e aprofundadas acerca do exercício da atividade educativa em saúde para atender às necessidades da população, no sentido de contribuir com a melhor adequação do perfil profissional. Foram pesquisados ao todo 60 sujeitos, sendo 20 graduandos de cada instituição de ensino e 10 Cirurgiões-Dentistas de cada faixa supracitada. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo perguntas fechadas sobre informações sociodemográficas dos sujeitos, incluindo campo específico para registro do Teste de Associação Livre de Palavras. Nesse teste, solicitou-se aos sujeitos que dissessem as cinco primeiras palavras associadas ao tema “Educação em Saúde” e, posteriormente, as duas palavras mais importantes dentre essas. A análise das citações foi executada por meio da Teoria do Núcleo Central. As respostas obtidas às perguntas fechadas foram transportadas para tabelas, gráficos representativos e diagramas. Os resultados mostraram que as representações sociais dos sujeitos dos quatro grupos estudados tenderam para prevenção/educação.Downloads
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