Utilização de imagens 3D para o ensino em Odontologia

Autores

  • Marcio Vieira Lisboa Aluno de Pós-Graduação (Mestrado) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Josmar Gomes de Carvalho Aluno de Graduação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.
  • José Luiz Lage-Marques Professores Doutores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Mikiya Muramatsu Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
  • Matsuyoshi Mori Professores Doutores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1471

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Odontologia. Prótese parcial fixa. Imagem tridimensional.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi produzir material didático utilizando imagens tridimensionais para o ensino das especialidades da Odontologia. A utilização de imagens tridimensionais (3D) apresenta com maior clareza detalhes de peças anatômicas, tempos operatórios, características dos preparos protéticos e anatomia de canais radiculares. Para obtenção do efeito 3D, as imagens foram obtidas através de uma máquina digital (Mavica®, Sony, Japão) em duas posições. Da primeira para a segunda imagem houve um deslocamento de 2° no plano horizontal, em torno do eixo vertical de um goniômetro, obtendo-se imagens sucessivas de um mesmo objeto com ângulos diferentes de visão. As fotos sucessivas foram editadas em programas para tratamento de imagens (Photo Editor e Adobe Photoshop), aumentando-se a intensidade das cores vermelha, ciano e verde, sendo sobrepostas com os respectivos deslocamentos. Óculos padrões para imagens 3D foram confeccionados em cartolina e lentes de acetato nas cores vermelha e ciano, para percepção do efeito tridimensional. Assim, cabe ressaltar tratarse de material de simples confecção, baixo custo operacional e que resulta em avanço significativo na aquisição de conhecimento pelo aluno de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araujo IC, Araujo MVA, Melo CB, Barroso RFF. Trajetória nacional e internacional do ensino odontológico e a disciplina de Clínica Integrada nos cursos de Odontologia. Rev Inst Cienc Saude 2002;20(1):69-73.

Malacara D. Óptica básica. Cidade do México: Secretaria de Educação Pública; 1989.

Mello G, Valiati R. Aprender anatomia com métodos lúdicos. Revista da ABENO 2002;2(1):14.

Sverzut AT, Semprini M, Pardini LC, Rosin HR. Métodos auxiliares de ensino em Odontologia. Revista da ABENO 2002;2(1):15.

Downloads

Publicado

29-01-2005

Como Citar

Lisboa, M. V., de Carvalho, J. G., Lage-Marques, J. L., Muramatsu, M., & Mori, M. (2005). Utilização de imagens 3D para o ensino em Odontologia. Revista Da ABENO, 5(2), 140–143. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1471

Edição

Seção

Artigos