Utilização de imagens 3D para o ensino em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1471Palavras-chave:
Ensino. Educação em Odontologia. Prótese parcial fixa. Imagem tridimensional.Resumo
O objetivo deste trabalho foi produzir material didático utilizando imagens tridimensionais para o ensino das especialidades da Odontologia. A utilização de imagens tridimensionais (3D) apresenta com maior clareza detalhes de peças anatômicas, tempos operatórios, características dos preparos protéticos e anatomia de canais radiculares. Para obtenção do efeito 3D, as imagens foram obtidas através de uma máquina digital (Mavica®, Sony, Japão) em duas posições. Da primeira para a segunda imagem houve um deslocamento de 2° no plano horizontal, em torno do eixo vertical de um goniômetro, obtendo-se imagens sucessivas de um mesmo objeto com ângulos diferentes de visão. As fotos sucessivas foram editadas em programas para tratamento de imagens (Photo Editor e Adobe Photoshop), aumentando-se a intensidade das cores vermelha, ciano e verde, sendo sobrepostas com os respectivos deslocamentos. Óculos padrões para imagens 3D foram confeccionados em cartolina e lentes de acetato nas cores vermelha e ciano, para percepção do efeito tridimensional. Assim, cabe ressaltar tratarse de material de simples confecção, baixo custo operacional e que resulta em avanço significativo na aquisição de conhecimento pelo aluno de Odontologia.Downloads
Referências
Araujo IC, Araujo MVA, Melo CB, Barroso RFF. Trajetória nacional e internacional do ensino odontológico e a disciplina de Clínica Integrada nos cursos de Odontologia. Rev Inst Cienc Saude 2002;20(1):69-73.
Malacara D. Óptica básica. Cidade do México: Secretaria de Educação Pública; 1989.
Mello G, Valiati R. Aprender anatomia com métodos lúdicos. Revista da ABENO 2002;2(1):14.
Sverzut AT, Semprini M, Pardini LC, Rosin HR. Métodos auxiliares de ensino em Odontologia. Revista da ABENO 2002;2(1):15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).