Avaliação da qualidade de ensino em Endodontia do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Mônica Sampaio do Vale Professora Adjunta IV da Disciplina de Endodontia do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1472

Palavras-chave:

Ensino. Endodontia. Educação em Odontologia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de ensino na Disciplina de Endodontia do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, utilizando-se de um questionário aplicado aos acadêmicos que cursaram a disciplina no ano de 2004. Foram avaliadas duas turmas de alunos, sendo uma referente ao semestre 2004.1 e a outra, ao semestre 2004.2. O questionário foi elaborado pela autora do trabalho, que idealizou 16 perguntas com objetivo de fornecer subsídios para se conhecerem as reais condições de ensino-aprendizagem em Endodontia. Dos sessenta e nove questionários enviados, quarenta e um foram respondidos e devolvidos, correspondendo a 59,42% da amostra. Não houve necessidade de identificação do aluno respondente. Os dados referentes a cada pergunta foram coletados e os resultados permitiram uma auto-avaliação das condições de ensino, que serão consideradas nos futuros planejamentos da referida disciplina, buscando-se assim um nível mais elevado de sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fachin EVF. Considerações sobre insucessos na Endodontia. Rev Fac Odontol Porto Alegre 1999;40(1):7-9.

Gorni GM, Gagliani MM. The outcome of endodontic retreatment: a 2-yr follow-up. J Endod 2004;30(1):1-4.

Kamaura D, Carvalho GL, Antoniazzi JH, Lage-Marques JLS. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Revista da ABENO 2003;3(1):3340.

Simi Júnior J, Medeiros JMF, Risso VA, Albetman CS. Avaliação das dificuldades clínicas identificadas por acadêmicos do curso de graduação em relação às diversas etapas do tratamento endodôntico. Odontol USF 1998;16(1):11-8.

Skelton Macedo MC, Lemos EM, Lage-Marques JL, Antoniazzi JH. Disciplina de Endodontia: avaliação do desempenho do aluno de graduação - FOUSP [Resumo 16]. Revista da ABENO 2001;1(1):67.

Weinfeld I. Avaliação de quatro etapas de trabalho na endodontia pré-clínica [Resumo 43]. 13ª Reunião Anual da SBPqO; 1996. Anais. p. 57.

Zaragoza RA, Ferrari PHP, Santos M. Avaliação quantitativa e qualitativa em cursos de Endodontia [Resumo 54]. Revista da ABENO 2004;4(1):93.

Downloads

Publicado

29-01-2005

Como Citar

do Vale, M. S. (2005). Avaliação da qualidade de ensino em Endodontia do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. Revista Da ABENO, 5(2), 144–149. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1472

Edição

Seção

Artigos