Avaliação da qualidade de ensino em Endodontia do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i2.1472Palavras-chave:
Ensino. Endodontia. Educação em OdontologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de ensino na Disciplina de Endodontia do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, utilizando-se de um questionário aplicado aos acadêmicos que cursaram a disciplina no ano de 2004. Foram avaliadas duas turmas de alunos, sendo uma referente ao semestre 2004.1 e a outra, ao semestre 2004.2. O questionário foi elaborado pela autora do trabalho, que idealizou 16 perguntas com objetivo de fornecer subsídios para se conhecerem as reais condições de ensino-aprendizagem em Endodontia. Dos sessenta e nove questionários enviados, quarenta e um foram respondidos e devolvidos, correspondendo a 59,42% da amostra. Não houve necessidade de identificação do aluno respondente. Os dados referentes a cada pergunta foram coletados e os resultados permitiram uma auto-avaliação das condições de ensino, que serão consideradas nos futuros planejamentos da referida disciplina, buscando-se assim um nível mais elevado de sua aprendizagem.Downloads
Referências
Fachin EVF. Considerações sobre insucessos na Endodontia. Rev Fac Odontol Porto Alegre 1999;40(1):7-9.
Gorni GM, Gagliani MM. The outcome of endodontic retreatment: a 2-yr follow-up. J Endod 2004;30(1):1-4.
Kamaura D, Carvalho GL, Antoniazzi JH, Lage-Marques JLS. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Revista da ABENO 2003;3(1):3340.
Simi Júnior J, Medeiros JMF, Risso VA, Albetman CS. Avaliação das dificuldades clínicas identificadas por acadêmicos do curso de graduação em relação às diversas etapas do tratamento endodôntico. Odontol USF 1998;16(1):11-8.
Skelton Macedo MC, Lemos EM, Lage-Marques JL, Antoniazzi JH. Disciplina de Endodontia: avaliação do desempenho do aluno de graduação - FOUSP [Resumo 16]. Revista da ABENO 2001;1(1):67.
Weinfeld I. Avaliação de quatro etapas de trabalho na endodontia pré-clínica [Resumo 43]. 13ª Reunião Anual da SBPqO; 1996. Anais. p. 57.
Zaragoza RA, Ferrari PHP, Santos M. Avaliação quantitativa e qualitativa em cursos de Endodontia [Resumo 54]. Revista da ABENO 2004;4(1):93.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).