Avaliação qualitativa e quantitativa em Endodontia

Autores

  • Rocio Anahí Zaragoza Assistente do Curso de Aperfeiçoamento Básico em Endodontia da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Patrícia Helena Pereira Ferrari Doutora em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Marcelo dos Santos Livre-Docente em Endodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1486

Palavras-chave:

Informática médica. Tecnologia educacional. Validação de programas de computador. Ensino.

Resumo

Este trabalho se propôs a criar um banco de dados eletrônico para armazenar informações de natureza quantitativa e qualitativa relacionadas à clínica de Endodontia, em nível de graduação ou pós-graduação. Na plataforma Microsoft Visual Basic® foram criadas fichas clínicas que satisfizessem as necessidades da clínica endodôntica: exame clínico, procedimentos diários e obturações, além do arquivo de imagens. O acesso do aluno ao aplicativo era feito por meio de senha. Assim, ele preenchia todas as fichas clínicas relacionadas ao caso clínico em tratamento num terminal de computador. Todas as imagens eram digitalizadas, o retorno do paciente para controle era agendado e o tratamento qualificado pelo professor. Com base nas informações, é possível filtrar, classificar e emitir relatórios clínicos, de imagens ou gráficos. Assim, o acompanhamento dos alunos de um curso de graduação ou mesmo em cursos de extensão em Endodontia pode ser mais facilmente realizado e a evolução do aluno avaliada. Os resultados obtidos com 52 alunos no atendimento de 587 pacientes nos permitiram concluir que o banco de dados eletrônico ampliou as possibilidades de avaliação do ensino de Endodontia.

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Publicado

02-02-2005

Como Citar

Zaragoza, R. A., Pereira Ferrari, P. H., & dos Santos, M. (2005). Avaliação qualitativa e quantitativa em Endodontia. Revista Da ABENO, 5(1), 65–74. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1486

Edição

Seção

Artigos