Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

uma análise das estruturas curriculares dos cursos de Odontologia da região Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1533

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Estudantes de Odontologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

O estudo objetivou analisar as estruturas curriculares dos cursos de Odontologia da região Nordeste e investigar a presença do componente curricular Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE). Trata-se de um estudo seccional, descritivo e quantitativo. Os dados foram coletados entre junho e dezembro de 2020 no sítio eletrônico do Ministério da Educação (e-MEC) e nos portais das instituições de ensino identificadas, com análise das estruturas curriculares dos cursos. Havia 138 cursos de Odontologia autorizados e cadastrados na plataforma e destes, sete foram excluídos por ausência de portal atualizado ou por ainda não ter formado pelo menos uma turma. Dos 131 cursos de graduação em Odontologia analisados, verificou-se que 62 IES (47,30%) ofertavam o componente OPNE, dentre as quais 53 (40,50%) o ofertavam como componente obrigatório. O estado da Paraíba apresentou a maior frequência (n=13, 86,7%) de cursos que ofertam o componente curricular, enquanto o estado de Sergipe obteve a menor frequência (n=1, 16,7%). Conclui-se que o componente curricular OPNE é pouco ofertado nos cursos de graduação em Odontologia na região Nordeste, o que pode impactar diretamente na capacitação dos profissionais para prestar um melhor cuidado de saúde bucal para essa população.

 

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Biografia do Autor

Raphael Victor Silva Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Sophia Queiroz Marques dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ângelo Giuseppe Roncalli, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Helena Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

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Publicado

03-05-2022

Como Citar

Andrade, R. V. S., Santos, S. Q. M. dos ., Roncalli, Ângelo G., & Galvão, M. H. (2022). Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais: uma análise das estruturas curriculares dos cursos de Odontologia da região Nordeste. Revista Da ABENO, 22(2), 1533. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1533

Edição

Seção

Artigos