Feedback no processo de aprendizagem: percepção dos estudantes de Odontologia em uma universidade brasileira

Autores

  • Cynthia Moura Louzada Farias Universidade Federal do Espírito Santo
  • Brisa Daniele Furtado Cardoso Universidade Federal do Espirito Santo
  • Edson Theodoro dos Santos Neto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raquel Baroni de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Donald A. Curtis Universidade da Califórnia, São Francisco/CA

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.160

Palavras-chave:

Ensino superior. Formação profissional. Retroalimentação. Aprendizagem.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a opinião dos estudantes do ciclo profissionalizante do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e discutir a respeito de assuntos que envolvem a prática do feedback no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, no qual foram aplicados questionários semiestruturado e entrevista aos alunos do 7º ao 10º período do curso de odontologia. Os dados revelaram que os alunos tendem a valorizar feedback, afirmando ser importante para sua aprendizagem e veem como crítica construtiva a correção de suas atividades, embora admitam que a sua eficácia dependa de clareza com que é feita, bem como da relação que os alunos mantêm com o professor. Concluiu-se que o feedback é uma parte essencial da educação universitária. Os professores precisam estar envolvidos no processo de repaginação do ensino e comprometidos em conhecer e utilizar novas ferramentas que contribuam para a busca do conhecimento e a formação profissional do aluno. 

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Biografia do Autor

Cynthia Moura Louzada Farias, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Odontologia do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da UFES.

 

 

Brisa Daniele Furtado Cardoso, Universidade Federal do Espirito Santo

Graduanda em Odontologia

Edson Theodoro dos Santos Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Departamento de Medicina Social

Raquel Baroni de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora associada do Curso de Odontologia da UFES

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Publicado

10-01-2016

Como Citar

Louzada Farias, C. M., Cardoso, B. D. F., Santos Neto, E. T. dos, Carvalho, R. B. de, & Curtis, D. A. (2016). Feedback no processo de aprendizagem: percepção dos estudantes de Odontologia em uma universidade brasileira. Revista Da ABENO, 15(3), 35–42. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.160

Edição

Seção

Artigos