Aspectos metodológicos e operacionais do Estágio Extramural em universidade privada no Nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1621

Palavras-chave:

Formação Profissional, estudantes de odontologia, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública.

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever os aspectos metodológicos e operacionais de um Estágio Curricular Supervisionado. O cenário foi de uma universidade privada do município de Fortaleza, Ceará, e os campos de estágio externos pactuados com órgãos governamentais e instituições não governamentais. A referência foi o período dos últimos cinco anos (2016 a 2021). O estágio ocorre com carga horária de 144 horas e operacionalização em três momentos: Prólogo (10% do tempo), Mundo Real (80%) e Epílogo (10%). No Prólogo são desenvolvidas atividades de resgate e nivelamento de conhecimentos e ações realizadas durante o curso. A operacionalização do estágio, a partir da articulação teoria e prática, ocorre no momento do Mundo Real. Os discentes são alocados em turmas de 5 a 6 componentes para atuar 8 horas por semana em campos de estágio do Sistema Único de Saúde. São desenvolvidas ações coletivas em espaços sociais e procedimentos clínico-assistenciais nos consultórios odontológicos das Unidades de Saúde. Mediado pelo docente e preceptor, ocorrem feedbacks em grupo para troca de experiências semanalmente. No Epílogo há o fechamento do estágio, por meio da devolutiva em forma de apresentação da Mostra e de relatórios das atividades realizadas. A diversidade de estratégias metodológicas e operacionais do estágio possibilita uma imersão diferenciada dos discentes nos serviços públicos de saúde, proporcionando que a teoria encontre a prática para aquisição de competências que serão aplicadas no Mundo Real. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Lage RH, de Almeida SKTT, Vasconcelos GAN, Assaf AV, Robles FRP. Ensino e aprendizagem em odontologia: análise de Sujeitos e Práticas. Rev Bras Educ Med. 2017;41(1): 22-9.

(2) Fonsêca GS, Junqueira SR, Botazzo C, de Araújo ME. (2017). Da fragmentação à formação interprofissional: proposta de um modelo de estágio curricular supervisionado para a graduação em odontologia. Saúde Redes. 2017;3(4): 410-24.

(3) Chaves S, Barros SG, Santana SF, Almeida AMFL, Santos CML, Rossi T. Política de Saúde Bucal no Brasil 2003-2014: cenário, propostas, ações e resultados. Ciênc Saúde Colet. 2017;22(6): 1791-1803.

(4) Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na odontologia: contextualização e perspectivas. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4): 304-9.

(5) Frazão P, Narvai PC. Saúde bucal no Sistema Único de Saúde: 20 anos de lutas por uma política pública. Saúde Debate. 2009;33(81): 64-71.

(6) Faé JM, Silva Junior MF, de Carvalho RB, Esposti CDD, Pacheco KTS. A integração ensino-serviço em Odontologia no Brasil. Rev ABENO. 2016;16(3):7-18.

(7) Domingos PAS, Nonato CN, Felício CM. Estágio supervisionado em odontologia: relato de experiência. J Dent Res. 2019;7(2): 18-23.

(8) Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução nº. 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. [Acesso em 23 ago. 2021]. Disponível em: http://portal.mec .gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21 &category_slug=junho-2021-pdf&Itemid= 30192.

(9) Paim JS. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciênc Saúde Colet. 2018;23(6): 1723-8.

(10) Noro LRA, Moya JLM. Condições sociais, escolarização e hábitos de estudo no desempenho acadêmico de concluintes da área da saúde. Trab Educ Saúde. 2019;17(2):e0021042.

(11) De Freitas SFT, Calvo MCM, de Lacerda JT. Saúde Coletiva e novas diretrizes curriculares em odontologia: uma proposta para graduação. Trab Educ Saúde. 2012;10(2):223-34.

(12) Emmi DT, Silva DMC, Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface (Botucatu). 2018; 22(64):223-36.

(13) Silva AN, Senna MAA, Teixeira MCB, Lucietto DA, Andrade IM. O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface (Botucatu). 2020; 24: e190231.

(14) Rezende RSM, Oliveira AMG, Zanin L, Flório FM. Cirurgião-dentista do serviço público na formação de acadêmicos: importância do estágio em serviço. Rev Odontol Univ São Paulo. 2019;31(3):17-26.

(15) Espírito Santo JA, Zocratto KBF. Ferramentas da qualidade nos processos gerenciais de serviços de saúde. Remecs. 2020;5(9):62-7.

(16) Moreira MBA, Amorim MM, Santos CB, Almeida, ALPVP. Estágio em Saúde Coletiva como estratégia de reorientação da formação em odontologia: um relato de experiência Rev Saúde Com. 2020;16(1): 1766-73.

(17) Neto JMAS, Nascimento TMD, Silva AS, Anjos CL, Mendonça ICG. Cuidados odontológicos no atendimento domiciliar. REAS. 2021;13(3):e6627.

(18) Batista NM, Rocha ITF, Bonfante GMS. Visita domiciliar como estratégia de construção do valor saúde bucal. Arq Bras Odontol. 2019;14(2):12-5.

(19) Bruder MV, Lolli LF, Palácios AR, da Rocha NB, Veltrini VC, Gasparetto A, Fujimaki M. Estágio supervisionado na odontologia: vivência da promoção da saúde e integração multiprofissional. Rev Bras Promo da Saúde. 2017;30(2):294-300.

(20) Fonsêca GS, Pires FS, Junqueira SR, Souza CR, Botazzo C. Redesenhando caminhos na direção da clínica ampliada de saúde bucal. Saúde Soc. 2018;27: 1174-85.

(21) De-Carli AD, Silva ADM, Zafalon EJ, Mitre SM, Pereira PZ, Bomfim RA, et al. Integração ensino-serviço-comunidade, metodologias ativas e Sistema Único de Saúde: percepções de estudantes de Odontologia. Cad Saúde Colet. 2019;27(4): 476-83.

(22) Brito MCC, Grajeda FMC, Lacerda LJR, Lage CF, Modesto TC. O processo avaliativo no ensino superior com ênfase na odontologia. Rev Univ Vale Rio Verde. 2018;16(2):1-12.

Publicado

24-12-2021

Como Citar

Pequeno, L. L., Marques, P. L. P., & Monte, I. C. M. (2021). Aspectos metodológicos e operacionais do Estágio Extramural em universidade privada no Nordeste brasileiro. Revista Da ABENO, 21(1), 1621. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1621

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica