Aspectos metodológicos e operacionais do Estágio Extramural em universidade privada no Nordeste brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1621

Palabras clave:

Formação Profissional, estudantes de odontologia, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública.

Resumen

Este relato tem por objetivo descrever os aspectos metodológicos e operacionais de um Estágio Curricular Supervisionado. O cenário foi de uma universidade privada do município de Fortaleza, Ceará, e os campos de estágio externos pactuados com órgãos governamentais e instituições não governamentais. A referência foi o período dos últimos cinco anos (2016 a 2021). O estágio ocorre com carga horária de 144 horas e operacionalização em três momentos: Prólogo (10% do tempo), Mundo Real (80%) e Epílogo (10%). No Prólogo são desenvolvidas atividades de resgate e nivelamento de conhecimentos e ações realizadas durante o curso. A operacionalização do estágio, a partir da articulação teoria e prática, ocorre no momento do Mundo Real. Os discentes são alocados em turmas de 5 a 6 componentes para atuar 8 horas por semana em campos de estágio do Sistema Único de Saúde. São desenvolvidas ações coletivas em espaços sociais e procedimentos clínico-assistenciais nos consultórios odontológicos das Unidades de Saúde. Mediado pelo docente e preceptor, ocorrem feedbacks em grupo para troca de experiências semanalmente. No Epílogo há o fechamento do estágio, por meio da devolutiva em forma de apresentação da Mostra e de relatórios das atividades realizadas. A diversidade de estratégias metodológicas e operacionais do estágio possibilita uma imersão diferenciada dos discentes nos serviços públicos de saúde, proporcionando que a teoria encontre a prática para aquisição de competências que serão aplicadas no Mundo Real. 

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Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Pequeno, L. L., Marques, P. L. P., & Monte, I. C. M. (2021). Aspectos metodológicos e operacionais do Estágio Extramural em universidade privada no Nordeste brasileiro. Revista Da ABENO, 21(1), 1621. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1621

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica