Problemas éticos no cotidiano docente em Odontologia

em busca de uma pedagogia deliberativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1622

Palavras-chave:

Ética, Universidade, Docente, Formação Profissional, Docentes de Odontologia.

Resumo

Embora sejam conhecidos os problemas éticos vivenciados por estudantes de graduação em Odontologia, o mesmo não pode ser afirmado em relação a professores. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender os problemas éticos percebidos no fazer docente. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 18 professores de três instituições de ensino superior do sul do Brasil. A Análise Temática de Conteúdo evidenciou categorias iniciais, dentro das quais alguns problemas éticos foram identificados. Estes foram então agrupados em duas grandes categorias temáticas: “problemas centrais ao fazer docente” e “problemas transversais ao fazer docente”. Os resultados revelam que os principais problemas estão relacionados a desenvolver processos avaliativos justos; ensinar e assistir à saúde com recursos limitados; integrar recursos tecnológicos sem perder a qualidade do processo ensino-aprendizagem; qualificar pedagogicamente o professor-dentista; agir para estimular interesse e comprometimento discente; formar profissionais generalistas com professores especialistas; equilibrar afeto e responsabilidade pelo processo educativo na relação interpessoal; lidar com orientações divergentes; manejar conflitos entre colegas; e enfrentar a mercantilização do ensino. Tais questões são problematizadas neste artigo, buscando instigar a reflexão docente. Em conjunto, reiteram a necessidade de se atuar intencionalmente na dimensão ética da educação superior. Sugere-se que os desafios identificados sejam tomados como objeto de deliberação entre professores - para contribuir com a sua qualificação ético-pedagógica - bem como entre professores e estudantes, favorecendo a construção da personalidade moral dos futuros profissionais.

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Biografia do Autor

Mariáh Macedo Rebello, Universidade Federal de Santa Catarina

nenhuma

Juliara Bellina Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

nenhuma

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Odontologia, Programa de Pós Graduação em Odontologia

Mirelle Finkler, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Odontologia, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Rebello, M. M., Hoffmann, J. B., Carcereri, D. L., & Finkler, M. (2021). Problemas éticos no cotidiano docente em Odontologia: em busca de uma pedagogia deliberativa. Revista Da ABENO, 21(1), 1622. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1622

Edição

Seção

Artigos