Avaliação da qualidade de serviços em clínica escola odontológica na visão dos acadêmicos

Autores

  • Suianny Fauth Universidade de Fortaleza
  • Anne Gabryelle Marques de Oliveira Lima Universidade de Fortaleza
  • Ingrid Cordeiro Monte Universidade de Fortaleza
  • Dulce Maria de Lucena Aguiar Universidade de Fortaleza
  • Paula Borges Jacques Universidade de Fortaleza
  • Paulo Leonardo Ponte Marques Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1623

Palavras-chave:

Odontologia, Clínicas Odontológicas, Controle de Qualidade

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a percepção de acadêmicos de Odontologia quanto à qualidade dos serviços prestados no âmbito da clínica de uma universidade privada do Nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter avaliativo e corte transversal realizada com 201 estudantes matriculados do 4º ao 10º semestre de graduação, que prestaram atendimento clínico aos pacientes. Realizou-se a coleta de dados no período de abril a setembro de 2019, por meio da aplicação de um questionário contendo 35 questões objetivas, dividido em três blocos relacionados a: infraestrutura; qualidade do atendimento clínico; e ações gerenciais. Dos 201 participantes, em quesitos relacionados à infraestrutura, 187 (93%) apontaram adequadas condições de uso, 198 (98,5%) boas condições de limpeza e 188 (93,5%) afirmaram que as instalações da clínica garantem condições de acessibilidade e mobilidade. Em relação à qualidade do atendimento, 102 (50,7%) participantes apontaram que houve orientação ao paciente após o tratamento, porém 200 (99,5%) afirmaram que é realizado o encaminhamento entre as clínicas quando necessário para completar o tratamento. Para os aspectos gerenciais, 95 (47,3%) indicaram que são disponibilizados canais de comunicação aos pacientes, e 156 (77,6%) afirmaram que existe uma relação democrática e cooperativa com a coordenação. Os aspectos da qualidade relacionados ao âmbito da clínica escola foram considerados satisfatórios, contudo, existe a necessidade de uma análise mais aprofundada no processo de comunicação e monitoramento das ações para contínua melhoria da qualidade.

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Biografia do Autor

Suianny Fauth, Universidade de Fortaleza

Graduada em Odontologia, UNIFOR.

Anne Gabryelle Marques de Oliveira Lima, Universidade de Fortaleza

Graduada em Odontologia, UNIFOR.

Ingrid Cordeiro Monte, Universidade de Fortaleza

Mestre em Odontologia, UNIFOR.

Dulce Maria de Lucena Aguiar, Universidade de Fortaleza

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, UNIFOR.

Paula Borges Jacques, Universidade de Fortaleza

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, UNIFOR.

Paulo Leonardo Ponte Marques, Universidade de Fortaleza

Professor(a) Doutor(a), Curso de Odontologia, UNIFOR.

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Publicado

10-12-2022

Como Citar

Fauth, S., Lima, A. G. M. de O., Monte, I. C., Aguiar, D. M. de L., Jacques, P. B., & Marques, P. L. P. (2022). Avaliação da qualidade de serviços em clínica escola odontológica na visão dos acadêmicos. Revista Da ABENO, 22(2), 1623 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1623

Edição

Seção

Artigos