Integração ensino-serviço
percepção de trabalhadores e usuários de Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1628Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde., Pessoal de Saúde, Serviços de Integração Docente-Assistencial.Resumo
O objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção de trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (gerentes, preceptores e não preceptores) e de usuários dos serviços, com relação ao desenvolvimento de atividades de ensino integradas à rede de serviços da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Trata-se de estudo analítico com abordagem qualitativa. Foram realizadas 45 entrevistas e os dados, trabalhados na tipologia qualitativa, abordagem teórico-metodológica da Análise do Conteúdo de Bardin, modalidade de Análise Temática. A partir da análise de cada núcleo direcionador, os resultados apresentaram categorias emergentes para cada grupo: gerentes – reconheceram participação dos trabalhadores no planejamento e execução de atividades e seus aspectos positivos, planejamento para inserção do estudante na rotina da unidade e diversidade de avaliação do impacto das atividades de ensino na produtividade; preceptores – reconheceram múltiplas atividades e suas contribuições, boa relação entre instituição de ensino e unidade de saúde e importância da inserção precoce do estudante no cenário de prática; não preceptores – reconheceram contribuições das atividades para o processo de trabalho e sua importância na formação profissional; usuários – divergência de conhecimento sobre atividades de ensino, percepção de melhoria da qualidade da assistência e importância para a formação dos estudantes. Foi possível concluir que o reconhecimento das transformações que as atividades de ensino têm trazido para as unidades é unânime. As atividades, planejadas em conjunto, contribuíram para a melhoria da atenção à saúde e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da relação entre Instituições de Educação Superior e serviços de saúde.
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