Integração ensino-serviço

percepção de trabalhadores e usuários de Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo

Autores

  • Rodrigo Boranga de Campos Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-9226-6989
  • Rejane Calixto Gonçalves Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
  • Rosana Fiorini Puccini Professora Titular do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina – Unifesp
  • Paulo de Tarso Puccini Doutor em Saúde Pública pela FSP/USP
  • Nildo Alves Batista Professor Titular – Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Estela Haddad Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1628

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde., Pessoal de Saúde, Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção de trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (gerentes, preceptores e não preceptores) e de usuários dos serviços, com relação ao desenvolvimento de atividades de ensino integradas à rede de serviços da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Trata-se de estudo analítico com abordagem qualitativa. Foram realizadas 45 entrevistas e os dados, trabalhados na tipologia qualitativa, abordagem teórico-metodológica da Análise do Conteúdo de Bardin, modalidade de Análise Temática. A partir da análise de cada núcleo direcionador, os resultados apresentaram categorias emergentes para cada grupo: gerentes – reconheceram participação dos trabalhadores no planejamento e execução de atividades e seus aspectos positivos, planejamento para inserção do estudante na rotina da unidade e diversidade de avaliação do impacto das atividades de ensino na produtividade; preceptores – reconheceram múltiplas atividades e suas contribuições, boa relação entre instituição de ensino e unidade de saúde e importância da inserção precoce do estudante no cenário de prática; não preceptores – reconheceram contribuições das atividades para o processo de trabalho e sua importância na formação profissional; usuários – divergência de conhecimento sobre atividades de ensino, percepção de melhoria da qualidade da assistência e importância para a formação dos estudantes. Foi possível concluir que o reconhecimento das transformações que as atividades de ensino têm trazido para as unidades é unânime. As atividades, planejadas em conjunto, contribuíram para a melhoria da atenção à saúde e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da relação entre Instituições de Educação Superior e serviços de saúde.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Campos, R. B. de, Gonçalves, R. C., Puccini, R. F. ., Puccini, P. de T. ., Batista, N. A. ., & Haddad, A. E. . (2021). Integração ensino-serviço: percepção de trabalhadores e usuários de Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo. Revista Da ABENO, 21(1), 1628. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1628

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica