Experiência extensionista durante a pandemia de COVID-19
relatos e percepções sobre a atuação discente na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1671Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição, Educação Profissional em Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, COVID-19, Atenção Primária à Saúde.Resumo
A extensão universitária como elo entre o ensino e a ação comunitária vem de encontro ao modelo atual de ensino ao estudante da área da saúde, rompendo com aquele antes centralizado no docente e na transmissão do conhecimento. A experiência prática proporcionada pela extensão transforma o estudante, antes passivo, em agente ativo no processo de aprendizagem e construção de experiências e de um pensamento social. O projeto de extensão “Prevenção, cuidados e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na região metropolitana de Curitiba” contou com a participação de cinco extensionistas. Realizado no segundo semestre de 2020, permitiu aos discentes a prática na atenção primária à saúde da rede do SUS e a aproximação com mais de 1800 pacientes, tanto remotamente, através da atuação em Call Center da SMS de Curitiba, quanto presencialmente, com o evento “Saúde na Estrada”, pareceria entre universidades, forças policiais e a SMS de Curitiba. Este relato objetiva descrever as ações realizadas pelos extensionistas durante suas atuações na atenção primária à saúde através da extensão universitária, bem como as contribuições que tal prática acadêmica possibilitou na formação profissional e humanizada dos discentes.
Downloads
Referências
(1) Carvalho YM, Ceccim RB. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: Tratado de saúde coletiva [Internet]. 2006 [Acesso em 25 jun. 2021]. p. 149-82. Disponível em: https://pesquisa. bvsalud.org/portal/resource/pt/his-12712.
(2) Leal JAL, Melo CMM de, Veloso RBP, Juliano IA. Novos espaços de reorientação para formação em saúde: vivências de estudantes. Interface Comun Saúde Educ. 2015;19:361-71.
(3) Biscarde DG dos S, Pereira-Santos M, Silva LB. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface Comun Saúde Educ. 2014;18:177-86.
(4) Nascimento RDS, Alves NV. Vivências do estágio no programa telessaúde Bahia: ênfase na qualificação das práticas dos profissionais da atenção básica. Rev Odontol Araçatuba. 2021;42(1):14-8.
(5) Pizzinato A, Gustavo AS, Santos BRL, Ojeda BS, Ferreira E, Thiesen FV, et al. A integração ensino-serviço como estratégia na formação profissional para o SUS. Rev Bras Educ Méd. 2012;36:170-7.
(6) Leme PAT, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde. Ciênc Saúde Colet. 2015;20:1255-65.
(7) Emmi DT, Silva DMC, Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface Comun Saúde Educ. 2017;22:223-36.
(8) Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n.3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. 20 Jun 2014. [Acesso em 25 jun. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192.
(9) Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 803/2018, aprovado em 5 de dezembro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. 05 Dez 2018. [Acesso em 25 jun. 2021]. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&c ategory_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192.
(10) COVID-19: Relato de experiência de acadêmicos da saúde. Saberes Plurais Educ Saúde. 2020;4(2):61-70.
(11) Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM de, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface Comun Saúde Educ. 2014;18:351-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).