EXPERIENCIA DE EXTENSIÓN DURANTE LA PANDEMIA COVID-19: INFORMES Y PERCEPCIONES SOBRE EL DESEMPEÑO DEL ESTUDIANTE EN ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD
relatos e percepções sobre a atuação discente na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1671Palabras clave:
Relações Comunidade-Instituição, Educação Profissional em Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, COVID-19, Atenção Primária à Saúde.Resumen
La extensión universitaria como vínculo entre la docencia y la acción comunitaria está en línea con el modelo actual de enseñanza al alumnado en el área de la salud, rompiendo con la centrada en el docente y en la transmisión de conocimientos. La experiencia práctica proporcionada por la extensión transforma al alumno, que solía ser pasivo, en un agente activo en el proceso de aprendizaje y construcción de experiencias y pensamiento social. El proyecto "Prevención, atención y combate de la nueva pandemia de coronavirus en la región metropolitana de Curitiba", llevado a cabo durante el segundo semestre de 2020, llevó a cinco extensionistas al campo práctico de acción en atención primaria de salud del Sistema Único de Salud (SUS) y les permitió acercarse a más de 1800 pacientes, ya sea de forma remota, actuando en el Call Center de la Secretaría Municipal de Salud (SMS) de Curitiba, o en persona, participando en el evento “Saúde na Estrada”, una alianza entre universidades, fuerzas policiales y la SMS de Curitiba. La acción directa en contacto con los pacientes atendidos por los estudiantes ayudó en la construcción de la visión integral de la salud, destacando al individuo dentro de su contexto social. Además, el trabajo en equipo y las nuevas relaciones interpersonales entre estudiantes de diferentes cursos destacaron la importancia de la interdisciplinariedad en el cuidado y la atención de la salud.
Descriptores: Relaciones Comunidad-Institución; Educación en Salud Pública Profesional; Sistema Único de Salud; COVID-19; Atención Primaria de Salud.
Descargas
Citas
(1) Carvalho YM, Ceccim RB. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: Tratado de saúde coletiva [Internet]. 2006 [Acesso em 25 jun. 2021]. p. 149-82. Disponível em: https://pesquisa. bvsalud.org/portal/resource/pt/his-12712.
(2) Leal JAL, Melo CMM de, Veloso RBP, Juliano IA. Novos espaços de reorientação para formação em saúde: vivências de estudantes. Interface Comun Saúde Educ. 2015;19:361-71.
(3) Biscarde DG dos S, Pereira-Santos M, Silva LB. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface Comun Saúde Educ. 2014;18:177-86.
(4) Nascimento RDS, Alves NV. Vivências do estágio no programa telessaúde Bahia: ênfase na qualificação das práticas dos profissionais da atenção básica. Rev Odontol Araçatuba. 2021;42(1):14-8.
(5) Pizzinato A, Gustavo AS, Santos BRL, Ojeda BS, Ferreira E, Thiesen FV, et al. A integração ensino-serviço como estratégia na formação profissional para o SUS. Rev Bras Educ Méd. 2012;36:170-7.
(6) Leme PAT, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde. Ciênc Saúde Colet. 2015;20:1255-65.
(7) Emmi DT, Silva DMC, Barroso RFF. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface Comun Saúde Educ. 2017;22:223-36.
(8) Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n.3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. 20 Jun 2014. [Acesso em 25 jun. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192.
(9) Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 803/2018, aprovado em 5 de dezembro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União. 05 Dez 2018. [Acesso em 25 jun. 2021]. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&c ategory_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192.
(10) COVID-19: Relato de experiência de acadêmicos da saúde. Saberes Plurais Educ Saúde. 2020;4(2):61-70.
(11) Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM de, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface Comun Saúde Educ. 2014;18:351-62.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).