Projeto Rede de Cuidados Territoriais em Saúde
cuidado integral e multiprofissional como prática de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1681Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Odontologia Comunitária, Visita domiciliar, Saúde da Família, Educação SuperiorResumo
Na formação do profissional de saúde é essencial o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) além da teoria, sendo importante a vivência prática da interdisciplinaridade e interprofissionalidade no cuidado integral dos indivíduos. O presente relato de experiência descreve, sob a visão de um aluno do curso de odontologia, as principais ações, como as visitas domiciliares, que tinham o enfoque na atenção primária à saúde, a busca ativa de demandas urgentes dos usuários e a importância delas no cuidado em saúde de uma comunidade incluída no Projeto Rede de Cuidados Territoriais, realizado pela Universidade de Passo Fundo, Brasil. O relato de experiência traz os aprendizados e reflexões gerados durante os encontros em equipe, como consequências das visitas domiciliares multidisciplinares, que ocorreram semanalmente, propiciando ao aluno o acompanhamento de famílias e a criação de vínculos, visando o cuidado e a atenção integral. As ações do projeto contribuíram para a formação acadêmica dos alunos de diversos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES), permitindo a prática no território, na comunidade, sem simulações. A partir da realidade da população, o grupo acadêmico foi estimulado a conhecer o SUS, pela vivência das suas diretrizes e princípios, a realidade do sistema, incluindo suas fortalezas e fraquezas. Identifiquei, a partir dessa experiência, que ações voltadas as comunidades mais vulneráveis em seus territórios são desafiadoras, principalmente em relação a tomada de decisões na atenção integral à saúde dos indivíduos.
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