Projeto Rede de Cuidados Territoriais em Saúde

cuidado integral e multiprofissional como prática de aprendizagem

Autores

  • Mateus José Dutra Universidade de Passo Fundo
  • Paulo do Prado Funk Universidade de Passo Fundo
  • Juliane Bervian Universidade de Passo Fundo
  • Daniela Jorge Corralo Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1681

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Odontologia Comunitária, Visita domiciliar, Saúde da Família, Educação Superior

Resumo

Na formação do profissional de saúde é essencial o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) além da teoria, sendo importante a vivência prática da interdisciplinaridade e interprofissionalidade no cuidado integral dos indivíduos. O presente relato de experiência descreve, sob a visão de um aluno do curso de odontologia, as principais ações, como as visitas domiciliares, que tinham o enfoque na atenção primária à saúde, a busca ativa de demandas urgentes dos usuários e a importância delas no cuidado em saúde de uma comunidade incluída no Projeto Rede de Cuidados Territoriais, realizado pela Universidade de Passo Fundo, Brasil. O relato de experiência traz os aprendizados e reflexões gerados durante os encontros em equipe, como consequências das visitas domiciliares multidisciplinares, que ocorreram semanalmente, propiciando ao aluno o acompanhamento de famílias e a criação de vínculos, visando o cuidado e a atenção integral. As ações do projeto contribuíram para a formação acadêmica dos alunos de diversos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES), permitindo a prática no território, na comunidade, sem simulações. A partir da realidade da população, o grupo acadêmico foi estimulado a conhecer o SUS, pela vivência das suas diretrizes e princípios, a realidade do sistema, incluindo suas fortalezas e fraquezas. Identifiquei, a partir dessa experiência, que ações voltadas as comunidades mais vulneráveis em seus territórios são desafiadoras, principalmente em relação a tomada de decisões na atenção integral à saúde dos indivíduos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus José Dutra, Universidade de Passo Fundo

Graduando em Odontologia, Universidade de Passo Fundo.

Paulo do Prado Funk, Universidade de Passo Fundo

Professor Mestre, Curso de Odontologia, Universidade de Passo Fundo.

Juliane Bervian, Universidade de Passo Fundo

Professora Doutora, Curso de Odontologia, Universidade de Passo Fundo.

Daniela Jorge Corralo, Universidade de Passo Fundo

Professora Doutora, Curso de Odontologia, Universidade de Passo Fundo.

Referências

Leite MF, Ribeiro KSQS, Anjos UU, Batista PSS. Extensão Popular na formação profissional em saúde para o SUS: refletindo uma experiência. Comunic Saúde Educ. 2014;18(2):1569-78.

Barros MEB. Desafios ético-políticos para a formação dos profissionais de saúde: transdisciplinaridade e integralidade. In: Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA, organizadores. Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: Cepesc, UERJ, IMS, Abrasco; 2005. p. 131- 50.

Chesani FH, Wachholz LB, Oliveira MAM, Silva C, Luz ME, Fabris FA, et al. A indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa: o tripé da universidade. Conexão UEPG. 2017; 13(3):452-61.

Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. 1990. [Cited Mar. 16, 2022]. Available from: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.

Mendes EV. As redes de atenção à saúde. Ciênc Saúde Colet. 2010;15(5):2297-305.

Gondim GMM, Monken M. Território e territorialização. In: Gondim GMM, Christófaro MAC, Miyashiro G. Técnico de vigilância em saúde: contexto e identidade. Rio de Janeiro: EPSJV. 2017:21-44.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n° 3, de 17 de junho de 2021. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 2022, 05 de jan; Seção 1:10. [Cited Mar. 16, 2022]. Available from: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-3-de-21-de-junho-de2021-327321299.

Bulgarelli AF, Souza KR, Baumgarten A, Souza JM, Rosing CK, Toassi RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface Comun Saúde Educ. 2014;18(49): 351-62.

Kriger L, Moysés SJ, Moysés ST. Humanização e formação profissional. Cad ABOPREV. 2005; 8p.

Taichman RS, Parkinson JW, Nelson BA, Nordquist B, Thompson JF. Leadership training for oral health professionals: a call to action. J Dental Educ. 2012;76(2):185-91.

Fonseca EP. As diretrizes curriculares nacionais e a formação do cirurgião dentista brasileiro. J Manag Prim Health Care. 2012;3(2):158-78.

Vasconcelos EM. Educação Popular, um jeito de conduzir o processo educativo. In: Vasconcelos EM, Cruz PJSC (orgs). Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. São Paulo: Hucitec; 2011. p. 28-34.

Guimarães DA, Silva ES. Formação em ciências da saúde: diálogos em saúde coletiva e educação para a cidadania. CiêncSaúde Colet. 2010;15(5):2551-62.

Gurgel RM. Extensão universitária:comunicação ou domesticação. São Paulo: Cortez; 1986.

Macêdo MCS, Romano RAT, Henriques RLM, Pinheiro R. Cenários de aprendizagem: interseção entre os mundos do trabalho e da formação. In: Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA (orgs). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ, Cepesq, Abrasco; 2006. p. 229-50.

Ministério da Saúde. Portaria nº 2.527 de 27 de outubro de 2011. Redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Diário Oficial da União; 2011. [Cited Mar. 16, 2022]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2527_27_10_2011.html.

Bizerril DO, Saldanha KGH, Silva JP, Almeida JRS, Almeida MEL. Papel do cirurgião-dentista nas visitas domiciliares: atenção em saúde bucal. Rev Bras Med Fam Comun. 2015;10(37):1-8.

Giacomozzi CM, Lacerda MR. A Prática da Assistência Domiciliar dos Profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Texto Contexto Enferm. 2006;15(4):645-53.

Martins-Melo FR, Lima MS, Ramos Júnior AN, Heukelbach J, Campo MOC. Modalidade de educação a distância na formação profissional em saúde da família: relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comun. 2014;9(30):89-95.

Carnut L. Cuidado, integralidade e atenção primária: articulação essencial para refletir sobre o setor saúde no Brasil. Saúde Debate. 2017; 41(115):1177-86.

Publicado

10-09-2022

Como Citar

Dutra, M. J., Funk, P. do P., Bervian, J., & Corralo, D. J. (2022). Projeto Rede de Cuidados Territoriais em Saúde: cuidado integral e multiprofissional como prática de aprendizagem . Revista Da ABENO, 22(2), 1681. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1681

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica