Preferência dos estudantes de um curso de odontologia quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem uso de posicionadores

Autores

  • Guilherme Costa Acadêmico de Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres.
  • Naiara Leites Larentis Doutora em Odontologia, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.169

Palavras-chave:

Aprendizagem, Radiologia, Educação em Odontologia.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a preferência dos alunos de radiologia do curso de Odontologia da ULBRA Torres quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem o uso de posicionadores. Participaram 26 alunos que foram aleatoriamente divididos em 2 grupos: (A) grupo que realizou duas radiografias da região superior (anterior e posterior) usando a técnica periapical da bissetriz sem o uso de posicionadores e, depois, com o uso de posicionadores. Na aula seguinte, os mesmos alunos realizaram duas radiografias da região inferior (anterior e posterior) usando a técnica periapical com posicionador e depois a bissetriz sem posicionador; (B) grupo que realizou duas radiografias da região superior (anterior e posterior) usando a técnica periapical com o uso de posicionadores e depois a bissetriz sem ouso de posicionadores.  Na aula seguinte, os mesmos alunos realizaram duas radiografias da região inferior (anterior e posterior) usando a técnica periapical da bissetriz sem posicionador e depois com posicionador. Ao final foi aplicado um questionário sobre a preferência dos alunos em relação à aprendizagem com e sem uso de posicionadores. Dos 26 alunos que participaram da pesquisa 9 (34,6%) preferiram aprender realizando a técnica da bissetriz sem uso de posicionadores e depois com, 16 (61,6%) preferiram com o uso de posicionadores e depois sem e 1 (3,80%) não percebeu diferença. Conclui-se que os alunos participantes do estudo preferiram realizar a técnica periapical usando antes o posicionador, pois este facilitaria o aprendizado.

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Biografia do Autor

Guilherme Costa, Acadêmico de Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres.

 

Acadêmico de Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres

 

Naiara Leites Larentis, Doutora em Odontologia, Professora do Curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres.

Professora de Radiologia da ULBRA Torres

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

Costa, G., & Larentis, N. L. (2015). Preferência dos estudantes de um curso de odontologia quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem uso de posicionadores. Revista Da ABENO, 15(2), 105–110. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.169

Edição

Seção

Artigos