Preferência dos estudantes de um curso de odontologia quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem uso de posicionadores
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.169Palavras-chave:
Aprendizagem, Radiologia, Educação em Odontologia.Resumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar a preferência dos alunos de radiologia do curso de Odontologia da ULBRA Torres quanto ao aprendizado da técnica radiográfica periapical com e sem o uso de posicionadores. Participaram 26 alunos que foram aleatoriamente divididos em 2 grupos: (A) grupo que realizou duas radiografias da região superior (anterior e posterior) usando a técnica periapical da bissetriz sem o uso de posicionadores e, depois, com o uso de posicionadores. Na aula seguinte, os mesmos alunos realizaram duas radiografias da região inferior (anterior e posterior) usando a técnica periapical com posicionador e depois a bissetriz sem posicionador; (B) grupo que realizou duas radiografias da região superior (anterior e posterior) usando a técnica periapical com o uso de posicionadores e depois a bissetriz sem ouso de posicionadores. Na aula seguinte, os mesmos alunos realizaram duas radiografias da região inferior (anterior e posterior) usando a técnica periapical da bissetriz sem posicionador e depois com posicionador. Ao final foi aplicado um questionário sobre a preferência dos alunos em relação à aprendizagem com e sem uso de posicionadores. Dos 26 alunos que participaram da pesquisa 9 (34,6%) preferiram aprender realizando a técnica da bissetriz sem uso de posicionadores e depois com, 16 (61,6%) preferiram com o uso de posicionadores e depois sem e 1 (3,80%) não percebeu diferença. Conclui-se que os alunos participantes do estudo preferiram realizar a técnica periapical usando antes o posicionador, pois este facilitaria o aprendizado.
Downloads
Referências
Updegrave WJ. Dental radiography with the versatile intraoral positioner system. J Prevent Dent. 1977;4(3):14-9.
Cieszynski A. Ueber die einstellung der roentgenrohre bei zahnaufnahmen. Corresp F zahnärzte, p.158, 1907.Cieszynski, A. In defense of the rights of authorship of some fundamental rules of X-Ray technique and accessories. Dent Cosmos. 1924;66(6):656-64.
Larheim TA, Eggen S. Determination of tooth length with a standardized paralleling technique and calibrate radiographic measuring film. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1979;48(4):374-78.
Brandt C. Estudo comparativo do resultado radiográfico empregando as técnicas intrabucais periapicais da bissetriz e paralelismo no ensino de radiologia dentária – gradua-ção. Estomat Cult. 1983; 13(2):45-9.
Vande Vorde HE, Bjornadahl AM. Estimating endodontic "working length" with paralleling radiographs. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1969; 27(1):106-10.
Updegrave WJ. Simplifying and proving intraoral dental roentgen-ography. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1959; 12(6),704-16.
Larheim TA, Eggen S. Determination of tooth length with a standardized paralleling technique and calibrate radiographic measuring film. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1979; 48(4):374-8.
Ribas ME, Souza BC, Fontanella VRC. Avaliação da qualidade de radiografias intrabucais realizadas por acadêmicos da FO-UFRGS. Rev ABENO. 2008; 8(1):49-50.
Patel JR, Greer DF. Evaluating student progress through error reduction intraoral radiographic technique. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1986; 62(4):471-4.
Consolo CG, Montebello Filho A, Tavano O. Avaliação do desempenho de alunos de graduação na obtenção de radiografias pela técnica da bissetriz, durante os anos de 1986 e 1987. Rev Odontol Univ São Paulo. 1990;4(3):247-51.
Kreich EM, Queiroz MGS, Sloniak MC. Controle de qualidade em radiografias periapicais obtidas no curso de Odontologia da UEPG. Publicatio UEPG. 2002;8:33-45.
Pontual MLA, Veloso HHP, Pontual AA, Silveira MMF. Errores em radiografias intrabucales realizadas em la Facultad de Odontogia de Pernambuco-Brasil. Acta Odontol Venez. 2005;43:19-24.
Carvalho PL, Neves ACC, Medeiros JMF, Zollner NA, Rosa LCL, Almeida ETDC. Erros técnicos nas radiografias intrabucais realizadas por alunos de graduação. RGO. 2009;57:151-5.
Mourshed F. A study of intraoral radiographic errors made by dental students. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1971;32(5):824-8.
Gasparini D, Vaz SEM, Haiter Neto F, Bóscolo FN. Análise de erros cometidos por alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no período de 1975 a 1988. Rev Odontol Univ São Paulo. 1992;6(3/4):107-14.
Lima ACP. A técnica roent-genográfica dentária periapical do cone longo, comparada a do curto - contribuição ao seu estudo. São Paulo, 1953. 116p. Tese (Livre-Docência) - Faculdade de Odon-tologia, Universidade de São Paulo
Isper MA, Bampa JU, Pardini LC. Processamento: redutor e reforçador da imagem radiográfica. Rev Bras Teleodontol. 2005;1(3):24-9.
Farman AG, Parks ET. Radiation safety and quality assurance in US Dental Hygiene Programmes. Dento maxillofac Radiol. 1991;20(3):152-4.
Miles DA, van Dis ML, Razmus TF. Basic principies of oral and maxillofacial radiology. Philadelphia: W. B. Saunders, 1992.
Mazza BU. Proteção contra radiações ionizantes. Rev Paul Cir Dent. 1964;18(5):173-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).