“A vida como ela é” e o desenvolvimento de competências e autonomia na integração ensino-serviço-comunidade

Autores

  • Franklin Delano Soares Forte Universidade Federal da Paraíba
  • Otacílio Batista de Sousa Nétto Universidade Federal do Piauí
  • Nelson Filice de Barros Universidade Estadual de Campinas
  • Aída Albuquerque Pontes Universidade Federal da Paraíba
  • Hannah Gil de Farias Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Ailma de Souza Barbosa Prefeitura Municipal de João Pessoa
  • Claudia Helena Soares de Morais Freitas Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1723

Palavras-chave:

Odontologia, Atenção Básica, Ensino

Resumo

A formação em Odontologia alinhada às demandas atuais de saúde tem sido uma agenda importante. O objetivo desta pesquisa foi compreender os aprendizados a partir dos estágios supervisionados na perspectiva do desenvolvimento de competências e autonomia, a partir da voz de estudantes de Odontologia. Utilizou-se pesquisa qualitativa, com dois grupos focais, com 13 estudantes, de ambos os sexos, de um curso de Odontologia, de uma instituição federal de ensino no Nordeste do Brasil. Procedeuse à análise temática de conteúdo. Os Estágios Supervisionados da Saúde Coletiva atuam como oportunidades de ensino-aprendizagem avaliação, permitindo vivência nos serviços públicos de saúde locais e territórios, sensibilizando o estudante para o cuidado integral e para a compreensão ampliada do processo saúde-doença. As vivências partem sempre da premissa de que o aprendizado está vinculado aos serviços de saúde e a um percurso construído coletivamente por todos. Portanto, a compreensão dos estudantes sobre a integração entre o ensino, o serviço e a comunidade, permitiram a articulação entre a teoria e a prática da Saúde Coletiva e o desenvolvimento de competências “socio-lógicas” implicadas aos contextos do trabalho em saúde. Com esse entendimento, os participantes reconheceram o princípio da educação pelo/com o trabalho e a importância de todos para troca e produção de conhecimentos e de saberes em saúde.

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Biografia do Autor

Franklin Delano Soares Forte, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Clínica e Odontologia social, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba.

Otacílio Batista de Sousa Nétto, Universidade Federal do Piauí

Departamento de Patologia e Clínica Odontológica, Universidade Federal do Piauí.

Nelson Filice de Barros, Universidade Estadual de Campinas

Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis), Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.

Aída Albuquerque Pontes, Universidade Federal da Paraíba

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal da Paraíba.

Hannah Gil de Farias Morais, Universidade Federal da Paraíba

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal da Paraíba.

Ailma de Souza Barbosa, Prefeitura Municipal de João Pessoa

Prefeitura Municipal de João Pessoa, Secretaria Municipal de Saúde.

Claudia Helena Soares de Morais Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Clínica e Odontologia social, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

Forte, F. D. S., Sousa Nétto, O. B. de, Barros, N. F. de, Pontes, A. A., Morais, H. G. de F., Barbosa, A. de S., & Freitas, C. H. S. de M. (2022). “A vida como ela é” e o desenvolvimento de competências e autonomia na integração ensino-serviço-comunidade. Revista Da ABENO, 22(2), 1723 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1723

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica