Análise da oferta da disciplina de Bioética nos cursos de graduação em Odontologia brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1766Palavras-chave:
Ética Odontológica, Bioética, Educação em OdontologiaResumo
O objetivo deste estudo foi verificar a oferta da disciplina de Bioética nos currículos dos cursos de odontologia brasileiros. Para isso foi realizado a revisão de todas as matrizes curriculares disponíveis no site do Ministério de Educação, no período de fevereiro a abril de 2019. A busca foi realizada individualmente na matriz de cada curso buscando informações sobre: a presença da disciplina de Bioética, a carga horária da disciplina, o semestre e o regime (optativa ou obrigatória) de oferta na matriz curricular. No levantamento realizado encontrou-se 41 (17,67%) cursos que ofertavam a disciplina de Bioética de forma isolada e 36 (15,52%) na forma associada, totalizando 77 (33,19%) com oferta da disciplina. Concluiu-se que, no ano de 2019, a maioria dos cursos não disponibilizava a disciplina de Bioética, inferindo-se a necessidade de haver sua inclusão em todos os cursos como forma de cumprir as diretrizes curriculares nacionais existentes e proporcionar adequada formação humanística aos futuros profissionais.
Downloads
Referências
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos [Internet]. Paris; 2005. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000146180_por
Goldim JR. Definição de Bioética - Reich 1978 [Internet]. 1997 [citado em 15 de setembro de 2021]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/bioet78.htm
Kottow MH. Enseñanza de la bioética: una síntesis. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2009;33(1):658-663. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000400017
Muñoz D, Muñoz DR. O ensino da ética nas Faculdades de Medicina do Brasil. Rev Bras Educ Méd [Internet]. 2003 [citado em em 6 de setembro de 2021];114–124. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-353002
Bonamigo EL. La enseñanza de la bioética: una aproximación entre Brasil y España [Dissertação]. Córdoba: Universidad Internacional de Catalunya; 2005. [citado em 12 de novembro de 2020]. 104p. Disponível em: https://www.bioeticacs.org/iceb/investigacion/la_ensenanza_de_la_BIOETICA_una_aproximacion_entre_BrasiL_y_Espana.pdf
Neves Júnior WA, Araújo LZS, Rego S. Ensino de bioética nas faculdades de medicina no Brasil. Revista Bioét. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];24(1):98-107. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/x6wWXg9yDhbq3FyLDY8HGnK/?lang=pt
Couto Filho JCF, Souza FS, Silva SS, Yarid S, Sena ELS. Ensino da bioética nos cursos de Enfermagem das universidades federais brasileiras. Rev Bioét [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];21(1):179-185. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/BQ9x9NJpLCsY3d74Cdh4h7L/?lang=pt
Uliana D, Carvalho D, Bonamigo E. Bioética e Bem-Estar Animal nos Cursos de Medicina Veterinária Brasileiros. Rev Bras Bioé. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];14(1):1-16. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/20619
Paiva LM, Guilhem D, Sousa ALL. O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];47(4):357–369. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/89580
Gomes JCM. O Atual Ensino da Ética para os Profissionais de Saúde e seus Reflexos no Cotidiano do Povo Brasileiro. Rev Bioé [Internet]. 2009 [citado em 6 de setembro de 2021];4(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/396
Rodríguez A, Becerra PM, P. Ética, bioética y calidad educativa como dimensiones de la formación integral de los estudiantes de Odontología. Odontol Sanmarquina [nternet]. 2022 [citado em 30 de novembro de 2022];25(4):e23840. Disponível em: https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/odont/article/view/23840
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde. 2013;11(2):339–354. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462013000200005&lng=pt&tlng=pt
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface (Botucatu). 2012;16(1):529-544. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: http://www.scielo.br/j/icse/a/bp3q9vRNdRnNvgkKJ8pmfZv/?lang=pt
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES no 3 [Internet]. 1 Sect. (2021). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192
Werneck RR, Azevedo MC, Pinto TJS. Dimensão ética nas faculdades de odontologia no brasil: por que desenvolvê-la? Rev Letras Linguíst [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];3(7):46–62. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9146/5451
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO no 22 (2001) [Internet]. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-22-2001_97126.html
Prado MM, Garrafa V. A Bioética na formação em odontologia: importância para uma prática consciente e crítica. Comun Ciênc Saúde [internet]. 2007 [citado em 6 de setembro de 2021];17(4):263–274. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-23469
Gonçalves PE, Garbin CAS, Garbin AJI, Saliba NA. Análise qualitativa do conteúdo ministrado na disciplina de bioética nas faculdades de odontologia brasileiras. Acta Bioethica [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];16(1):70-76. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Grisard N. Ética Médica e Bioética: a disciplina em falta na graduação médica. Rev Bioé [Internet]. 2009 [citado em 6 de setembro de 2021];10(1):97-114. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/200
Figueiredo AM, Garrafa V, Portillo JAC. Ensino da bioética na área das ciências da saúde no Brasil: estudo de revisão sistemática. INTERthesis [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];5(2):47–72. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2008v5n2p47
Marin F, Rebello M, Mello ALSF, Finkler M. Ética e Bioética como temas de pesquisa em Odontologia: uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas reuniões da SBPqO. Rev ABENO [Internet]. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];16(4):51-60. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/339
Musse JO, Boing AF, Martino FS, Silva RHA, Vaccarezza GF, Ramos DLP. O Ensino da bioética nos cursos de graduação em odontologia do estado de São Paulo. Arq Ciênc Saúde [Internet]. 2007 [citado em 6 de setembro de 2021];14–17. Disponível em: http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-14-1/ID172.pdf
Santos RMM, Couto TA, Silva AP, Yarid SD. Ensino da Bioética nos cursos de Odontologia das Universidades Federais Brasileiras. Rev EFDesportes [Internet]. 2014 [citado em 15 de dezembro de 2022];19(199). Disponível em: https://efdeportes.com/efd199/ensino-da-bioetica-nos-cursos-de-odontologia.htm
Aires CP, Hugo FN, Rosalen PL, Marcondes FK. Teaching of bioethics in dental graduate programs in Brazil. Braz Oral Res [Internet]. 2006 [citado em 21 de dezembro de 2022];20(4):285–289. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-83242006000400001&lng=en&tlng=en
Colodette RM, Gomes AP. Mapeando o ensino da bioética nos cursos de odontologia brasileiros. Rev Bioét [Internet]. 2022;30(4):734-743. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304565PT
Colodette RM, Moreira TR, Siqueira-Batista R, Gomes AP. Bioethics in brazilian dentistry undergraduate courses: Bioética nos cursos de graduação em odontologia brasileiros. Braz J Develop [Internet]. 2022 [citado em 21de dezembro de 2022]; 8(8):54754–5478. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50779
Guerra RA. Bioética no curriculum de odontologia. Acta Bioethica [Internet]. 2006 [citado em 6 de setembro de 2021];12(1):49-54. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Alcota M, Gauna PR, González FE. Development of ethical practices and social responsibility in dental education at the university of Chile: student and faculty perceptions. Eur J Dent Educ [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];17(1):e70–e76. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0579.2012.00767.x
Rupaya G, Rosa C. Ethics and bioethics inclusion in graduate and postgraduate surgeon-dentist career in Peru. Acta Bioethica [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];14(1):74–77. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Gonzalez MG, Kasim NHA, Naimie Z. Soft skills and dental education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];17(2):73–82. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/eje.12017
Allareddy V, Havens AM, Howell TH, Karimbux NY. Evaluation of a New Assessment Tool in Problem-Based Learning Tutorials in Dental Education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2011 [citado em 6 de setembro de 2021];75(5):665–671. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/j.0022-0337.2011.75.5.tb05092.x
Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];17(1):421–431. Disponível em: http://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?lang=pt
Sánchez CZ, Millán PM, Espinoza GE, González CV, García PV. Training on bioethics in dentistry curriculum from the perspective of students. Acta Bioethica [Internet]. 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];20(1):135–142. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2014000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Kretschmann-Ramírez RV, Massa ÁA. Enseñanza de bioética en la carrera de odontología. Reflexiones y prostectivas. Pebi [Internet]. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];20(2):270. Disponível em: https://personaybioetica.unisabana.edu.co/index.php/personaybioetica/article/view/257
Kedraka K, Kourkoutas Y. Debates in Teaching Bioethics. Journal of Curriculum and Teaching [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];7(1):32–41. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1170331
Instituto Brasileiro de Estudos e pesquisas socioeconômicas (Inbrape). Perfil do cirurgião-dentista no Brasil. Londrina; 2003.
Moraes DA, Maluf F, Tauil PL, Portillo JAC. Precarização do trabalho odontológico na saúde suplementar: uma análise bioética. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2019 [citado em 6 de setembro de 2021];24(3):705–714. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csc/a/KDS6nGHXqBMwYnGHJBMsDyz/?lang=pt
Oliveira FT, Peres AS, Peres SHCS, Yarid SD, Silva RHA. Ética odontológica: conhecimento de acadêmicos e cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da profissão. Rev Odont Unesp [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];37(1):33–39. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001687246
Puplaksis NV, Pereira MM, Nobile R, Ramos DLP. A disciplina de bioética na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Rev Latinoam Bioét [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];10(2):5. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3651782
Amorim AG, Souza ECF. Problemas éticos vivenciados por dentistas: dialogando com a bioética para ampliar o olhar sobre o cotidiano da prática profissional. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2010 [citado em 21 de dezembro de 2022];15(3):869–878. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csc/a/B5DDsyrJfJPrQRccm7KZWXz/?lang=pt
Finkler M, Negreiros DP. Formação x educação, Deontologia x ética: repensando conceitos, reposicionando docentes. Rev ABENO [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];18(2):37–44. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/561
Boletim Abeno News junho-2-2017 [Internet]. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: https://abeno.org.br/abeno-news/abeno-news72.html
Finkler M, Maluf F, Pires ROM. Referenciais e experiências de ensino em bioética: 3a reunião do grupo de professores de Bioética em Odontologia da ABENO. Rev ABENO [Internet]. 2020 [citado em 6 de setembro de 2021];20(2):159–167. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1140
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n o 3. [Internet]. 1 Sect. (2002). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).