Analysis of the Bioethics subject offer in Brazilian undergraduate Dentistry courses

Authors

  • Rômulo Kotz Jung Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Bethânia Cecília Bonassi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Greta Doralina Beuren Pereira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Grasieli de Oliveira Ramos Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Diego de Carvalho Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Elcio Luiz Bonamigo Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1766

Keywords:

Ethics Dental, Bioethics, Education Dental

Abstract

The aim of this study was to verify the offer of the Bioethics course in the curricular matrices of Brazilian dentistry schools. For this purpose, a review of all curricular matrices available on the Ministry of Education website was conducted from February to April 2019. The search was carried out individually in the matrix of each course, seeking information about the presence of the Bioethics course, the course load, the semester, and the regime (optional or mandatory) of the course offering in the curricular matrix. In the survey, 41 (17.67%) courses were found to offer the Bioethics course singly, and 36 (15.52%) offered it in the associated form, totaling 77 (33.19%) with an offer of the courses. It was concluded that, in 2019, the majority of courses did not provide the Bioethics subject, inferring the need for its inclusion in all courses as a way to comply with the existing national curricular guidelines and provide adequate humanistic education to future professionals.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rômulo Kotz Jung, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Programa de Mestrado em Biociências e Saúde, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Bethânia Cecília Bonassi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Curso de Medicina Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Greta Doralina Beuren Pereira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Curso de Medicina Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Grasieli de Oliveira Ramos, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Programa de Mestrado em Biociências e Saúde, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Diego de Carvalho, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Programa de Mestrado em Biociências e Saúde, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Elcio Luiz Bonamigo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Programa de Mestrado em Biociências e Saúde, Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

References

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos [Internet]. Paris; 2005. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000146180_por

Goldim JR. Definição de Bioética - Reich 1978 [Internet]. 1997 [citado em 15 de setembro de 2021]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/bioet78.htm

Kottow MH. Enseñanza de la bioética: una síntesis. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2009;33(1):658-663. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000400017

Muñoz D, Muñoz DR. O ensino da ética nas Faculdades de Medicina do Brasil. Rev Bras Educ Méd [Internet]. 2003 [citado em em 6 de setembro de 2021];114–124. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-353002

Bonamigo EL. La enseñanza de la bioética: una aproximación entre Brasil y España [Dissertação]. Córdoba: Universidad Internacional de Catalunya; 2005. [citado em 12 de novembro de 2020]. 104p. Disponível em: https://www.bioeticacs.org/iceb/investigacion/la_ensenanza_de_la_BIOETICA_una_aproximacion_entre_BrasiL_y_Espana.pdf

Neves Júnior WA, Araújo LZS, Rego S. Ensino de bioética nas faculdades de medicina no Brasil. Revista Bioét. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];24(1):98-107. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/x6wWXg9yDhbq3FyLDY8HGnK/?lang=pt

Couto Filho JCF, Souza FS, Silva SS, Yarid S, Sena ELS. Ensino da bioética nos cursos de Enfermagem das universidades federais brasileiras. Rev Bioét [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];21(1):179-185. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/BQ9x9NJpLCsY3d74Cdh4h7L/?lang=pt

Uliana D, Carvalho D, Bonamigo E. Bioética e Bem-Estar Animal nos Cursos de Medicina Veterinária Brasileiros. Rev Bras Bioé. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];14(1):1-16. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/20619

Paiva LM, Guilhem D, Sousa ALL. O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];47(4):357–369. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/89580

Gomes JCM. O Atual Ensino da Ética para os Profissionais de Saúde e seus Reflexos no Cotidiano do Povo Brasileiro. Rev Bioé [Internet]. 2009 [citado em 6 de setembro de 2021];4(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/396

Rodríguez A, Becerra PM, P. Ética, bioética y calidad educativa como dimensiones de la formación integral de los estudiantes de Odontología. Odontol Sanmarquina [nternet]. 2022 [citado em 30 de novembro de 2022];25(4):e23840. Disponível em: https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/odont/article/view/23840

Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde. 2013;11(2):339–354. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462013000200005&lng=pt&tlng=pt

Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface (Botucatu). 2012;16(1):529-544. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: http://www.scielo.br/j/icse/a/bp3q9vRNdRnNvgkKJ8pmfZv/?lang=pt

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES no 3 [Internet]. 1 Sect. (2021). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192

Werneck RR, Azevedo MC, Pinto TJS. Dimensão ética nas faculdades de odontologia no brasil: por que desenvolvê-la? Rev Letras Linguíst [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];3(7):46–62. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9146/5451

Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO no 22 (2001) [Internet]. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-22-2001_97126.html

Prado MM, Garrafa V. A Bioética na formação em odontologia: importância para uma prática consciente e crítica. Comun Ciênc Saúde [internet]. 2007 [citado em 6 de setembro de 2021];17(4):263–274. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-23469

Gonçalves PE, Garbin CAS, Garbin AJI, Saliba NA. Análise qualitativa do conteúdo ministrado na disciplina de bioética nas faculdades de odontologia brasileiras. Acta Bioethica [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];16(1):70-76. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Grisard N. Ética Médica e Bioética: a disciplina em falta na graduação médica. Rev Bioé [Internet]. 2009 [citado em 6 de setembro de 2021];10(1):97-114. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/200

Figueiredo AM, Garrafa V, Portillo JAC. Ensino da bioética na área das ciências da saúde no Brasil: estudo de revisão sistemática. INTERthesis [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];5(2):47–72. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2008v5n2p47

Marin F, Rebello M, Mello ALSF, Finkler M. Ética e Bioética como temas de pesquisa em Odontologia: uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas reuniões da SBPqO. Rev ABENO [Internet]. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];16(4):51-60. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/339

Musse JO, Boing AF, Martino FS, Silva RHA, Vaccarezza GF, Ramos DLP. O Ensino da bioética nos cursos de graduação em odontologia do estado de São Paulo. Arq Ciênc Saúde [Internet]. 2007 [citado em 6 de setembro de 2021];14–17. Disponível em: http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-14-1/ID172.pdf

Santos RMM, Couto TA, Silva AP, Yarid SD. Ensino da Bioética nos cursos de Odontologia das Universidades Federais Brasileiras. Rev EFDesportes [Internet]. 2014 [citado em 15 de dezembro de 2022];19(199). Disponível em: https://efdeportes.com/efd199/ensino-da-bioetica-nos-cursos-de-odontologia.htm

Aires CP, Hugo FN, Rosalen PL, Marcondes FK. Teaching of bioethics in dental graduate programs in Brazil. Braz Oral Res [Internet]. 2006 [citado em 21 de dezembro de 2022];20(4):285–289. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-83242006000400001&lng=en&tlng=en

Colodette RM, Gomes AP. Mapeando o ensino da bioética nos cursos de odontologia brasileiros. Rev Bioét [Internet]. 2022;30(4):734-743. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304565PT

Colodette RM, Moreira TR, Siqueira-Batista R, Gomes AP. Bioethics in brazilian dentistry undergraduate courses: Bioética nos cursos de graduação em odontologia brasileiros. Braz J Develop [Internet]. 2022 [citado em 21de dezembro de 2022]; 8(8):54754–5478. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50779

Guerra RA. Bioética no curriculum de odontologia. Acta Bioethica [Internet]. 2006 [citado em 6 de setembro de 2021];12(1):49-54. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=es

Alcota M, Gauna PR, González FE. Development of ethical practices and social responsibility in dental education at the university of Chile: student and faculty perceptions. Eur J Dent Educ [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];17(1):e70–e76. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0579.2012.00767.x

Rupaya G, Rosa C. Ethics and bioethics inclusion in graduate and postgraduate surgeon-dentist career in Peru. Acta Bioethica [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];14(1):74–77. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Gonzalez MG, Kasim NHA, Naimie Z. Soft skills and dental education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];17(2):73–82. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/eje.12017

Allareddy V, Havens AM, Howell TH, Karimbux NY. Evaluation of a New Assessment Tool in Problem-Based Learning Tutorials in Dental Education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2011 [citado em 6 de setembro de 2021];75(5):665–671. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/j.0022-0337.2011.75.5.tb05092.x

Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];17(1):421–431. Disponível em: http://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?lang=pt

Sánchez CZ, Millán PM, Espinoza GE, González CV, García PV. Training on bioethics in dentistry curriculum from the perspective of students. Acta Bioethica [Internet]. 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];20(1):135–142. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2014000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Kretschmann-Ramírez RV, Massa ÁA. Enseñanza de bioética en la carrera de odontología. Reflexiones y prostectivas. Pebi [Internet]. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];20(2):270. Disponível em: https://personaybioetica.unisabana.edu.co/index.php/personaybioetica/article/view/257

Kedraka K, Kourkoutas Y. Debates in Teaching Bioethics. Journal of Curriculum and Teaching [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];7(1):32–41. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1170331

Instituto Brasileiro de Estudos e pesquisas socioeconômicas (Inbrape). Perfil do cirurgião-dentista no Brasil. Londrina; 2003.

Moraes DA, Maluf F, Tauil PL, Portillo JAC. Precarização do trabalho odontológico na saúde suplementar: uma análise bioética. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2019 [citado em 6 de setembro de 2021];24(3):705–714. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csc/a/KDS6nGHXqBMwYnGHJBMsDyz/?lang=pt

Oliveira FT, Peres AS, Peres SHCS, Yarid SD, Silva RHA. Ética odontológica: conhecimento de acadêmicos e cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da profissão. Rev Odont Unesp [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];37(1):33–39. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001687246

Puplaksis NV, Pereira MM, Nobile R, Ramos DLP. A disciplina de bioética na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Rev Latinoam Bioét [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];10(2):5. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3651782

Amorim AG, Souza ECF. Problemas éticos vivenciados por dentistas: dialogando com a bioética para ampliar o olhar sobre o cotidiano da prática profissional. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2010 [citado em 21 de dezembro de 2022];15(3):869–878. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csc/a/B5DDsyrJfJPrQRccm7KZWXz/?lang=pt

Finkler M, Negreiros DP. Formação x educação, Deontologia x ética: repensando conceitos, reposicionando docentes. Rev ABENO [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];18(2):37–44. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/561

Boletim Abeno News junho-2-2017 [Internet]. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: https://abeno.org.br/abeno-news/abeno-news72.html

Finkler M, Maluf F, Pires ROM. Referenciais e experiências de ensino em bioética: 3a reunião do grupo de professores de Bioética em Odontologia da ABENO. Rev ABENO [Internet]. 2020 [citado em 6 de setembro de 2021];20(2):159–167. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1140

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n o 3. [Internet]. 1 Sect. (2002). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf

Published

19-07-2023

How to Cite

Kotz Jung, R., Bonassi, B. C., Pereira, G. D. B., Ramos, G. de O., Carvalho, D. de, & Bonamigo, E. L. (2023). Analysis of the Bioethics subject offer in Brazilian undergraduate Dentistry courses. Revista Da ABENO, 23(1), 1766 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1766

Issue

Section

Article