Analysis of the Bioethics subject offer in Brazilian undergraduate Dentistry courses
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1766Keywords:
Ethics Dental, Bioethics, Education DentalAbstract
The aim of this study was to verify the offer of the Bioethics course in the curricular matrices of Brazilian dentistry schools. For this purpose, a review of all curricular matrices available on the Ministry of Education website was conducted from February to April 2019. The search was carried out individually in the matrix of each course, seeking information about the presence of the Bioethics course, the course load, the semester, and the regime (optional or mandatory) of the course offering in the curricular matrix. In the survey, 41 (17.67%) courses were found to offer the Bioethics course singly, and 36 (15.52%) offered it in the associated form, totaling 77 (33.19%) with an offer of the courses. It was concluded that, in 2019, the majority of courses did not provide the Bioethics subject, inferring the need for its inclusion in all courses as a way to comply with the existing national curricular guidelines and provide adequate humanistic education to future professionals.
Downloads
References
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos [Internet]. Paris; 2005. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000146180_por
Goldim JR. Definição de Bioética - Reich 1978 [Internet]. 1997 [citado em 15 de setembro de 2021]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/bioet78.htm
Kottow MH. Enseñanza de la bioética: una síntesis. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2009;33(1):658-663. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000400017
Muñoz D, Muñoz DR. O ensino da ética nas Faculdades de Medicina do Brasil. Rev Bras Educ Méd [Internet]. 2003 [citado em em 6 de setembro de 2021];114–124. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-353002
Bonamigo EL. La enseñanza de la bioética: una aproximación entre Brasil y España [Dissertação]. Córdoba: Universidad Internacional de Catalunya; 2005. [citado em 12 de novembro de 2020]. 104p. Disponível em: https://www.bioeticacs.org/iceb/investigacion/la_ensenanza_de_la_BIOETICA_una_aproximacion_entre_BrasiL_y_Espana.pdf
Neves Júnior WA, Araújo LZS, Rego S. Ensino de bioética nas faculdades de medicina no Brasil. Revista Bioét. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];24(1):98-107. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/x6wWXg9yDhbq3FyLDY8HGnK/?lang=pt
Couto Filho JCF, Souza FS, Silva SS, Yarid S, Sena ELS. Ensino da bioética nos cursos de Enfermagem das universidades federais brasileiras. Rev Bioét [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];21(1):179-185. Disponível em: http://www.scielo.br/j/bioet/a/BQ9x9NJpLCsY3d74Cdh4h7L/?lang=pt
Uliana D, Carvalho D, Bonamigo E. Bioética e Bem-Estar Animal nos Cursos de Medicina Veterinária Brasileiros. Rev Bras Bioé. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];14(1):1-16. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/20619
Paiva LM, Guilhem D, Sousa ALL. O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];47(4):357–369. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/89580
Gomes JCM. O Atual Ensino da Ética para os Profissionais de Saúde e seus Reflexos no Cotidiano do Povo Brasileiro. Rev Bioé [Internet]. 2009 [citado em 6 de setembro de 2021];4(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/396
Rodríguez A, Becerra PM, P. Ética, bioética y calidad educativa como dimensiones de la formación integral de los estudiantes de Odontología. Odontol Sanmarquina [nternet]. 2022 [citado em 30 de novembro de 2022];25(4):e23840. Disponível em: https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/odont/article/view/23840
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos do curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde. 2013;11(2):339–354. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462013000200005&lng=pt&tlng=pt
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface (Botucatu). 2012;16(1):529-544. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: http://www.scielo.br/j/icse/a/bp3q9vRNdRnNvgkKJ8pmfZv/?lang=pt
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES no 3 [Internet]. 1 Sect. (2021). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192
Werneck RR, Azevedo MC, Pinto TJS. Dimensão ética nas faculdades de odontologia no brasil: por que desenvolvê-la? Rev Letras Linguíst [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];3(7):46–62. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/9146/5451
Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO no 22 (2001) [Internet]. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/resolucao-22-2001_97126.html
Prado MM, Garrafa V. A Bioética na formação em odontologia: importância para uma prática consciente e crítica. Comun Ciênc Saúde [internet]. 2007 [citado em 6 de setembro de 2021];17(4):263–274. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-23469
Gonçalves PE, Garbin CAS, Garbin AJI, Saliba NA. Análise qualitativa do conteúdo ministrado na disciplina de bioética nas faculdades de odontologia brasileiras. Acta Bioethica [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];16(1):70-76. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Grisard N. Ética Médica e Bioética: a disciplina em falta na graduação médica. Rev Bioé [Internet]. 2009 [citado em 6 de setembro de 2021];10(1):97-114. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/200
Figueiredo AM, Garrafa V, Portillo JAC. Ensino da bioética na área das ciências da saúde no Brasil: estudo de revisão sistemática. INTERthesis [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];5(2):47–72. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2008v5n2p47
Marin F, Rebello M, Mello ALSF, Finkler M. Ética e Bioética como temas de pesquisa em Odontologia: uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nas reuniões da SBPqO. Rev ABENO [Internet]. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];16(4):51-60. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/339
Musse JO, Boing AF, Martino FS, Silva RHA, Vaccarezza GF, Ramos DLP. O Ensino da bioética nos cursos de graduação em odontologia do estado de São Paulo. Arq Ciênc Saúde [Internet]. 2007 [citado em 6 de setembro de 2021];14–17. Disponível em: http://repositorio-racs.famerp.br/racs_ol/vol-14-1/ID172.pdf
Santos RMM, Couto TA, Silva AP, Yarid SD. Ensino da Bioética nos cursos de Odontologia das Universidades Federais Brasileiras. Rev EFDesportes [Internet]. 2014 [citado em 15 de dezembro de 2022];19(199). Disponível em: https://efdeportes.com/efd199/ensino-da-bioetica-nos-cursos-de-odontologia.htm
Aires CP, Hugo FN, Rosalen PL, Marcondes FK. Teaching of bioethics in dental graduate programs in Brazil. Braz Oral Res [Internet]. 2006 [citado em 21 de dezembro de 2022];20(4):285–289. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-83242006000400001&lng=en&tlng=en
Colodette RM, Gomes AP. Mapeando o ensino da bioética nos cursos de odontologia brasileiros. Rev Bioét [Internet]. 2022;30(4):734-743. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304565PT
Colodette RM, Moreira TR, Siqueira-Batista R, Gomes AP. Bioethics in brazilian dentistry undergraduate courses: Bioética nos cursos de graduação em odontologia brasileiros. Braz J Develop [Internet]. 2022 [citado em 21de dezembro de 2022]; 8(8):54754–5478. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50779
Guerra RA. Bioética no curriculum de odontologia. Acta Bioethica [Internet]. 2006 [citado em 6 de setembro de 2021];12(1):49-54. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Alcota M, Gauna PR, González FE. Development of ethical practices and social responsibility in dental education at the university of Chile: student and faculty perceptions. Eur J Dent Educ [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];17(1):e70–e76. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0579.2012.00767.x
Rupaya G, Rosa C. Ethics and bioethics inclusion in graduate and postgraduate surgeon-dentist career in Peru. Acta Bioethica [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];14(1):74–77. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Gonzalez MG, Kasim NHA, Naimie Z. Soft skills and dental education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2013 [citado em 6 de setembro de 2021];17(2):73–82. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/eje.12017
Allareddy V, Havens AM, Howell TH, Karimbux NY. Evaluation of a New Assessment Tool in Problem-Based Learning Tutorials in Dental Education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2011 [citado em 6 de setembro de 2021];75(5):665–671. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/j.0022-0337.2011.75.5.tb05092.x
Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest Prod [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];17(1):421–431. Disponível em: http://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?lang=pt
Sánchez CZ, Millán PM, Espinoza GE, González CV, García PV. Training on bioethics in dentistry curriculum from the perspective of students. Acta Bioethica [Internet]. 2014 [citado em 6 de setembro de 2021];20(1):135–142. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1726-569X2014000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en
Kretschmann-Ramírez RV, Massa ÁA. Enseñanza de bioética en la carrera de odontología. Reflexiones y prostectivas. Pebi [Internet]. 2016 [citado em 6 de setembro de 2021];20(2):270. Disponível em: https://personaybioetica.unisabana.edu.co/index.php/personaybioetica/article/view/257
Kedraka K, Kourkoutas Y. Debates in Teaching Bioethics. Journal of Curriculum and Teaching [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];7(1):32–41. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1170331
Instituto Brasileiro de Estudos e pesquisas socioeconômicas (Inbrape). Perfil do cirurgião-dentista no Brasil. Londrina; 2003.
Moraes DA, Maluf F, Tauil PL, Portillo JAC. Precarização do trabalho odontológico na saúde suplementar: uma análise bioética. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2019 [citado em 6 de setembro de 2021];24(3):705–714. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csc/a/KDS6nGHXqBMwYnGHJBMsDyz/?lang=pt
Oliveira FT, Peres AS, Peres SHCS, Yarid SD, Silva RHA. Ética odontológica: conhecimento de acadêmicos e cirurgiões-dentistas sobre os aspectos éticos da profissão. Rev Odont Unesp [Internet]. 2008 [citado em 6 de setembro de 2021];37(1):33–39. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001687246
Puplaksis NV, Pereira MM, Nobile R, Ramos DLP. A disciplina de bioética na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Rev Latinoam Bioét [Internet]. 2010 [citado em 6 de setembro de 2021];10(2):5. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3651782
Amorim AG, Souza ECF. Problemas éticos vivenciados por dentistas: dialogando com a bioética para ampliar o olhar sobre o cotidiano da prática profissional. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2010 [citado em 21 de dezembro de 2022];15(3):869–878. Disponível em: http://www.scielo.br/j/csc/a/B5DDsyrJfJPrQRccm7KZWXz/?lang=pt
Finkler M, Negreiros DP. Formação x educação, Deontologia x ética: repensando conceitos, reposicionando docentes. Rev ABENO [Internet]. 2018 [citado em 6 de setembro de 2021];18(2):37–44. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/561
Boletim Abeno News junho-2-2017 [Internet]. [citado em 6 de setembro de 2021]. Disponível em: https://abeno.org.br/abeno-news/abeno-news72.html
Finkler M, Maluf F, Pires ROM. Referenciais e experiências de ensino em bioética: 3a reunião do grupo de professores de Bioética em Odontologia da ABENO. Rev ABENO [Internet]. 2020 [citado em 6 de setembro de 2021];20(2):159–167. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1140
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n o 3. [Internet]. 1 Sect. (2002). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).