Estresse, ansiedade e depressão em estudantes de graduação em Odontologia no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1813

Palavras-chave:

Pandemias, Transtornos Mentais, Estudantes de Odontologia

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a ocorrência de estresse, ansiedade e depressão em estudantes de graduação em Odontologia de Instituições Públicas do Estado da Paraíba e sua associação com variáveis relacionadas à pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2). Este estudo transversal e observacional utilizou dois questionários: um desenvolvido pelos pesquisadores para coleta de dados sociodemográficos e informações sobre a pandemia; e outro para identificar a ocorrência de depressão, ansiedade e estresse - o Depression, Anxiety and Stress Scale – 21 Items (DASS-21). A amostra foi composta por 488 graduandos e o nível de significância utilizado nas decisões dos testes estatísticos foi de 5%. Verificou-se uma prevalência de 60,0% para depressão, 59,8% para ansiedade e 60,9% para estresse. Observou-se na análise multivariada que a variável “mudança no estado de saúde pessoal” permaneceu associada aos três desfechos analisados (p < 0,001): estresse, ansiedade e depressão. A variável “estar assustado para voltar aos atendimentos clínicos dentro do contexto da pandemia” se manteve no modelo final associada aos desfechos ansiedade (p = 0,031) e estresse (p = 0,002), e no que diz respeito apenas à depressão, a única variável que permaneceu associada foi a “autopercepção de impacto negativo na qualidade de suas relações interpessoais devido à pandemia” (p = 0,004). Houve uma alta prevalência dos desfechos estudados, e sua associação, na análise multivariada, a importantes variáveis da pandemia do Coronavírus. Tais associações nos fazem refletir acerca da necessidade do debate sobre saúde mental frente ao momento pandêmico e em como esses estudantes estão sendo prejudicados pela COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Áquila de Oliveira Viana, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Franklin Delano Soares Forte, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Sérgio D'Ávila Lins Bezerra Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Andreza Cristina de Lima Targino Massoni, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Referências

Ali S, Maguire S, Marks E, Doyle M, Sheehy C. Psychological impact of the COVID-19 pandemic on healthcare workers at acute hospital settings in the South-East of Ireland: An observational cohort multicentre study. BMJ Open [Internet]. 2020;10(12):e042930. doi: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2020-042930

Wang C, Horby PW, Hayden FG, Gal GF. A novel coronavirus outbreak of global health concern. Lancet [Internet]. 2020;395(10223):470-473. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30185-9

Organização Mundial de Saúde (OMS). Coronavirus Disease (COVID 19) Dashboard World Health Organization 2020 [citado em 28 de setembro de 2020]. Disponível em: https://covid19.who.int/

Coulthard P, Thomson P, Dave M, Coulthard FP, Seoudi N, Hill M. The COVID 19 pandemic and dentistry: The clinical, legal and economic consequences – Part 1: Clinical. Br Dent J [Internet]. 2020;229(11):743–747. doi: https://doi.org/10.1038/s41415-020-2404

Yildirim TT, Atas O. The evaluation of psychological state of dental students during the COVID-19 pandemic. Braz Oral Res [Internet]. 2021;10(35):e069. doi: https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2021.vol35.0069

Hakami Z, Khanagar SB, Vishwanathaiah S, Hakami A, Bokhari AM, Jabali AH, et al. Psychological impact of the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic on dental students: A nationwide study. J Dent Educ [Internet]. 2021;85(4):494-503. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12470

Organização Mundial de Saúde (OMS). Cross-national comparisons of the prevalences and correlates of mental disorders. World Health Organization international consortium in psychiatric epidemiology. In Handbook of working with children, trauma, and resilience: An intercultural psychoanalytic view 2015 [citado em 10 de maio de 2021]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/268101/PMC2560724.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Organização Mundial de Saúde (OMS). Depression and other common mental disorders: global health estimates 2017 [citado em 14 de dezembro de 2019]. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/254610/1/WHOMSD-MER-2017.2-eng.pdf

Elani HW, Alisson PJ, Kumar RA, Mancini L, Lambrou A, Bedos C. A systematic Review of Stress in Dental Students. J Dent Educ [Internet]. 2014;78(2):226-242. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2014.78.2.tb05673.x

Stormon N, Ford PJ, Kisely S, Bartle E, Eley DS. Depression, anxiety and stress in a cohort of Australian dentistry students. Eur J Dent Educ [Internet]. 2019;23(4):507-514. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12459

Aboalshamat K, Hou X, Strodl E. Psychological well-being status among medical and dental students in Makkah, Saudi Arabia: A cross-sectional study. Med Teach [Internet]. 2015;37(1):75-81. doi: https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1006612

Araújo FJ, Lima LS, Cidade PI, Nobre CB, Neto MLR. Impact of Sars-Cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Res [Internet]. 2020;288:112977. doi: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112977

Cao W, Fang Z, Hou G, Han M, Xu X, Dong J, et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res [Internet]. 2020;287:112934. doi: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

Antunes JLF, Peres MA. Epidemiologia da Saúde Bucal. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro; 2006.

Garbee WH, Zucker SB, Selby GR. Perceived sources of stress among dental students. J Am Dent Assoc [Internet]. 1980;100(6):853-857. doi: https://doi.org/10.14219/jada.archive.1980.0279

Lovibond PF, Lovibond SH. The structure of negative emotional states:

Comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck

Depression and Anxiety Inventories. Behav Res Ther [Internet]. 1995;33(3):335-343. doi: https://doi.org/10.1016/0005-7967(94)00075-u

Antony MM, Bieling PJ, Cox BJ, Enns MW, Swinson RP. Psychometric properties of the 42-item and 21-item versions of the Depression Anxiety Stress Scales in clinical groups and a community sample. Psychological Assessment [Internet]. 1988;10(2):176-181. doi: https://doi.org/10.1037/1040-3590.10.2.176

Crawford JR, Henry JD. Depression Anxiety Stress Scales (DASS): Normative data and latent structure in a large non-clinical sample. Br J Clin Psychol [Internet]. 2003;42:111-131. doi: https://doi.org/10.1348/014466503321903544

Apostolo JLA, Mendes AC, Azeredo ZA. Adaptação para a língua portuguesa da Depression, Anxiety and Stress Scale. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2006;14(6):863-871. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600006

Vignola RCB, Tucci AM. Adaptation and validation of the depression, anxiety and stress scale (DASS) to Brazilian Portuguese. J Affect Disord [Internet]. 2014;155:104-109. doi: https://doi.org/10.1016/j.jad.2013.10.031

Hair JF, Anderson R, Babin B. Multivariate Data Analysis. 7th ed. Prentice-Hall. New Jersey; 2009.

Mafla AC, Villa-Torres L, Polychronopoulou A, Polanco H, Moreno-Juvinao V. Parra-Galvis D, et al. Burnout prevalence and correlates amongst Colombian dental students: the STRESSCODE study. Eur J Dent Educ [Internet]. 19(4):242-50. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12128

Hakami Z, Vishwanathaiah S, Abuzinadah SH, Alhaddad AJ, Bokhari AM, Marghalani HYA, et al. Effects of COVID-19 lockdown on the mental health of dental students: A longitudinal study. J Dent Educ [Internet]. 2021;13:1–9. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12758

Talapko J, Peric I, Vulic P, Pustijanac E, Jukic M, Bekic S, et al. Mental Health and Physical Activity in Health-Related University Students during the COVID-19 Pandemic. Healthcare (Basel). 2021;9(7):801. doi: https://doi.org/10.3390/healthcare9070801

Collin V, O’Selmo E, Whitehead P. Stress, psychological distress, burnout and perfectionism in UK dental students. Br Dent J [Internet]. 2020;229(9):605-614. doi: https://doi.org/10.1038/s41415-020-2281-4

Rovida TAS, Sumida DH, Santos AS, Moimaz SAS, Garbin CAS. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(3):26-43. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.193

Saliba TA, Sandre AS, Sumida DH, Garbin CAS, Moimaz SAS. Stress, cortisol levels and the adaptation of Dental students to the academic environment. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(3):137-147. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i3.689

Jowkar Z, Masoumi M, Mahmoodian H. Psychological Stress and Stressors Among Clinical Dental Students at Shiraz School of Dentistry, Iran. Adv Med Educ Pract [Internet]. 2020;11:113-120. doi: https://doi.org/10.2147/AMEP.S236758

Toassi RFC, Souza JM, Rosing CK, Baumgarten A. Perfil Sociodemográfico e Perspectivas em Relação à Profissão do Estudante de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Rev Fac Odontol [Internet]. 2011;52(1/3):25-32. doi: https://doi.org/10.22456/2177-0018.29914

Loffredo LCM, Pinelli C, Garcia PPNS, Gulnara S, Camparis CA. Característica Socioeconômica, Cultural e Familiar dos Estudantes de Odontologia. Rev Odontol UNESP [Internet]. 2004;33(4):175-182.

Richardson T, Elliot P, Roberts R, Jansen M. A Longitudinal Study of Financial Difficulties and Mental Health in a National Sample of British Undergraduate Students. Community Ment Health J [Internet]. 2017;53(3):344-352. doi: https://doi.org/10.1007/s10597-016-0052-0

Brasil. Diário Oficial da União. Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para dispor sobre parâmetros adicionais de caracterização da situação de vulnerabilidade social para fins de elegibilidade ao benefício de prestação continuada (BPC), e estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) responsável pelo surto de 2019, a que se refere a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. [citado em 10 de setembro de 2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.982-de-2-de-abril-de-2020 250915958

Silva CP, Albuquerque FDN, Lopes J. Representações sociais do desemprego, saúde mental e pandemia da covid-19 em uma pequena amostra brasileira. BJHR [Internet]. 2021;4(2):7249-7262. doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-269

Brasil. Ministério da Educação. Diário Oficial da União. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. [citado em 10 de setembro de 2021]. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marcode-2020-248564376

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Louise E, Woodland L, Wessely S, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet [Internet]. 2020;395(10227):912–920. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Silva PGB, Oliveira CAL, Borges MMF, Moreira DM, Alencar PNB, Avelar RF, et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. Eur J Dent Educ [Internet]. 2021;25(1):124-134. doi: https://doi.org/10.1111/eje12583

Iurcov R, Pop LM, Ciavoi G, Iorga M. Evaluating the practice of preventive behaviors and the fear of COVID-19 among dentists in Oradea metropolitan area after the first wave of pandemic: a cross-sectional study. Healthcare [Internet]. 2021;9(4):443. doi: https://doi.org/10.3390/healthcare9040443

Al Kawas S, Al-Rawi N, Talaat W, Hamdoon Z, Salman B, Bayatti SA, et al. Post COVID-19 lockdown: measures and practices for dental institutes. BMC Oral Health [Internet]. 2020;20(291):1-7. doi: https://doi.org/10.1186/s12903-020-01281-6

Prieto D, Tricio J, Cáceres F, Param F, Meléndez C, Vásquez P, et al. Academics’ and students’ experiences in a Chilean dental school during the COVID-19 pandemic: A qualitative study. Eur J Dent Educ [Internet]. 2021;25(4):689-697. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12647

Birmingham WC, Wadsworth LL, Lassetter JH, Graff TC, Lauren E, Hung M. COVID-19 lockdown: Impact on college students’ lives. J Am C Health [Internet]. 2021;22:1-15. doi: https://doi.org/10.1080/07448481.2021.1909041

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Viana, M. Áquila de O., Forte, F. D. S., Cavalcanti, S. D. L. B., & Massoni, A. C. de L. T. (2023). Estresse, ansiedade e depressão em estudantes de graduação em Odontologia no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Da ABENO, 23(1), 1813 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1813

Edição

Seção

Artigos