Estresse, ansiedade e depressão em estudantes de graduação em Odontologia no contexto da pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1813Palavras-chave:
Pandemias, Transtornos Mentais, Estudantes de OdontologiaResumo
O objetivo do estudo foi verificar a ocorrência de estresse, ansiedade e depressão em estudantes de graduação em Odontologia de Instituições Públicas do Estado da Paraíba e sua associação com variáveis relacionadas à pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2). Este estudo transversal e observacional utilizou dois questionários: um desenvolvido pelos pesquisadores para coleta de dados sociodemográficos e informações sobre a pandemia; e outro para identificar a ocorrência de depressão, ansiedade e estresse - o Depression, Anxiety and Stress Scale – 21 Items (DASS-21). A amostra foi composta por 488 graduandos e o nível de significância utilizado nas decisões dos testes estatísticos foi de 5%. Verificou-se uma prevalência de 60,0% para depressão, 59,8% para ansiedade e 60,9% para estresse. Observou-se na análise multivariada que a variável “mudança no estado de saúde pessoal” permaneceu associada aos três desfechos analisados (p < 0,001): estresse, ansiedade e depressão. A variável “estar assustado para voltar aos atendimentos clínicos dentro do contexto da pandemia” se manteve no modelo final associada aos desfechos ansiedade (p = 0,031) e estresse (p = 0,002), e no que diz respeito apenas à depressão, a única variável que permaneceu associada foi a “autopercepção de impacto negativo na qualidade de suas relações interpessoais devido à pandemia” (p = 0,004). Houve uma alta prevalência dos desfechos estudados, e sua associação, na análise multivariada, a importantes variáveis da pandemia do Coronavírus. Tais associações nos fazem refletir acerca da necessidade do debate sobre saúde mental frente ao momento pandêmico e em como esses estudantes estão sendo prejudicados pela COVID-19.
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