Impactos da COVID-19 aos acadêmicos de Odontologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1822

Palavras-chave:

Educação a Distância, COVID-19, Estudantes de Odontologia

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre o rendimento e aproveitamento acadêmico dos estudantes de Odontologia no Brasil. O estudo transversal descritivo foi realizado por meio da aplicação de questionário usando o aplicativo Google Forms, compartilhado via redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook e endereços eletrônicos (e-mails) para 383 estudantes, número definido por cálculo amostral. Após a realização de estudo piloto, utilizou-se a técnica da "bola de neve virtual" para a coleta das respostas. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados por meio de frequências e regressões logísticas multinominais com nível de significância de 5%. A maioria dos estudantes (72%) eram do sexo feminino, 81,5% oriundos de instituições privadas. Houve insatisfação tanto para com as aulas remotas (42,1% totalmente e 25,4% parcialmente) quanto para a formação acadêmica (44,1% totalmente e 25,6% parcialmente), relatou-se queda de rendimento em 70,7% dos estudantes e pensamento em abandonar os estudos (40,5% afirmam que sim e 10,2% relatam "talvez"). Região de residência e dispositivo utilizado para acompanhar as aulas influenciaram no pensamento em desistir dos estudos (p<0,05 e p=0,031 respectivamente), assim como o nível de conhecimento em informática influenciou no rendimento acadêmico durante a pandemia (p=0,009). Conclui-se que houve queda no rendimento acadêmico dos alunos durante a pandemia. O despreparo dos estudantes frente ao modelo remoto e as dificuldades relacionadas à aprendizagem demonstram que o Ensino Remoto Emergencial não foi suficiente para contemplar a gama de habilidades a serem desenvolvidas durante a formação.

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Biografia do Autor

Nathan Delfino Eich, Universidade de Cuiabá

Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Ivan Onone Gialain, Universidade de Cuiabá

Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Alexandre Pena Corrêa Bittencourt, Universidade de Cuiabá

Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Luiz Evaristo Ricci Volpato, Universidade de Cuiabá

Universidade de Cuiabá (UNIC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

23-02-2024

Como Citar

Eich, N. D., Gialain, I. O., Bittencourt, A. P. C., & Volpato, L. E. R. (2024). Impactos da COVID-19 aos acadêmicos de Odontologia no Brasil. Revista Da ABENO, 24(1), 1822 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1822

Edição

Seção

Artigos