Impactos da COVID-19 aos acadêmicos de Odontologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1822Palavras-chave:
Educação a Distância, COVID-19, Estudantes de OdontologiaResumo
O presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre o rendimento e aproveitamento acadêmico dos estudantes de Odontologia no Brasil. O estudo transversal descritivo foi realizado por meio da aplicação de questionário usando o aplicativo Google Forms, compartilhado via redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook e endereços eletrônicos (e-mails) para 383 estudantes, número definido por cálculo amostral. Após a realização de estudo piloto, utilizou-se a técnica da "bola de neve virtual" para a coleta das respostas. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados por meio de frequências e regressões logísticas multinominais com nível de significância de 5%. A maioria dos estudantes (72%) eram do sexo feminino, 81,5% oriundos de instituições privadas. Houve insatisfação tanto para com as aulas remotas (42,1% totalmente e 25,4% parcialmente) quanto para a formação acadêmica (44,1% totalmente e 25,6% parcialmente), relatou-se queda de rendimento em 70,7% dos estudantes e pensamento em abandonar os estudos (40,5% afirmam que sim e 10,2% relatam "talvez"). Região de residência e dispositivo utilizado para acompanhar as aulas influenciaram no pensamento em desistir dos estudos (p<0,05 e p=0,031 respectivamente), assim como o nível de conhecimento em informática influenciou no rendimento acadêmico durante a pandemia (p=0,009). Conclui-se que houve queda no rendimento acadêmico dos alunos durante a pandemia. O despreparo dos estudantes frente ao modelo remoto e as dificuldades relacionadas à aprendizagem demonstram que o Ensino Remoto Emergencial não foi suficiente para contemplar a gama de habilidades a serem desenvolvidas durante a formação.
Downloads
Referências
Saccomanno S, Quinzi V, Sarhan S, Laganà D, Marzo G. Perspectives of tele-orthodontics in the COVID-19 emergency and as a future tool in daily practice. Eur J Paediatr Dent [Internet]. 2020;21(2):157-162. doi: https://doi.org/10.23804/ejpd.2020.21.02.12
Alanagreh L, Alzoughool F, Atoum M. The human Coronavirus Disease COVID-19: its origin, characteristics, and insights into potential drugs and its mechanisms. Pathogens [Internet]. 2020;9(5):331. doi: https://doi.org/10.3390/pathogens9050331
Cavalcante JR, Cardoso-dos-Santos AC, Bremm JMA, Lobo AP, Macário EM, Oliveira WK, et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol Serv Saude [Internet]. 2020; 29(4). doi: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000400010
Passarelli PC, Rella E, Manicone PF, Garcia-Godoy F, D'Addona A. The impact of the COVID-19 infection in dentistry. ExpBiol Med [Internet]. 2020;245(11):940-944. doi: https://doi.org/10.1177/1535370220928905
Nicola M, Alsafi Z, Sohrabi C, Kerwan A, Al-Jabir A, Iosifidis C, et al. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): a review. Int J Surg [Internet]. 2020;78:185–193. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.04.018
Amaral E, Polydoro S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra [Internet]. 2020;(41a):52–62. doi: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41Ap52-62
Ferreira AMS, Principe F, Pereira H, Oliveira I, Mota L. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. Rev Inv Inov Saude [Internet], 2020;3(1):7-16. doi: https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.80
Iyer P, Aziz K, Ojcius DM. Impact of COVID-19 on dental education in the United States. J Dent Educ [Internet]. 2020;84(6):718-722. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12163
Liu X, Zhou J, Chen L, Yang Y, Tan J. Impact of COVID-19 epidemic on live online dental continuing education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2020;24(4):786-789. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12569
Premebida EA. Education in (De)Construction: an approach on the use of remote education in Brazilian universities. Res Soc Dev [Internet]. 2021;10(1):e52410112063. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12063
Silva ACO, Sousa SDA, Menezes JBF. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia [Internet]. 2020;(36):298–315. doi: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
Wang C, Xie A, Wang W, Wu H. Association between medical students' prior experiences and perceptions of formal online education developed in response to COVID-19: a cross-sectional study in China. BMJ Open [Internet]. 2020;10(10). doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2020-041886
Almeida RZ, Casarin M, Freitas BO, Muniz FWMG. Medo e ansiedade de estudantes de Odontologia diante da pandemia do novo coronavírus: um estudo transversal. Arch Health Invest [Internet]. 2020;9(6):623-628. doi: https://doi.org/10.21270/archi.v9i6.5243
Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG, Henrique M, et al. Ensino superior em tempos de pandemia. Educ Soc [Internet]. 2020;41(e238957):1-26. https://doi.org/10.1590/es.238957
Hattar S, AlHadidi A, Sawair FA, Alraheam IA, El-Ma'aita A, Wahab FK. Impact of COVID-19 pandemic on dental education: online experience and practice expectations among dental students at the University of Jordan. BMC Med Educ [Internet]. 2021;21(1):151. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02584-0
Hauser AM, Bowen DM. Primer on preclinical instruction and evaluation. J Dent Educ [Internet]. 2009;73(3):390-8.
Kamaura D, Carvalho GL, Lage-Marques JL, Antoniazzi JH. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Rev ABENO [Internet]. 2003;3(2):33–40. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1406
Elani HW, Allison PJ, Kumar RA, Mancini L, Lambrou A, Bedos C. A systematic review of stress in dental students. J Dent Educ [Internet]. 2014;78(2):226-42. http://dx.doi.org/10.1002/j.0022-0337.2014.78.2.tb05673.x
Zangirolami-Raimundo J, Echeimberg JO, Leone C. Tópicos de metodologia de pesquisa: Estudos de corte transversal. J H G Dev [Internet]. 2018:28(3);356-360. doi: http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152198
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018 [citado em 25 de Março de 2021]. Disponível: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse
Srivastav AK, Sharma N, Samuel AJ. Impact of Coronavirus disease-19 (COVID-19) lockdown on physical activity and energy expenditure among physiotherapy professionals and students using web-based open E-survey sent through WhatsApp, Facebook and Instagram messengers. Clin Epidemiol Glob Health [Internet]. 2021;9(1):78-84. doi: https://doi.org/10.1016/j.cegh.2020.07.003
Bezerra ACV, Silva CEM, Soares FRG, Silva JAM. Factors associated with people’s behavior in social isolation during the covid-19 pandemic. Cienc Saude Colet [Internet]. 2020;25(Suppl 1):2411-2421. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020
Fávero ACD, Parreira FM. Ensino remoto de urgência nos cursos da área da saúde durante o distanciamento social gerado pela pandemia. Pen Academic [Internet]. 2020;18(5):950. https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i5.2023
Neves C, Augusto C, Terra A. Questionários online: análise comparativa de ferramentas para a criação e aplicação de e-surveys. Atoz [Internet]. 2020;9(2):69-78. doi: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75826
Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing clinical research. 4ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams and Wilkins; 2013.
Penrod J, Preston DB, Cain RE, Starks MT. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. J Transcult Nurs [Internet]. 2003;14(2):100-1007. doi: https://doi.org/10.1177/1043659602250614
Costa BRL. Bola de neve virtual: o uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. Rev Inter Gest Social [Internet]. 2018;7(1):15-37. doi: http://dx.doi.org/10.9771/23172428rigs.v7i1.24649
Saccomanno S, Quinzi V, Sarhan S, Laganà D, Marzo G. Perspectives of tele-orthodontics in the COVID-19 emergency and as a future tool in daily practice. Eur J Paediatr Dent [Internet]. 2020;21(2):157-162. doi: https://doi.org/10.23804/ejpd.2020.21.02.12
Alanagreh L, Alzoughool F, Atoum M. The human Coronavirus Disease COVID-19: its origin, characteristics, and insights into potential drugs and its mechanisms. Pathogens [Internet]. 2020;9(5):331. doi: https://doi.org/10.3390/pathogens9050331
Cavalcante JR, Cardoso-dos-Santos AC, Bremm JMA, Lobo AP, Macário EM, Oliveira WK, et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol Serv Saude [Internet]. 2020; 29(4). doi: http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000400010
Passarelli PC, Rella E, Manicone PF, Garcia-Godoy F, D'Addona A. The impact of the COVID-19 infection in dentistry. ExpBiol Med [Internet]. 2020;245(11):940-944. doi: https://doi.org/10.1177/1535370220928905
Nicola M, Alsafi Z, Sohrabi C, Kerwan A, Al-Jabir A, Iosifidis C, et al. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): a review. Int J Surg [Internet]. 2020;78:185–193. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.04.018
Amaral E, Polydoro S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra [Internet]. 2020;(41a):52–62. doi: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41Ap52-62
Ferreira AMS, Principe F, Pereira H, Oliveira I, Mota L. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde. Rev Inv Inov Saude [Internet], 2020;3(1):7-16. doi: https://doi.org/10.37914/riis.v3i1.80
Iyer P, Aziz K, Ojcius DM. Impact of COVID-19 on dental education in the United States. J Dent Educ [Internet]. 2020;84(6):718-722. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12163
Liu X, Zhou J, Chen L, Yang Y, Tan J. Impact of COVID-19 epidemic on live online dental continuing education. Eur J Dent Educ [Internet]. 2020;24(4):786-789. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12569
Premebida EA. Education in (De)Construction: an approach on the use of remote education in Brazilian universities. Res Soc Dev [Internet]. 2021;10(1):e52410112063. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12063
Silva ACO, Sousa SDA, Menezes JBF. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia [Internet]. 2020;(36):298–315. doi: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
Wang C, Xie A, Wang W, Wu H. Association between medical students' prior experiences and perceptions of formal online education developed in response to COVID-19: a cross-sectional study in China. BMJ Open [Internet]. 2020;10(10). doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2020-041886
Almeida RZ, Casarin M, Freitas BO, Muniz FWMG. Medo e ansiedade de estudantes de Odontologia diante da pandemia do novo coronavírus: um estudo transversal. Arch Health Invest [Internet]. 2020;9(6):623-628. doi: https://doi.org/10.21270/archi.v9i6.5243
Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG, Henrique M, et al. Ensino superior em tempos de pandemia. Educ Soc [Internet]. 2020;41(e238957):1-26. https://doi.org/10.1590/es.238957
Hattar S, AlHadidi A, Sawair FA, Alraheam IA, El-Ma'aita A, Wahab FK. Impact of COVID-19 pandemic on dental education: online experience and practice expectations among dental students at the University of Jordan. BMC Med Educ [Internet]. 2021;21(1):151. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02584-0
Hauser AM, Bowen DM. Primer on preclinical instruction and evaluation. J Dent Educ [Internet]. 2009;73(3):390-8.
Kamaura D, Carvalho GL, Lage-Marques JL, Antoniazzi JH. Avaliação do desempenho dos alunos de graduação durante a prática da técnica endodôntica. Rev ABENO [Internet]. 2003;3(2):33–40. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1406
Elani HW, Allison PJ, Kumar RA, Mancini L, Lambrou A, Bedos C. A systematic review of stress in dental students. J Dent Educ [Internet]. 2014;78(2):226-42. http://dx.doi.org/10.1002/j.0022-0337.2014.78.2.tb05673.x
Zangirolami-Raimundo J, Echeimberg JO, Leone C. Tópicos de metodologia de pesquisa: Estudos de corte transversal. J H G Dev [Internet]. 2018:28(3);356-360. doi: http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152198
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018 [citado em 25 de Março de 2021]. Disponível: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse
Srivastav AK, Sharma N, Samuel AJ. Impact of Coronavirus disease-19 (COVID-19) lockdown on physical activity and energy expenditure among physiotherapy professionals and students using web-based open E-survey sent through WhatsApp, Facebook and Instagram messengers. Clin Epidemiol Glob Health [Internet]. 2021;9(1):78-84. doi: https://doi.org/10.1016/j.cegh.2020.07.003
Bezerra ACV, Silva CEM, Soares FRG, Silva JAM. Factors associated with people’s behavior in social isolation during the covid-19 pandemic. Cienc Saude Colet [Internet]. 2020;25(Suppl 1):2411-2421. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020
Fávero ACD, Parreira FM. Ensino remoto de urgência nos cursos da área da saúde durante o distanciamento social gerado pela pandemia. Pen Academic [Internet]. 2020;18(5):950. https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i5.2023
Neves C, Augusto C, Terra A. Questionários online: análise comparativa de ferramentas para a criação e aplicação de e-surveys. Atoz [Internet]. 2020;9(2):69-78. doi: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75826
Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing clinical research. 4ed. Philadelphia, PA: Lippincott Williams and Wilkins; 2013.
Penrod J, Preston DB, Cain RE, Starks MT. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. J Transcult Nurs [Internet]. 2003;14(2):100-1007. doi: https://doi.org/10.1177/1043659602250614
Costa BRL. Bola de neve virtual: o uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. Rev Inter Gest Social [Internet]. 2018;7(1):15-37. doi: http://dx.doi.org/10.9771/23172428rigs.v7i1.24649
Aristovnik A, Keržič D, Ravšelj D, Tomaževič N, Umek L. Impacts of the COVID-19 pandemic on life of higher education students: a global perspective. Sustainability [Internet]. 2020;12(20):8438. doi: http://dx.doi.org/10.3390/su12208438
Costa SM, Durães SJA, Abreu MHNG. Feminização do curso de odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros. Cienc Saude Coletiv [Internet]. 2010;15(Suppl1):1865-1873. https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000700100
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019 [citado em 25 de janeiro de 2021]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. .
Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Coronavírus N52. 2021 [citado em 25 de março de 2021]. At: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_31.pdf/@@download/file
Noro LRA, Farias-Santos BCS, Sette-de-Souza PH, Pinheiro IAG, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):03-11. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146
Januário AGF, Jesus JA, Gazzóla L, Baretta M, Zoldan R. Percepção de acadêmicos de educação física e odontologia sobre componentes curriculares ofertados em EAD. Braz J Dev [Internet]. 2021;7(1):9150–9161. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-620
Xavier TB, Barbosa GM, Meira CLS, Neto NC, Pontes HAR. Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Braz J Hea Rev [Internet]. 2020;3(3):4989–5000. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-081
Faleiro FRG, Salvago BM. Educação a distância nos cursos de graduação em Odontologia no Brasil. Rev Bras Aprend Aber Dist [Internet]. 2018;17(1). doi: https://doi.org/10.17143/rbaad.v17i2.45
Novaes AA, Alencar MC, Araújo CSA, Boleta-Ceranto D de CF. Percepção de alunos concluintes de Odontologia sobre o impacto da pandemia do COVID-19 no futuro profissional. Odont Clin-Cien [Internet]. 2020;19(3):221-225.
Chicca J, Shellenbarger T. Connecting with Generation Z: approaches in Nursing education. Teach L Nurs [Internet]. 2018;13(3):180–184. doi: https://doi.org/10.1016/j.teln.2018.03.008
Shatto B, Erwin K. Teaching Millennials and Generation Z: bridging the generational divide. Create Nurs [Internet]. 2017;23(1):24-28. doi: https://doi.org/10.1891/1078-4535.23.1.24
Smola KW, Sutton CD. Generational differences: revisiting generational work values for the new millennium. J Org Beh [Internet]. 2002;23(Special edition):363–382. doi: http://doi.wiley.com/10.1002/job.147
Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. the difference between emergency remote teaching and online learning. 2020 [citado em 27 de março de 2020]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
Miguel RR, Rijo D, Lima LN. Fatores de risco para o insucesso escolar: a relevância das variáveis psicológicas e comportamentais do aluno. Rev Port Pedag [Internet]. 2012;46(1)127–143. doi: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7
Ferreira F, Fernandes P. Fatores que influenciam o abandono no ensino superior e iniciativas para a sua prevenção: o olhar de estudantes. Educ Soc Cult [Internet]. 2015;45:177–197.
Dosea GS, Rosário RWS, Silva EA, Firmino LR, Oliveira AMS. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Inter Cien [Internet]. 2020;10(1):137–148. doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
Silva WR, Oliveira FJD, Costa SDS, Gurgel BCV, et al. Remote teaching of dental biosafety during the COVID-19 pandemic: experience report. RSD [Internet]. 2020;9(12):e31891211223. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11223
Silva Filho RLL, Motejunas PR, Hipólito O, Lobo MBCM. Higher education institutions’ evasion. Cad Pesq [Internet]. 2007;37(132):641–659. doi: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).