Percepção dos docentes de um curso de Odontologia sobre a terapia a laser de baixa intensidade
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1885Palavras-chave:
Terapia a Laser, Educação em Odontologia, CurrículoResumo
A tendência da Odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos. Por isso, acredita-se que a terapia a laser de baixa intensidade (TLBI) seja uma opção de tratamento, na medida em que apresenta efeitos benéficos comprovados. O presente estudo tem o objetivo de traçar o padrão de ensino e a percepção dos professores sobre o uso de terapia a laser de baixa intensidade no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Além disso, busca analisar a presença da disciplina de laserterapia nos cursos de Odontologia brasileiros. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo analítico, transversal e descritivo, com a aplicação de um questionário a 44 professores da Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. A partir deste estudo obteve-se que 9 porcento de todo corpo docente afirmou utilizar o laser em alguma das atividades das disciplinas que ministram, sendo que esta baixa porcentagem foi justificada pelos professores devido à falta de recurso financeiro para obtenção dos aparelhos. Foi observado que a maior parte do corpo docente já teve conhecimento sobre o laser, sendo 45,4 porcento durante a pós-graduação. Quando avaliada a estrutura curricular das 461 instituições de ensino superior brasileiras de Odontologia em atividade, 13 oferecem a disciplina de laserterapia em sua matriz curricular. Pode-se concluir que existe um considerável nível de conhecimento sobre o laser entre os docentes. Porém, nota-se pouca disseminação de informação nas diferentes disciplinas do curso estudado.
Downloads
Referências
Zerbinati LPS, Pinto MAO, Santos RL, Lacerda RCS. Avaliação sobre conhecimento do laser entre alunos e professores do curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Rev Bahiana Odontol. 2014;5(1):5-21.
Dias VM, Lima GZF, Silva G. Aplicações do laser de baixa intensidade na odontologia. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica. 2011;1-4.
Morais TM, Silva A. Terapia laser de baixa potência aplicada à odontologia hospitalar. Fundamentos da odontologia em ambiente hospitalar/UTI.1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015 cap. 15, p. 301-310.
Barros FC, Antunes AS, Figueredo CMS, Fischer RZ. Laser de baixa intensidade na cicatrização periodontal. Rev Ciên Méd Biol. 2008;7(1):85-89.
Silva EM, Gomes SP, Ulbrich LM, Gilvanini AF. Avaliação histológica da laserterapia de baixa intensidade na cicatrização de tecidos epitelial, conjuntivo e ósseo: estudo experimental em ratos. RSBO. 2007;4(2):29-35.
Damante CA, Marques MM, Michele G. Terapia com laser em baixa intensidade na cicatrização de feridas – revisão de literatura. RFO UPF. 2008;13(3):88-93.
Maluf AP, Ughini GC, Maluf RP, Pagnocelli RM. Utilização de laser terapêutico em exodontia de terceiros molares inferiores. RGO. 2006; 54(2):182-184.
Fernandes Neto JA, Silva AMT, Oliveira CMO, Catão MHCV. Habilitação em laserterapia para cirurgiões-dentistas: uma análise por estados e regiões brasileiras. Arch Health Invest. 2017; 6(1781):24-27.
Friggi TR, Rodrigues RM, Feitosa PC, Romeiro RL. Laserterapia aplicada à implantodontia: análise comparativa entre diferentes protocolos de irradiação. Innov Implant J Biomater Sthet. 2011; 6(1):44-48.
Cavalcanti TM, Almeida BRQ, Catão MHCV, Feitosa APA, Lins RDAU. Conhecimento das propriedades físicas e da interação do laser com os tecidos biológicos na odontologia. An BrasDermatol. 2011; 86(5):955-60.
Gomes MNC, Clementino MA, Araújo TK, Granville Garcia AF, Catão MHCV, Gomes DQC. O ensino da terapia a laser de baixa intensidade em Odontologia no Brasil. RFO UPF. 2013;18(1):32-6.
Ministério da Educação. 2021. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. [Cited Aug. 8 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191741-rces003-21&category_slug=junho2021-pdf&Itemid=30192
Foresti, MCPP. Ação docente e desenvolvimento curricular: aproximações ao tema. Rev ABENO. 2001; 1(1):13-16.
Conselho Federal de Odontologia. 2008. [Cited June 27, 2019]. Available from: http://cfo.org.br/website/publicada-no-diario-oficial-da-uniao-a-resolucao-que-regulamenta-o-uso-das-praticas-complementaresa-odontologia/
Ministério da Educação e Cultura. 2019. [Cited March 4, 2021]. Available from: http://emec.mec.gov.br/emec/nova#avancada/.
Ribeiro VMB. Novos espaços sociais de aprendizagem e difusão do conhecimento. Caderno de Currículo e Ensino. LCE, NUTES – UFRJ. 1999: 1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).