Percepção dos docentes de um curso de Odontologia sobre a terapia a laser de baixa intensidade

Autores

  • Marcos Flávio Spínola Ambrósio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eduarda Barboza Layber de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • Liliana Aparecida Pimenta de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1885

Palavras-chave:

Terapia a Laser, Educação em Odontologia, Currículo

Resumo

A tendência da Odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos. Por isso, acredita-se que a terapia a laser de baixa intensidade (TLBI) seja uma opção de tratamento, na medida em que apresenta efeitos benéficos comprovados. O presente estudo tem o objetivo de traçar o padrão de ensino e a percepção dos professores sobre o uso de terapia a laser de baixa intensidade no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Além disso, busca analisar a presença da disciplina de laserterapia nos cursos de Odontologia brasileiros. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo analítico, transversal e descritivo, com a aplicação de um questionário a 44 professores da Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo. A partir deste estudo obteve-se que 9 porcento de todo corpo docente afirmou utilizar o laser em alguma das atividades das disciplinas que ministram, sendo que esta baixa porcentagem foi justificada pelos professores devido à falta de recurso financeiro para obtenção dos aparelhos. Foi observado que a maior parte do corpo docente já teve conhecimento sobre o laser, sendo 45,4 porcento durante a pós-graduação. Quando avaliada a estrutura curricular das 461 instituições de ensino superior brasileiras de Odontologia em atividade, 13 oferecem a disciplina de laserterapia em sua matriz curricular. Pode-se concluir que existe um considerável nível de conhecimento sobre o laser entre os docentes. Porém, nota-se pouca disseminação de informação nas diferentes disciplinas do curso estudado.

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Biografia do Autor

Marcos Flávio Spínola Ambrósio, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Eduarda Barboza Layber de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, Universidade Federal do Espírito Santo.

Liliana Aparecida Pimenta de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Titular, Departamento de Clínica Odontológica e Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

19-10-2022

Como Citar

Ambrósio, M. F. S., Jesus, E. B. L. de, & Barros, L. A. P. . de . (2022). Percepção dos docentes de um curso de Odontologia sobre a terapia a laser de baixa intensidade. Revista Da ABENO, 22(2), 1885 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1885

Edição

Seção

Artigos