Percepção da inserção de alunos na atenção primária: visão dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.20Palavras-chave:
Programas nacionais de saúde. Avaliação de programas e projetos de saúde. Serviços de integração docente-assistencial.Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar a percepcao que gestores e profissionais da saude tem acerca da inserção de alunos do PRO-Saude e PET-Saude da Universidade de Fortaleza no Centro de Saude da Familia Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, localizado em Fortaleza-CE. Realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 16 profissionais. Por meio da analise de conteudo identificaram-se 4 categorias: conhecimento sobre os projetos e seus objetivos; processo de insercao dos alunos na unidade de saude e na comunidade; beneficios dos projetos: realidade ou utopia; o que precisa ser aprimorado. Para os resultados das questoes objetivas foram calculadas as freqüências simples e percentuais. A Avaliacao sobre a implantação das acoes desenvolvidas pelos projetos PRO-Saude e PET-Saude, respectivamente, foram 3 (18,8%) e 6 (37,5%) excelente, 9 (56,3%) e 8 (50%) bom e 4 (25%) e 2 (12,5%) indiferente. Conclui-se que os projetos contribuiram para um bom funcionamento da unidade de saude, havendo a qualificacao dos profissionais, alem da adequacao das diretrizes curriculares nacionais e do fortalecimento da atuacao em saude coletiva, mas e necessaria uma maior divulgação das atividades desenvolvidas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).