Percepção da inserção de alunos na atenção primária: visão dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família

Autores

  • Ticiane Pedrosa de Moura
  • Renata Cavalcanti Machado Costa
  • Ticiana Campos Damasceno
  • Sharmênia de Araújo Soares Nuto
  • Lucianna Leite Pequeno

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.20

Palavras-chave:

Programas nacionais de saúde. Avaliação de programas e projetos de saúde. Serviços de integração docente-assistencial.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a percepcao que gestores e profissionais da saude tem acerca da inserção de alunos do PRO-Saude e PET-Saude da Universidade de Fortaleza no Centro de Saude da Familia Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, localizado em Fortaleza-CE. Realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 16 profissionais. Por meio da analise de conteudo identificaram-se 4 categorias: conhecimento sobre os projetos e seus objetivos; processo de insercao dos alunos na unidade de saude e na comunidade; beneficios dos projetos: realidade ou utopia; o que precisa ser aprimorado. Para os resultados das questoes objetivas foram calculadas as freqüências simples e percentuais. A Avaliacao sobre a implantação das acoes desenvolvidas pelos projetos PRO-Saude e PET-Saude, respectivamente, foram 3 (18,8%) e 6 (37,5%) excelente, 9 (56,3%) e 8 (50%) bom e 4 (25%) e 2 (12,5%) indiferente. Conclui-se que os projetos contribuiram para um bom funcionamento da unidade de saude, havendo a qualificacao dos profissionais, alem da adequacao das diretrizes curriculares nacionais e do fortalecimento da atuacao em saude coletiva, mas e necessaria uma maior divulgação das atividades desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Moura, T. P. de, Costa, R. C. M., Damasceno, T. C., Nuto, S. de A. S., & Pequeno, L. L. (2013). Percepção da inserção de alunos na atenção primária: visão dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família. Revista Da ABENO, 10(2), 46–52. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.20

Edição

Seção

Artigos