Percepção da inserção de alunos na atenção primária: visão dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família

Autores/as

  • Ticiane Pedrosa de Moura
  • Renata Cavalcanti Machado Costa
  • Ticiana Campos Damasceno
  • Sharmênia de Araújo Soares Nuto
  • Lucianna Leite Pequeno

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.20

Palabras clave:

Programas nacionais de saúde. Avaliação de programas e projetos de saúde. Serviços de integração docente-assistencial.

Resumen

Esta pesquisa objetiva analisar a percepcao que gestores e profissionais da saude tem acerca da inserção de alunos do PRO-Saude e PET-Saude da Universidade de Fortaleza no Centro de Saude da Familia Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, localizado em Fortaleza-CE. Realizou-se um estudo qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 16 profissionais. Por meio da analise de conteudo identificaram-se 4 categorias: conhecimento sobre os projetos e seus objetivos; processo de insercao dos alunos na unidade de saude e na comunidade; beneficios dos projetos: realidade ou utopia; o que precisa ser aprimorado. Para os resultados das questoes objetivas foram calculadas as freqüências simples e percentuais. A Avaliacao sobre a implantação das acoes desenvolvidas pelos projetos PRO-Saude e PET-Saude, respectivamente, foram 3 (18,8%) e 6 (37,5%) excelente, 9 (56,3%) e 8 (50%) bom e 4 (25%) e 2 (12,5%) indiferente. Conclui-se que os projetos contribuiram para um bom funcionamento da unidade de saude, havendo a qualificacao dos profissionais, alem da adequacao das diretrizes curriculares nacionais e do fortalecimento da atuacao em saude coletiva, mas e necessaria uma maior divulgação das atividades desenvolvidas.

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Cómo citar

Moura, T. P. de, Costa, R. C. M., Damasceno, T. C., Nuto, S. de A. S., & Pequeno, L. L. (2013). Percepção da inserção de alunos na atenção primária: visão dos gestores e profissionais da Estratégia Saúde da Família. Revista Da ABENO, 10(2), 46–52. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i2.20

Número

Sección

Artículo