Estresse no cotidiano acadêmico: um estudo com pós-graduandos em Odontologia

Autores

  • Juliana Aparecida de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Marcelo Ubiali Ferracioli Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.207

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação em Odontologia. Estresse Psicológico. Suscetibilidade a Doenças.

Resumo

No universo acadêmico a condição estresse vem sendo caracterizada como fato psicossocial com repercussão biológica, que ocorre quando há a percepção de ameaça real ou imaginária, avaliada como capaz de alterar o estado de conforto subjetivo provocando sensações de mal-estar transitório ou persistente. O objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa foi investigar a presença e o perfil do estresse entre pós-graduandos, consi-derando-se o período do curso vivenciado, bem como apreender os valores instituídos pelos sujeitos frente a esta perspectiva. O público-alvo foi a totalidade de acadêmicos ingressantes e concluintes de pós-graduação em Odontologia (n=39), considerando-se concomitantemente mestrandos e doutoran-dos. A coleta de dados foi realizada através do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e da técnica em entrevista Grupo Focal. Os resultados expuseram a condição estresse presente em 59,1% dos pós-graduandos ingressantes, e em 41,2% dos concluintes. Entretanto, a associação entre estresse e momento vivenciado no curso não apresentou significância estatística. Em ambos os grupos houve predomínio da fase intitulada resistência e tendência ao desen-volvimento de sintomas psicológicos. As compreensões dos acadêmicos a respeito da etiologia do estresse revelaram concepções relacionadas ao projeto pedagógico, atuação docente e à incerteza sobre a contribuição do curso; assim como expuseram alguns desdobramentos físicos e psicológicos. Conclui-se que o fenômeno estresse esteve consideravelmente presente no ambiente da pós-graduação investigado e sugere-se o uso das percepções apreendidas como subsídio para a reformulação de práticaspedagógicas e o repensar da atuação docente, de forma a implementar ações que visem a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento acadêmico.

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Biografia do Autor

Juliana Aparecida de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP. Professora Adjunto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, PR.

Marcelo Ubiali Ferracioli, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Psicólogo e Licenciado em Psicologia, Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru. Mestre em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara. Professor Assistente, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, PR, Brasil.

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Publicado

04-06-2016

Como Citar

de Souza, J. A., Fadel, C. B., & Ferracioli, M. U. (2016). Estresse no cotidiano acadêmico: um estudo com pós-graduandos em Odontologia. Revista Da ABENO, 16(1), 50–60. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.207

Edição

Seção

Artigos