Estresse no cotidiano acadêmico: um estudo com pós-graduandos em Odontologia

Autores/as

  • Juliana Aparecida de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Marcelo Ubiali Ferracioli Universidade Estadual de Ponta Grossa.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.207

Palabras clave:

Educação de Pós-Graduação em Odontologia. Estresse Psicológico. Suscetibilidade a Doenças.

Resumen

No universo acadêmico a condição estresse vem sendo caracterizada como fato psicossocial com repercussão biológica, que ocorre quando há a percepção de ameaça real ou imaginária, avaliada como capaz de alterar o estado de conforto subjetivo provocando sensações de mal-estar transitório ou persistente. O objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa foi investigar a presença e o perfil do estresse entre pós-graduandos, consi-derando-se o período do curso vivenciado, bem como apreender os valores instituídos pelos sujeitos frente a esta perspectiva. O público-alvo foi a totalidade de acadêmicos ingressantes e concluintes de pós-graduação em Odontologia (n=39), considerando-se concomitantemente mestrandos e doutoran-dos. A coleta de dados foi realizada através do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e da técnica em entrevista Grupo Focal. Os resultados expuseram a condição estresse presente em 59,1% dos pós-graduandos ingressantes, e em 41,2% dos concluintes. Entretanto, a associação entre estresse e momento vivenciado no curso não apresentou significância estatística. Em ambos os grupos houve predomínio da fase intitulada resistência e tendência ao desen-volvimento de sintomas psicológicos. As compreensões dos acadêmicos a respeito da etiologia do estresse revelaram concepções relacionadas ao projeto pedagógico, atuação docente e à incerteza sobre a contribuição do curso; assim como expuseram alguns desdobramentos físicos e psicológicos. Conclui-se que o fenômeno estresse esteve consideravelmente presente no ambiente da pós-graduação investigado e sugere-se o uso das percepções apreendidas como subsídio para a reformulação de práticaspedagógicas e o repensar da atuação docente, de forma a implementar ações que visem a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento acadêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Aparecida de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP. Professora Adjunto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, PR.

Marcelo Ubiali Ferracioli, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Psicólogo e Licenciado em Psicologia, Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru. Mestre em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara. Professor Assistente, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, PR, Brasil.

Citas

Faro A. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psic Teor Pesq. 2013;29(1):51-60.

Santos AF, Alves Junior A. Estresse e estratégias de enfrentamento em mestrandos de Ciências da Saúde. Psic refl crít. 2007;20(1):104-13.

Lipp MEN. Manual do inventário de sintomas de stress para adultos. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2000.

Paulino CA, Prezotto AO, Frias AC, Bataglia PR, Aprile MR. Sintomas de estresse e tontura em estudantes de pós-graduação. Rev Equil Corp Saúde. 2010;2(1):15-26.

Voltarelli JC. Estresse e produtividade acadêmica. Rev Med Ribeirão Preto. 2002;35(4):1-2.

Brasil. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 / Coordenação de Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES, 2010.

Merton RK, Fisk M, Kendall PL. The focused interview: a manual of problems and procedures. Glencoe: Il Free Press, 1956.

Iervolino AS, Pelicioni MCF. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev Esc Enf USP. 2001;35(2):115-21.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10 ed. São Paulo: HUCITEC, 2007. 406 p.

Withe A. Estresse e ansiedade. São Paulo: Vitória Régia, 2000.

Malagris LEN, Suassuna ATR, Bezerra DV, Hirata HP, Monteiro JLF, Silva LR et al. Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psic em Rev. 2009;15:184-203.

Pfeifer TA, Kranz PL, Scoggin AE. Perceived stress in occupational therapy students. Occup Ther Int. 2008;15(4):221-31.

Kajantie E. Physiological stress response, estrogen, and the male-female mortality gap. Curr Dir Psychol. 2008;17:348-352.

Sharma B, Prasad S, Pandey R, Singh J, Sodhi KS, Wadhwa D. Evaluation of stress among post-graduate medical and dental students: A pilot study. Delhi Psychiatry J. 2013;16(2):312-6.

Lipp MEN, Tanganelli MS. Stress e qualidade de vida em magistrados da justiça do trabalho: Diferenças entre homens e mulheres. Psic Refl Crít. 2002;15(3):537-48.

Louzada RCR, Silva Filho JFS. Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso. Psic Est. 2005;10(3):451-61.

Lipp MEN. O modelo quadrifásico do stress. In: Lipp MEN (Ed.) Mecanismos neuropsicofisiológicos do stress: teoria e aplicações clínicas. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, p. 17-21, 2003.

Duque JC, Brondani JT, Luna SPL. Estresse e pós-graduação em Medicina Veterinária, RBPG. 2005;2(3):134-48.

Brasil, Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001.

Estabelece as normas para funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial da União, 09 abr. 2001, Seção 1, p. 12.

André M. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educ Ling. 2007;10(15):43-59.

Altoé SML, Fragalli AC, Espejo MMSB. A “dor do crescimento”: um estudo sobre o nível de estresse em pós-graduandos de contabilidade. GUAL. 2014;7(1): 213-33.

Zanella AV. Atividade criadora, produção de conhecimentos e formação de pesquisadores: Algumas reflexões. Psicol Socied. 2004;16:135-45.

Moreira AF. Cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em educação no Brasil. Educ Rev. 2009;25(3):23-42.

Hyun J, Quinn B, Madon T, Lustig S. Mental health eed, awareness, and use of counseling services among international graduate students. J Am Coll Health. 2007; 56(2):109-18.

Louzada RCR, Silva Filho JFS. Pós-graduação e trabalho: um estudo sobre projetos e expectativas de doutorandos brasileiros. Hist Ciênc Saúde. 2005;12(2):265-82.

Al-Dubai SAR, Alshagga MA, Rampal KG, Sulaiman NA. Factor structure and reliability of the malay version of the perceived stress scale among malaysian medical students. Malays J Med Sci. 2012;19(3):43-9.

Publicado

04-06-2016

Cómo citar

de Souza, J. A., Fadel, C. B., & Ferracioli, M. U. (2016). Estresse no cotidiano acadêmico: um estudo com pós-graduandos em Odontologia. Revista Da ABENO, 16(1), 50–60. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.207

Número

Sección

Artículo