Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia

Autores

  • Gabriela Walter da Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.210

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Atenção Primária à Saúde. Serviços de Saúde. Preceptor. Pesquisa Qualitativa.

Resumo

A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da área da saúde no Brasil, incluindo a Odontologia, trouxe a necessidade da integração do ensino com o Sistema Único de Saúde. Essa integração é possibilitada pela experiência dos estudantes nos estágios curriculares junto aos serviços públicos de saúde, acompanhados pelo preceptor, profissional que atua no serviço. O objetivo desta pesquisa foi compreender a percepção dos cirurgiões-dentistas, profes-sores supervisores e estudantes sobre os preceptores do estágio curricular supervi-sionado da Odontologia na Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de um estudo exploratório qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes, professores e preceptores (n=20) vinculados ao estágio curricular do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos serviços de APS. O preceptor cirurgião-dentista foi percebido como o profissional que insere e integra o estudante à equipe de saúde e à rotina do serviço durante o estágio. Quando demonstrou receptividade ao estu-dante, competência didático-pedagógica e segurança no trabalho, atuou como facilitador da aprendizagem. Experiências positivas de preceptoria, junto a um profissional considerado ‘competente’, resultaram em um modelo de trabalhador e colega para os estudantes. A relação do estudante com o preceptor não foi percebida como a que o estudante tem com o professor na universidade. A aproximação da universidade ao preceptor do estágio, apoiando-o nas atividades que desenvolve com os estudantes no cotidiano do trabalho deve ser entendida como condição necessária para a integração ensino-serviço-comunidade.

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Biografia do Autor

Gabriela Walter da Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Odontologia. Aluna da Residência Integrada em Odontologia da Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Doutora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Área: Saúde Bucal Coletiva. Educação em odontologia.

 

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Publicado

04-06-2016

Como Citar

Luz, G. W. da, & Toassi, R. F. C. (2016). Percepções sobre o preceptor cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde no ensino da Odontologia. Revista Da ABENO, 16(1), 2–12. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.210

Edição

Seção

Artigos