Fatores associados à autopercepção de desempenho acadêmico por estudantes de Odontologia durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2118

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Autoeficácia, Estudantes de odontologia, COVID-19, Educação em Odontologia

Resumo

O estudo objetivou investigar associações entre a autopercepção do desempenho acadêmico e crenças de autoeficácia, variáveis sociodemográficas e vida acadêmica em graduandos em Odontologia no período de ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo transversal que empregou os seguintes instrumentos no formato virtual: questões sociodemográficas, autopercepção do rendimento escolar, aprendizagem durante o período de ensino remoto, e Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP). Os questionários foram disponibilizados entre setembro de 2020 e abril de 2021 para os alunos matriculados entre o segundo e o quinto ano do curso. Utilizaram-se modelos de regressão para analisar as associações entre variáveis preditores com o desfecho autopercepção do desempenho acadêmico. Estimou-se odds-ratios brutos e ajustados com os respectivos intervalos de 95% de confiança. Uma amostra de 150 graduandos respondeu ao questionário, sendo 70,0% mulheres (n=105) com idade média de 21,7 anos. Verificou-se que a autopercepção do desempenho acadêmico classificada como ‘insuficiente ou pouco suficiente’ esteve associada aos estudantes que não se adaptaram bem à nova experiência de ensino e aprendizagem (OR=8,08; IC95%: 2,02-32,35), que acharam que não dominavam os conhecimentos e competências ensinados nas aulas remotas (OR=10,74; IC95%: 2,81-41,02) e que achavam que o seu desempenho como estudante havia piorado desde que as aulas presenciais foram suspensas (OR=8,19; IC95%: 1,59-42,12). Conclui-se que durante o período pandêmico, a baixa autopercepção do rendimento acadêmico esteve associada à dificuldade de adaptação ao novo modelo de ensino remoto, ao senso de não assimilação dos conteúdos e de piora do desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Flavia Rezende de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Lais Renata Almeida Cezário, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

Fábio Luiz Mialhe, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Souza, F. R. de, Cezário, L. R. A., & Mialhe, F. L. (2023). Fatores associados à autopercepção de desempenho acadêmico por estudantes de Odontologia durante a pandemia da COVID-19. Revista Da ABENO, 23(1), 2118 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2118

Edição

Seção

Artigos