Preconceito com pessoas idosas entre estudantes de Odontologia

precisamos falar sobre esse assunto durante a formação de um cirurgião-dentista?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2239

Palavras-chave:

Etarismo, Estudantes de Odontologia, Educação em Saúde

Resumo

Em virtude do aumento da expectativa de vida da população brasileira o ageísmo/etarismo deve ser pensado considerando a importância do bem-estar e conforto das pessoas idosas na assistência odontológica. O objetivo deste estudo é caracterizar e analisar o perfil dos estudantes de graduação de um curso de odontologia do sul do Brasil, em relação ao preconceito com a pessoa idosa durante a formação. Trata-se de um estudo descritivo transversal, realizado com alunos de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Foram analisadas as variáveis, sexo, faixa etária, raça/cor, morar com idoso, concluir disciplina clínica, realizar disciplina de odontogeriatria, atender idoso no leito ou cadeira de rodas e orientar cuidador de idoso dependente, sendo que o desfecho em estudo foi a presença de ageismo/etarismo contra pessoas idosas. Todas as análises de dados foram conduzidas usando SPSS na versão 18.2 (IBM, Inc.) por meio do teste Pearson Chi-Square e Fisher's Exact Test. Todas as estatísticas inferenciais são bilaterais, com p<0,05 considerado estatisticamente significativo. A maior prevalência foi de estudantes que apresentavam baixo ageismo (55,3%). Ao identificar os preditores para o ageismo, observou-se diferenças estatisticamente significantes para faixa etária, em que os mais jovens (18-23 anos) possuem alto ageismo; autodeclarados brancos apresentam maior prevalência de alto ageísmo. Aqueles participantes que já concluíram alguma disciplina clínica, apresentaram baixo ageísmo. Existe a necessidade de implementação de ações destinadas aos estudantes do curso de odontologia já no início, entre as propostas estão o fortalecimento da extensão de odontogeriatria, desenvolvimento de disciplinas eletivas sobre o tema e rodas de conversas com a participação de discentes e docentes sobre o envelhecimento. Consequentemente, acredita-se que essas práticas proporcionarão uma formação acadêmica de maneira inclusiva e respeitosa aos idosos e possuem o potencial de transformar paradigmas sociais.

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Biografia do Autor

Luane Machado de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Larissa Vedana Ardenghi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Andressa Severo Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Júlia da Rosa Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luísa Helena do Nascimento Tôrres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leonardo Marchini, University of Iowa

College of Dentistry and Dental Clinics, University of Iowa (UIOWA), Iowa City, Iowa, USA.

Alexandre Favero Bulgarelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

Souza, L. M. de, Ardenghi, L. V., Goulart, A. S., Machado, J. da R., Tôrres, L. H. do N., Marchini, L., & Bulgarelli, A. F. (2024). Preconceito com pessoas idosas entre estudantes de Odontologia: precisamos falar sobre esse assunto durante a formação de um cirurgião-dentista?. Revista Da ABENO, 24(1), 2239 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2239

Edição

Seção

Artigos