Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2251Palavras-chave:
Aplicativos Móveis, Cefalometria, Educação em OdontologiaResumo
O uso de novos métodos no processo de ensino pode possibilitar maior aprendizagem de conteúdos mais complexos. Em Ortodontia, a análise cefalométrica demanda tempo e elevada razão aluno/professor na graduação em Odontologia. As ferramentas digitais facilitam esse processo, proporcionando autonomia aos alunos sobre sua própria aprendizagem. Esse artigo propôs relatar o desenvolvimento de uma apostila digital para conhecimento em cefalometria em um curso de graduação em Odontologia, tendo como cenário a disciplina de Clínica Infantil III do curso de Odontologia de uma universidade privada, onde se utilizava material sobre a temática em formato impresso. Valendo-se das tecnologias da informação e da comunicação à disposição da educação, o material foi desenvolvido no âmbito de um programa de Mestrado Profissional em Odontologia em parceria com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação e associação com uma universidade pública. O processo foi delineado em cinco etapas: análise do material científico para roteirização; esboço do trabalho; construção do design; interatividade; e publicação/disponibilização. Foram incorporados elementos tipográficos com texto e imagens, cor e interatividade para facilitar a visualização e navegação de forma rápida, assim como layout de formatação para acesso principalmente via smartphone. Essa ferramenta digital, como recurso colaborativo ao ensino presencial e à distância, contribuirá no processo de ensino-aprendizagem de forma mais lúdica e inovadora, favorecendo o aumento do protagonismo dos alunos sobre sua própria aprendizagem.
Downloads
Referências
Antas BP, Golçalves SS, Barbosa AC. Análises do padrão facial e cefalométrica relacionadas com a linha do sorriso e o tipo de mordida. Cad Odontol Unifeso [Internet]. 2022 [citado em 26 de setembro de 2023];4(2):30-44. Disponível em: https://revista.unifeso.edu.br/index.php/cadernosodontologiaunifeso/article/view/3341
Golshah A, Dehdar F, Imani MM, Nikkerdat N. Efficacy of smartphone-based mobile learning versus lecture-based learning for instruction of cephalometric landmark identification. BMC Med Educ [Internet]. 2020;20:1-8. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02201-6
Preston K, Hirose S. Digital alternatives for remote teaching of preclinical cephalometric analysis. J Dent Educ [Internet]. 2020;85(1):966-968. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12505
Zhang Z, Liao W, Xiong X, Zhu R, Wang J. Evaluation of online game-based and traditional teaching methods in cephalometric landmarks identifications. Am J Orthod Dentofacial Orthop [Internet], 2022;161(6):534-543. doi: https://doi.org/10.1016/j.ajodo.2021.09.014
Costa E. Método de ensino-aprendizagem no diagnóstico radiográfico das anormalidades ósseas dos maxilares [dissertação]. Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento: Universidade Federal de Santa Catarina; 2020.
Silva JB, Sales GL, Castro JB. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Rev Bras Ens Fis [Internet]. 2019;41(4):1-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309
Oliveira CH, Silva IC, Nogueira MRN, Silva AAO, Santos MN, Nicolete LDF. Análise de um episódio de podcast sobre tecnologias da informação e comunicação: uma estratégia de educação em saúde. BJCR [Internet]. 2022;2(3):625-630. doi: https://doi.org/10.52600/2763-583X.bjcr.2022.2.Suppl.3.625-630
Lawrence JE, Tar UA. Factors that influence teachers’ adoption and integration of ICT in teaching/learning process. EMI [Internet]. 2018;55(1):79-105. doi: http://dx.doi.org/10.1080/09523987.2018.1439712
Meyer M, Senef G. A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors. Braz J Develop [Internet]. 2022;8(4):24125-24135. doi: https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-091
Zitzmann NU, Matthisson L, Ohla H, Joda T. Digital Undergraduate Education in Dentistry: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2020;17(9):3269. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17093269
Costa ME, Piva SZ. O uso do smartphone por adolescentes: a percepção dos pais [Internet]. 2020. p. 1-21. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/items/bbb7af41-3f91-4e5b-a364-1a61e5f76b18
Santos GF, Medeiros TMS, Ribeiro JCS. TICs E EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas no século XXI. TICs & EaD em Foco [Internet]. 2017;3(2):81-97. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/219/243
Lima MF, Araújo JFS. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Rev Educ Púb [Internet]. 2021;21(23). Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem
Xavier TB, Barbosa GM, Meira CLS, Conte Neto N, Pontes HAR. Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Braz J Hea Rev [Internet]. 2020;3(3):4989-5000. doi: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-081
Machado CC, Martins MGA, Araújo DB, Araújo BBJ. Manual de iniciação à cefalometria radiográfica como guia e orientação de estudo – sua efetividade no curso de odontologia da Universidade de Fortaleza antes e durante a pandemia da covid-19. In XII Encontro de Práticas Docentes – Unifor [Internet]. 2020. p. 1-12. Disponível em: https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/?uuid=8FA5B5F3B98A5777DB67251CB34A3E471849435B
Rocha RS, Oliveira GP, Lima GS. E-learning como ferramenta digital híbrida: uma metodologia colaborativa na formação técnica. ReDoC [Internet]. 2020;4(2):85-102. doi: http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2020.49453
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).