Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2251

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Cefalometria, Educação em Odontologia

Resumo

O uso de novos métodos no processo de ensino pode possibilitar maior aprendizagem de conteúdos mais complexos. Em Ortodontia, a análise cefalométrica demanda tempo e elevada razão aluno/professor na graduação em Odontologia. As ferramentas digitais facilitam esse processo, proporcionando autonomia aos alunos sobre sua própria aprendizagem. Esse artigo propôs relatar o desenvolvimento de uma apostila digital para conhecimento em cefalometria em um curso de graduação em Odontologia, tendo como cenário a disciplina de Clínica Infantil III do curso de Odontologia de uma universidade privada, onde se utilizava material sobre a temática em formato impresso. Valendo-se das tecnologias da informação e da comunicação à disposição da educação, o material foi desenvolvido no âmbito de um programa de Mestrado Profissional em Odontologia em parceria com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação e associação com uma universidade pública. O processo foi delineado em cinco etapas: análise do material científico para roteirização; esboço do trabalho; construção do design; interatividade; e publicação/disponibilização. Foram incorporados elementos tipográficos com texto e imagens, cor e interatividade para facilitar a visualização e navegação de forma rápida, assim como layout de formatação para acesso principalmente via smartphone. Essa ferramenta digital, como recurso colaborativo ao ensino presencial e à distância, contribuirá no processo de ensino-aprendizagem de forma mais lúdica e inovadora, favorecendo o aumento do protagonismo dos alunos sobre sua própria aprendizagem.

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Biografia do Autor

Manohelen Vasconcelos Melo Parente, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Isadora Maria Paiva Simplício, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Maria Clara Lima Barbosa Cardoso, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Lucio Mitsuo Kurita , Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Catarina Chaves Machado, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Paulo Leonardo Ponte Marques, Universidade de Fortaleza

Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

06-09-2024

Como Citar

Parente, M. V. M., Simplício, I. M. P., Cardoso, M. C. L. B., Kurita , L. M., Machado, C. C., & Marques, P. L. P. (2024). Apostila digital para aprendizagem em cefalometria radiográfica: relato de experiência. Revista Da ABENO, 24(1), 2251. https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2251

Edição

Seção

Relato de Experiência