Modalidades de ensinar e aprender: educação online no curso de graduação em Odontologia

Autores

  • Gabrielle Gonsalli Domingues Prefeitura Municipal de São Paulo
  • Graciela Soares Fonsêca Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)
  • Celso Zilbovicius Professor Dr. da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Antonio Carlos Frias Professor Dr. da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Simone Rennó Junqueira Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.228

Palavras-chave:

Educação à Distância. Educação Superior. Odontologia. Saúde.

Resumo

O trabalho objetivou descrever e qualificar o acesso a computadores e à rede de internet, bem como ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e suas respectivas ferramentas, por graduandos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Estudo transversal, baseado em questionários aplicados em um universo de 715 estudantes, os quais estivessem presentes nas salas de aula das onze turmas dos diferentes anos e turnos. Foram feitas análises de distribuição de frequência e teste de associação no programa EPI-Info v.6.0, medidas pela Razão de Chances (OR - odds ratio). Todos os respondentes (n=400) possuem computador em casa, 98% com acesso à internet e 84,5% utilizam os computadores disponibilizados pela Instituição. Majoritariamente (89,7%), os alunos dedicaram mais de duas horas semanais para atividades virtuais. Observou-se que os alunos do noturno apresentaram duas vezes mais chances de utilização de computador que alunos do integral. Ao menos uma disciplina que utiliza o AVA (Plataforma Moodle) foi identificada por 96,5% dos estudantes. Ao acessar o AVA, os alunos declararam ter maior facilidade para acessar a página inicial e os textos disponibilizados. Fóruns e chats foram apontados como ações de menor facilidade de execução. Não houve associação entre o tempo de uso do computador e a avaliação da utilização das ferramentas. Infraestrutura computacional que acompanhe os avanços tecnológicos e a utilização de um AVA com ferramentas acessíveis podem potencializar a incorporação da educação online.

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Biografia do Autor

Gabrielle Gonsalli Domingues, Prefeitura Municipal de São Paulo

Cirurgiã-Dentista da Prefeitura Municipal de São Paulo

Graciela Soares Fonsêca, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP)

Doutoranda do programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Celso Zilbovicius, Professor Dr. da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social

Antonio Carlos Frias, Professor Dr. da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social

Simone Rennó Junqueira, Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Departamento de Odontologia Social

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Publicado

04-06-2016

Como Citar

Domingues, G. G., Fonsêca, G. S., Zilbovicius, C., Frias, A. C., & Junqueira, S. R. (2016). Modalidades de ensinar e aprender: educação online no curso de graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 16(1), 61–72. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.228

Edição

Seção

Artigos