Pensamento crítico e a formação de profissionais em Odontologia: uma revisão narrativa da literatura

Autores

  • Cynthia Moura Louzada Farias Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raquel Baroni Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lara Paulino Liber Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorrayne Belotti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karina Tonini dos Santos Pacheco Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.233

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências. Odontologia. Educação Superior. Pensamento. Revisão.

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar e descrever, por meio de uma revisão narrativa da literatura, evidências do pensamento crítico no processo de formação de profissionais em saúde, dentre eles o cirurgião-dentista. Os dados foram coletados nas bases Medline, Lilacs e SciELO, selecionando textos completos na área das ciências da saúde, especificamente, Medicina, Enfermagem e Odontologia. A análise descritiva dos resultados revelou três categorias, sobre as quais conduziu-se o estudo. A análise final foi realizada com 25 artigos  do total de 211 encontrados. Os resultados mostraram que 76,2% dos trabalhos foram publicados entre 2009 e 2015, apenas 33,3% são brasileiros e 66,7% expressam análises e resultados de publicações internacionais. Verificou-se, também, que 66,7% dos estudos abordavam o pensamento crítico na Odontologia, dentre os quais 9,5% eram brasileiros. Conclui-se que são evidentes os benefícios que habilidades envolvendo o pensamento crítico podem proporcionar na formação de profissionais da saúde. O pensamento crítico possibilita que os profissionais tornem-se mais reflexivos e questionadores, requisitos essenciais à tomada de decisões num mundo tão complexo.

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Biografia do Autor

Cynthia Moura Louzada Farias, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Clínica Odontológica (UFES); professora voluntária do curso de Odontologia (UFES)

Raquel Baroni Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora associada do departamento de Medicina Social da IFES

Lara Paulino Liber, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Clínica Odontológica (UFES)

Lorrayne Belotti, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Saúde Coletiva (UFES)

Karina Tonini dos Santos Pacheco, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta do departamento de Medicina Social da UFES

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Publicado

04-06-2016

Como Citar

Louzada Farias, C. M., Carvalho, R. B., Liber, L. P., Belotti, L., & Pacheco, K. T. dos S. (2016). Pensamento crítico e a formação de profissionais em Odontologia: uma revisão narrativa da literatura. Revista Da ABENO, 16(1), 73–87. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.233

Edição

Seção

Artigos