Pensamento crítico e a formação de profissionais em Odontologia: uma revisão narrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.233Palabras clave:
Educação Baseada em Competências. Odontologia. Educação Superior. Pensamento. Revisão.Resumen
O objetivo do estudo foi investigar e descrever, por meio de uma revisão narrativa da literatura, evidências do pensamento crítico no processo de formação de profissionais em saúde, dentre eles o cirurgião-dentista. Os dados foram coletados nas bases Medline, Lilacs e SciELO, selecionando textos completos na área das ciências da saúde, especificamente, Medicina, Enfermagem e Odontologia. A análise descritiva dos resultados revelou três categorias, sobre as quais conduziu-se o estudo. A análise final foi realizada com 25 artigos do total de 211 encontrados. Os resultados mostraram que 76,2% dos trabalhos foram publicados entre 2009 e 2015, apenas 33,3% são brasileiros e 66,7% expressam análises e resultados de publicações internacionais. Verificou-se, também, que 66,7% dos estudos abordavam o pensamento crítico na Odontologia, dentre os quais 9,5% eram brasileiros. Conclui-se que são evidentes os benefícios que habilidades envolvendo o pensamento crítico podem proporcionar na formação de profissionais da saúde. O pensamento crítico possibilita que os profissionais tornem-se mais reflexivos e questionadores, requisitos essenciais à tomada de decisões num mundo tão complexo.
Descargas
Citas
Alfaro-Lefevre R. Pensamento crítico em enfermagem: um enfoque prático. Artes Médicas. 1996.
Sordi MRL, Bagnato MHS. Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área de saúde: o desafio da virada do século. Rev Latino-Am Enferm. 1998;6(2):83-8.
Gonçalves CMB, Siqueira LMC. A docência na educação superior: saberes e identidades. Grupo de Trabalho Didática. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/ upload/ensino/Artigo_TCC_Lizarda.pdf Acesso em: 12 de fevereiro de 2016.
Kaddoura M, Van-Dyke, O, Yang, Q. Impact of a concept map teaching approach on nursing students' critical thinking skills. Nurs Health Sci. 2016;18. Disponível em: http://onlinelibrary. wiley.com/doi/10.1111/nhs.12277/abstract;jsessionid=D2799303AA63100A6CC76DA736954F95.f01t03 Acesso em: 12 de fevereiro de 2016.
Rainbolt G. Pensamento crítico. Rev Pesq Filos: Fundamento. 2010;1(1):35-50.
Costa ICC, Araújo MNT. Definição do perfil de competências em saúde coletiva a partir da experiência de cirurgiões-dentistas atuantes no serviço público. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(1):1181-9.
Araújo ME. Palavras e silêncio na educação superior em odontologia. Ciênc Saúde Colet. 2006;1(11):179-82.
Andreou C, Papastavrou E, Merkouris A. Learning styles and critical thinking relationship in baccalaureate nursing education: a systematic review. Nurse Educ Today. 2014; 34:362-71.
Allen KL, More FG. Clinical simulation and foundation skills: an integrated multidisciplinary approach to teaching. J Dent Educ. 2004; 68(4):468-74.
Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE No 009/01. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em cursos de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF; DOU; 2002.
Mcharg J, Kay EJ. Designing a dental curriculum for the twenty-first century. Br Dent J. 2009; 207(10):493-7.
Miranda KCL, Barroso MGT. A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em Enfermagem. Rev Lat-Am Enf. 2004;12(4):631-5.
Johnsen DC, Lipp MJ, Finkelstein MW, Cunningham-Ford MA. Guiding dental student learning and assessing performance in critical thinking with analysis of emerging strategies. J Dent Educ. 2012; 76(12):1548-58.
Mattheos N, Ucer C, Van De Velde T, Nattestad A. Assessment of knowledge and competencies related to implant dentistry in undergraduate and postgraduate university education. Eur J Dent Educ. 2009; 13:55-65.
Yeom, HA, Ahn, SH, Kim, SJ. Effects of ethics education on moral sensitivity of nursing students. Nurs Ethics. 2016; 24. Disponível em: http://nej.sagepub.com/ content/early/2016/01/21/0969733015622060.abstract Acesso em: 14 de fevereiro de 2016.
Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Comunic Saúde Educ. 2005; 9(16):105-14.
Freire P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 43. ed. 2005.
Horenstein, LSB, Childsl GS, Graf R. Promoting the teaching of critical thinking skills through faculty development. J Dent Educ. 2009; 73(6):665-75.
Horenstein, LSB, Childs GS, Graf R. Observation and assessment of faculty development learning outcomes. J Dent Educ. 2010; 74(11):1245-54.
Pires ROM, Bueno SMV. Freire e formação para o Sistema Único de Saúde: o enfermeiro, o médico e o odontólogo. Acta Paul Enferm. 2009; 22(4):439-44.
Gomes AP, Sergio R. Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina. Rev Bras Educ Med. 2014; 38(3):299-313.
Jonas-Dwyer DRD, Abbott PV, Boyd N. First reflections: third-year dentistry students' introduction to reflective practice. Eur J Dent Educ. 2013;17(1): 64-9.
Lunney M. Use of critical thinking in the diagnostic process. Int J Nurs Terminol Classif. 2010;21(2):82-8.
Morrall P, Goodman B. Critical thinking, nurse education and universities: Some thoughts on current issues and implications for nursing practice. Nurse Educ Today. 2013;33(9):935-7.
Crossetti MGO, Bittencourt GKGD, Schaurich D, TancciniI T, Antunes M. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009;30(4):732-41.
Cerullo JASB, Cruz DALM. Raciocínio clínico e pensamento crítico. Rev Latino-Am Enf. 2010;18(1):124-9.
Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1996.
Khatami S, Macentee M. Evolution of clinical reasoning in dental education. J Dent Educ. 2011;75(3):321-8.
Mitchell SH, Overman P, Forrest J L. Critical thinking in patient centered care. J Evid Bas Dent Pract. 2014;14:235-9.
Dougall A, Thompson SA, Faulks D, Ting G, Nunn J. Guidance for the core content of a Curriculum in Special Care Dentistry at the undergraduate level. Eur J Dent Educ. 2014;18(1):39-45.
Bauman Z. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Hendricson WD, Andrieu SC, Chadwick DG, Chmar JE, Cole JR, George MC, et al. Educational strategies associated with development of problem-solving, critical thinking, and self-directed learning. J Dent Educ. 2006;70(9): 925-36.
Katz RV. The importance of teaching critical thinking early in Dental education: concept, flow and history of the NYU 4-Year Curriculum or Miracle on 24th Street: the EBD. J Evid Base Dent Pract. 2006;6:62-71.
Parker S, Mayner L, Michael Gillham D. E-learning for critical thinking: using nominal focus group method to inform software content and design. Nurs Midwifery Stud. 2015; 4 (4). Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ articles/PMC4733504/pdf/nms-0430471. pdf Acesso em: 14 de fevereiro de 2016.
Gonzalez-Cabezas C, Anderson OS, Wright MC, Fontana M. Association between Dental student-developed exam questions and learning at higher cognitive levels. J Dent Educ. 2015; 79(11):1295-304.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).