Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência

Autores

  • Marília Araújo Reul Universidade Estadual da Paraíba
  • Elisa Diniz de Lima Universidade Estadual da Paraíba
  • Késsia do Nascimento Irineu Universidade Estadual da Paraíba
  • Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas Universidade Estadual da Paraíba
  • Edja Maria Melo de Brito Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • Renata Cardoso Rocha Madruga Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.241

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação Superior. Currículo. Docentes.

Resumo

Na área da saúde estão sendo adotadas formas diferenciadas de ensino-aprendizagem e de organização curricular na perspectiva de integrar a teoria com a prática e o ensino com o serviço, além de desenvolver capacidade reflexiva acerca de problemas reais, assim como, o planejamento de ações originais e criativas capazes de modificar a realidade social. No Componente Curricular Estágio Supervisionado II, do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, os docentes vêm utilizando as Metodologias Ativas, a exemplo da problematização, que consiste na utilização de disparadores do processo de ensino-aprendizagem para estabelecer o debate. Como forma de avaliação da aprendizagem, o portfólio crítico reflexivo é utilizado com registros fotográficos, impressões positivas e negativas da vivência durante o Estágio Supervisionado. Além destas, a internet é utilizada como tecnologia de informação e comunicação, em que o componente possui um grupo em rede social, o facebook, que é utilizado para comunicação entre os docentes, discentes e monitores para discussão de artigos, documentários e temas relacionados às aulas. A monitoria do Estágio Supervisionado vem contribuindo para a criação de um perfil discente crítico reflexivo e estimulando a vocação dos monitores para a docência. Sendo assim, o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem tem despertado o interesse do aluno para o pensar, questionar, aprender a aprender e assumir seu papel como futuro transformador da realidade social, o que tem contribuído sobremaneira na inovação das práticas docentes e estimulado, na monitoria, o desenvolvimento das competências do perfil docente requerido na atualidade.

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Biografia do Autor

Marília Araújo Reul, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba

Elisa Diniz de Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba

Késsia do Nascimento Irineu, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba

Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba

Edja Maria Melo de Brito Costa, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba

Renata Cardoso Rocha Madruga, Universidade Estadual da Paraíba

Professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba

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Publicado

12-07-2016

Como Citar

Reul, M. A., Lima, E. D. de, Irineu, K. do N., Lucas, R. S. de C. C., Costa, E. M. M. de B., & Madruga, R. C. R. (2016). Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Revista Da ABENO, 16(2), 62–68. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.241

Edição

Seção

Artigos