Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho

Autores

  • Janaína Rocha de Sousa Almeida Universidade Federal do Ceará Centro Universitário UNICHRISTUS
  • Davi Oliveira Bizerril Universidade Federal do Ceará
  • Katia Gois de Holanda Saldanha Universidade Federal do Ceará
  • Maria Eneide Leitão de Almeida Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.248

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família. Saúde Bucal. Educação Continuada.

Resumo

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é aprendizagem no trabalho, onde aprender e ensinar incorporam-se às organizações e processos de trabalho. Assim, iniciou-se uma proposta de EPS no município de Fortaleza/CE, objetivando induzir mudanças nas diversas maneiras de agir dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Foi realizado um curso de atualização em Saúde Bucal para trezentos cirurgiões dentistas (CD). Trata-se de um relato de experiência, onde são descritos planejamento, execução e avaliação do curso, que foi dividido em dois módulos: Atenção Primária e Secundária em Saúde. Concluíram o curso 207 CD, 69% dos matriculados. Como resultados, obteve-se a construção do Manual de Promoção em Saúde Bucal e do Manual de Encaminhamentos para a Atenção Secundária em Odontologia. As ações de EPS são importantes para os profissionais de saúde, motivando-os diante dos desafios do cotidiano.

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Publicado

12-07-2016

Como Citar

Almeida, J. R. de S., Bizerril, D. O., Saldanha, K. G. de H., & Almeida, M. E. L. de. (2016). Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para refletir sobre o processo de trabalho. Revista Da ABENO, 16(2), 7–15. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.248

Edição

Seção

Artigos