Teleodontologia em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais no desenvolvimento de competências profissionais

Pablo Guilherme Caldarelli, Ana Estela Haddad

Resumo


As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em Odontologia definem os objetivos do curso assim como os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de cirurgiões-dentistas. A Teleodontologia em consonância com as DCN pode ampliar a inserção das instituições de ensino nas ações de capacitação e educação permanente dos profissionais da rede de serviços de saúde, fortalecendo a integração ensino-serviço e ampliando as oportunidades de aplicar metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo discutir a importância e o impacto da Teleodontologia na formação profissional em Odontologia. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório realizado por meio de um levantamento bibliográfico de publicações indexadas nas bases eletrônicas de dados BBO, ISI, LILACS, MEDLINE e SciELO e em documentos oficiais. Concluiu-se que a Teleodontologia pode ser considerada como uma importante ferramenta aplicada à teleassistência e à teleducação, com grande potencial para apoiar a implementação e consolidação das DCN nos cursos de graduação em Odontologia.


Palavras-chave


Educação em Odontologia. Ensino. Currículo. Telemedicina.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.264

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ISSN Impresso: 1679-5954

ISSN Online: 2595-0274