Teleodontologia em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais no desenvolvimento de competências profissionais
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.264Palabras clave:
Educação em Odontologia. Ensino. Currículo. Telemedicina.Resumen
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) em Odontologia definem os objetivos do curso assim como os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de cirurgiões-dentistas. A Teleodontologia em consonância com as DCN pode ampliar a inserção das instituições de ensino nas ações de capacitação e educação permanente dos profissionais da rede de serviços de saúde, fortalecendo a integração ensino-serviço e ampliando as oportunidades de aplicar metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo discutir a importância e o impacto da Teleodontologia na formação profissional em Odontologia. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório realizado por meio de um levantamento bibliográfico de publicações indexadas nas bases eletrônicas de dados BBO, ISI, LILACS, MEDLINE e SciELO e em documentos oficiais. Concluiu-se que a Teleodontologia pode ser considerada como uma importante ferramenta aplicada à teleassistência e à teleducação, com grande potencial para apoiar a implementação e consolidação das DCN nos cursos de graduação em Odontologia.
Descargas
Citas
Brasil. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 20 set. 1990; Seção 1.
Cavalheiro MTP, Guimarães AL. Formação para o SUS e os desafios da integração ensino serviço. Caderno FNEPAS. 2011; 1(1):1-9.
Morita MC, Kriger L, Carvalho ACP, Haddad AE. Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia [Internet]. Maringá: Editora Dental Press. 2007 [Acesso em: 07/03/2016]. Disponível em: http://abeno.org.br/arquivos/downloads/download_20111109153352.pdf
Brasil. CNE. Parecer CES/CNE 1300/2001 [internet]. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 25; Brasília, 7 de dezembro de 2001– [Acesso em: 07/03/2016]. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf
Brasil. CNE. Resolução CNE/CES 3/2002 [internet]. Diário Oficial da União, Seção 1, p.10; Brasília, 4 de março de 2002 – [Acesso em: 07/03/2016]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Carvalho ACP. Planejamento do curso de graduação de Odontologia: É importante planejar os cursos de graduação considerando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO. 2004; 4(1):7-13.
Fonseca EP. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do cirurgião-dentista brasileiro. J Manag Prim Health Care. 2012; 3(1):158-178.
Morita MC, Haddad AE, Araújo ME. Perfil atual e tendências do cirurgião-dentista brasileiro. Maringá: Dental Press. 2010 [Acesso em: 07/03/2016]. Disponível em: http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PERFIL_CD_BR_web.pdf
Haddad AE, Brenelli S, Passarella TM, Campos T. Política Nacional de Educação na Saúde. Rev Baiana Saúde Pública. 2008; 32(supl 1):98-114.
Haddad AE, Skelton-Macedo MC. Teleodontologia na formação dos profissionais de saúde. In: Mathias I, Monteiro A. (Org.). Gold book: Inovação tecnológica em educação e saúde. Rio de Janeiro: EdUERJ; 2012 [Acesso em: 07/03/2016]. Disponível em: http:// www.telessaude.uerj.br/resource/goldbook/pdf/12.pdf
Cartes-Velasquez R, Bustos-Leal A. Teleodontología: Conceptos, experiencias y proyecciones. Odontoestomatología. 2012; 14(20):17-25.
Haddad AE, Bonecker M, Skelton-Macedo MC. Research in the field of health, dentistry, telehealth and teledentistry. Braz Oral Res. 2014; 28(1) :1-2.
Wen CL. Telemedicina e Telessaúde - Um panorama no Brasil. Informática Pública. 2008; 10(8):07-15.
Correia ADMS, Dobashi BF, Gonçalves CCM, Monreal VRFD, Nunes EA, Haddad PO, et al. Teleodontologia no Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes: Relato da experiência em Mato Grosso do Sul. Rev ABENO. 2014; 14(1):17-29.
Jampani ND, Nutalapati R, Dontula BSK, Boyapati R. Applications of teledentistry: A literature review and update. J Int Soc Prevent Communit Dent. 2011; 1(1):37-44.
Daniel SJ, Wu L, Kumar S. Teledentistry: A systematic review of clinical outcomes, utilization and costs. J Dent Hyg. 2013; 87(6):345-352.
Torres-Pereira C, Possebon RS, Simões A, Bortoluzzi MC, Leão JC, Giovanini AF, Piazetta CM. E-mail for distance diagnosis of oral diseases: a preliminary study of teledentistry. J Telemed Telecare 2008; 14(8):435-8.
Olival ARB, Curvino M, Faria M, Groisman S. Teleodontologia: Um novo horizonte. Perionews. 2008; 2(4):311-315.
Chen JW, Hobdell MH, Dunn K, Johnson KA, Zhang J. Teledentistry and its use in dental education. J Am Dent Assoc. 2003; 134(3):342-346.
Macedo MCS, Jacob CH, Ramos DLP, Cardoso RJA; Antoniazzi JH. Teleodontologia: Valores agregados para o clínico/especialista. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2012; 66(2):95-99.
Haddad AE. A Odontologia na Política de Formação dos Profissionais de Saúde, o papel da Teleodontologia como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem e a criação do Núcleo de Teleodontologia da FOUSP [Tese de Livre Docência]. São Paulo: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo - FOUSP.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).