Percepção de estudantes de Odontologia sobre metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i3.272Palavras-chave:
Avaliação Educacional. Aprendizagem. Metodologia.Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a percepção dos graduandos em Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA) frente à utilização da articulação interdisciplinar e do portfólio no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo observacional e transversal. Foram avaliados 160 estudantes selecionados aleatoriamente, 20 de cada período, os quais responderam a um questionário. Dos participantes incluídos na pesquisa, 82% (130) eram do gênero feminino e 18% (29) do masculino; 64% (102) dos participantes concordaram totalmente e 30% (47) concordaram parcialmente que a metodologia da articulação interdisciplinar contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de aprender e atualizar conhecimentos de forma autônoma. Em relação ao portfólio, 89% (88) dos estudantes do quarto ao oitavo período concordaram totalmente que houve maior estímulo para aperfeiçoar o seu desempenho ao receber conceito suficiente no portfólio e/ou comentários elogiosos; nenhum aluno discordou. Em conclusão, os acadêmicos possuem uma visão favorável quanto à utilização da articulação interdisciplinar e do portfólio clínico. Entretanto, o oitavo período foi o que mais concordou parcialmente e/ou discordou de questões formuladas sobre essas metodologias. O sentimento de não estarem plenamente capacitados para o exercício profissional, sem o respaldo do professor é uma preocupação dos alunos do último período do curso. Isso pode explicar, em parte, os resultados obtidos pelos participantes do oitavo período.
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