Avaliações múltiplas para o aprendizado contínuo: relato de experiência

Autores

  • Pedro Henrique Sette-de-Souza Universidade Estadual da Paraíba (Campus Araruna), Universidade de Pernambuco (Campus Arcoverde)
  • Andrea Cristina Barbosa da Silva Universidade Estadual da Paraíba (Campus Araruna)

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.301

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Avaliação Educacional. Educação Superior.

Resumo

É preciso modificar os paradigmas da educação odontológica para que o estudante passe a ter maior responsabilidade sobre o seu processo de aprendizagem. Contudo, essas mudanças nas estratégias de educação não são aceitas por grande parte dos docentes, que preferem avaliações pontuais a processuais, que mais punem do que formam seus estudantes. Esse estudo buscou explicitar a importância da avaliação como um processo, por meio de um relato de experiência em que diversificou-se os instrumentos avaliativos de um componente curricular do curso de graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII (UEPB/Araruna). Utilizou-se, ao longo do semestre, diferentes instrumentos avaliativos (verificações imediatas de aprendizagem – VIA’s, portfólios de aprendizagem, avaliação teórica e seminário) para que os estudantes pudessem ser avaliados tanto de maneira pontual, como de maneira processual. Todas as avaliações foram pontuadas de 00,0 a 100,0, tendo pesos diferentes para compor a nota final. Fez-se uma análise descritiva das notas dos portfólios e VIA’s, bem como o teste t-pareado (α = 5%) para comparar as médias da turma nas provas teóricas e na nota. As notas dos estudantes aumentaram ao longo do semestre, em todas as avaliações. A média das notas das provas aumentou 12,0 pontos (p = 0,030) e a nota final das unidades 21,0 pontos (p<0,001). A experiência relatada sinaliza a importância do entendimento da avaliação como processo contínuo e não somente como mera data a ser cumprida no calendário acadêmico.

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Sette-de-Souza, P. H., & Barbosa da Silva, A. C. (2016). Avaliações múltiplas para o aprendizado contínuo: relato de experiência. Revista Da ABENO, 16(4), 79–84. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.301

Edição

Seção

Artigos